• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Marte

Melkor- o inimigo da luz

Senhor de todas as coisas
Achei que esse assunto já tivesse chegado aqui. A sonda Spirit já tinha começado a explorar Marte e sábado chega a sonda Opportunity. Isso é um acontecimento que pode mudar muita coisa, não acham?
Quer dizer, eu fiquei abismado quando li a reportagem sobre Marte na National Geographic, eles sabem tanta coisa sobre o planeta (em comparação ao que eu sabia) que eu consigo até visualizar ele. Isso é inacreditável, até onde chegamos!
Daí eu fiquei triste. Provavelmente nunca vou a Marte. Nem sei se vou ver o homem chegar lá. Pode parecer egoísmo, mas eu queria realmente conseguir estar aqui.

Bom, ontem recebi uma notícia que me chocou: A sonda Spirit, a primeira enviada pelos americanos, não está mais funcionando. Deveria funcionar por um mês, mas algo aconteceu. A NASA só diz que "é muito grave", seja lá o que tenha acontecido. Lá vai um tempão e um dinheirão pro lixo.

Estou torcendo para a Opportunity se dar um pouquinho melhor. Putz, eu estou muito nervoso com toda esta história. Não sei se vocês se sentem assim, mas eu me sinto como se eu tivesse participando de tudo. Eu também quero conhecer mais a fundo esse planetinha lindo e dependo deles...

Nhé.

A reportagem sobre o mal-funcionanto da Spirit está aqui:

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,6752,OI258181-EI238,00.html

(eu vi na tv, mas achei legal achar algum link pra colocar aqui)

Hm, olhem só essa foto:

101126_ga.jpg


O que é isso? É a Adirondack. A pedra que a Spirit devia pegar e analisar. Fica pra proxima.
 
Spirit voltou a se comunicar com a Terra

O robô-sonda espacial Spirit, que realiza uma missão em Marte e que estava fora de funcionamento desde a quarta-feira, voltou a se comunicar com a Terra durante seis minutos. De acordo com a Agência Espacial Americana (Nasa), uma das antenas do Deep Space Network, perto de Madri, recebeu dados enviados de Marte pelo Spirit às 12h34 GMT (10h34 Brasília).

Gelo de Marte é sensacional, afirma astrofísico

A descoberta no pólo sul de Marte de uma camada de água sob a forma de gelo eterno é sensacional porque permite avançar no caminho da obtenção de uma resposta para uma questão essencial: saber se algum dia existiu vida no Planeta Vermelho, explicou o astrofísico Jean Pierre Bibring.
Foi a equipe de Bibring que conseguiu detectar a água através do Ômega, um espectrômetro utilizado pela missão Mars Express e que analisa a luz solar refletida pela superfície do planeta. Bibring é membro do Instituto de Astrofísica Espacial de Orsay, em Paris. "Descobrimos uma importante quantidade de água sob a forma de gelo. Está condensada em um enorme banco de gelo de gás carbônico (CO2). Esta camada polar é permanente porque o gelo foi descoberto no fim do verão marciano. No inverno local, deverá ser novamente recoberto pelo gás carbônico", explicou.

"Se a água existiu no passado sob forma líquida, talvez não tenha sido nesse lugar. Não encontramos água líquida, nem qualquer forma de vida". "No momento, só tentamos fazer um inventário para compreender de onde vem a água em Marte sob suas diversas formas. O que foi demonstrado agora é uma primeira avaliação referente à água sob a forma de gelo. Acho que é uma notícia sensacional. Até o momento, todo mundo pensava que existia água nesse ponto (o pólo sul), mas agora a identificamos".

Indagado sobre o que esta descoberta significa para a busca de uma forma de vida em Marte, o cientista insistiu em sua resposta anterior: "Faremos um inventário global do gelo, não apenas no pólo sul, coisa que acabamos de fazer, como também em todas as latitudes, em particular no pólo norte. Faremos isso na próxima semana. E, quando dispormos de uma avaliação global, saberemos se é possível que uma parte dessa água no passado possa ter existido em forma líquida quando a temperatura era mais elevada. Para ter água líquida é preciso duas coisas: uma certa temperatura e um certo volume total de água disponível. Se esse for o caso, e se houve lagos, mares ou oceanos, isso abre a possibilidade para que a vida possa existir".

Bibring também falou das probabilidades de se encontrar água subterrânea em Marte. "Em relação à água subterrânea, só temos provas indiretas, indicações de que pode haver gelo subterrâneo. Só poderemos saber quando realizarmos uma sondagem profunda com o radar da Mars Express, que deverá ser instalado dentro de dois meses".

040122_capa_agua_a.jpg
~


Mais se a água em Marte,então provavelmente á vida...
e os robôs estão explurando uma área que não tem habtação, é se como exploracem a deserto daqui :think:
 
Discordo com você, Estrelinha. Pode ter água e não ter vida. Na minha opinião vida é uma coisa que por acaso surgiu na Terra diante de trocentas situações necessárias, etc. Não sei se vida como a gente entende pode ser encontrada lá ou em qualquer lugar além daqui. Bom, eu não tenho nenhuma teoria científica pra provar, é só o que sinto. =)
Ok, o que eu sinto não tem importancia num assunto desses, né? ^^

Anyway, eu acho que pode até ter havido vida, mas atualmente no way... Só se for uma forma de vida muito pequeninica... =)

Mas muito obrigado pela sua notícia, Estrelinha. Me deixa imensamente aliviado saber que a Spirit não está destruída ou quebrada. ^^
 
Tbm curto muito esse lance de exploração espacial, e a busca por mais informações e talz. Eu falo sério, gosto muito.

Mas as vezes eu fico um tanto quanto indignado com o tanto de grana q é gasto nisso, sem nenhum retorno aparente, e com tanta merda acontecendo por aki mesmo, dentro da nossa atmosfera, isso me irrita, eu fico putiado, mas é só.

Voltando pro topico.

Eu acho q vida em marte, em jupite, em venus e em tudo quando é planeta no nosso sistema solar é possivel e até creio que exista, só q nós nunca vamos encontrar nada semelhante as formas de vida Terraqueas, pô se a nasa for pra marte querendo achar ets verdinhos, dos braços compridos e etc, num acha nao.

Os cientistas, fisicos, quimicos e profissionais da area dizem q é improvavel achar vida fora da terra ( a maioria diz ) mas os caras usam o ser humano como padrão, se for assim nunca seria possivel né? Acho q existe vida lá fora, e que ela é de acordo com o ambiente em que vive, seja pra superar ambientes mto secos, mto quentes com gases venenosos e tal.
Essas condições são mortais pra nós, mas quem sabe pra um Venuziano nao seria uma blz ? :lol:
 
Alguém já viu fotos de Pirâmides em Marte?Eu já vi uma foto bem nitida de duas grandes pirâmides em Marte,mas não vou dizer que é uma pirâmide :roll: ...

Já vi tb um enorme rosto,talvez seja apenas uma coincidência,ou talvez alguma vez tenha existido algum tipo de civilização(MUITO IMPROVÁVEL)..


Ah sim,só acredito que tenha vida INTELIGENTE fora da nossa galáxia...

Não sei,mas como o Universo é gigantesco,com milhões de galaxias e estrelas infinitas,tenho muita certeza de que em algum ponto do vasto Universo existe vida inteligente,até mais evoluida que a nossa.Há milhares de estrelas como o Sol da nossa Via Lactea,então,por que não acreditar?
 
Já vi tb um enorme rosto,talvez seja apenas uma coincidência,ou talvez alguma vez tenha existido algum tipo de civilização(MUITO IMPROVÁVEL)..
esse rosto ja foi provado que não é realmente um rosto, e sim uma imagem de uma montanha e sua sombra.
 
Eu concordo em parte com seu último argumento, Elendil. O que o livro "Os Deuses eram Astronautas?", de um autor cujo nome me foge (mas sei que acaba com Von Daniken), me mostrou é que existem pelo menos sei lá quantas galáxias e se for contando que menos de um por cento das opções levam à vida ainda sobram muios lugares pra ter vida. Não sei qual foi a conta exata que ele fez, quem tiver o livro ou uma biblioteca que possa consultar depois nos conta.
Não, isso não prova que tem vida, mas me fez pensar duas vezes se realmente é tão impossível.

E Fera, eu concordo plenamente com você. Quando eu era guri eu era metido a cientista e gostava de escrever minhas teorias e a primeira (a única que tem sentido) dizia exatamente isto: que procurar por vida como a gente vê aqui é bobeira. O pior é que o texto ainda tá aqui no meu pc, eu fui salvando ele a cada formatação que fiz. Deixa eu ver se tem alguma coisa que eu possa postar aqui sem ficar com vergonha... u.u

Melk com 11 anos disse:
Concordo plenamente que não estamos sozinhos no espaço , porém acho qualquer imagem de um alienígena incorreta por varias razões.
Tudo que não é humano , é desenhado de forma monstruosa .
E alem disto , se nós evoluímos de seres unicelulares , para pluricelulares , para seres marítimos , e para animais terrestres.
Como podemos afirmar que eles se desenvolveram a partir da MESMA célula que nós ???
Podem não precisar de oxigênio ou da visão , e não precisam de ultranaves semelhantes à pratos.
Então a conclusão é que nem sempre todos imaginam coisas diferentes do que estão habituados ( todos os desenhos e imagens de alienígenas aparecem com olhos , pernas , etc. como um ser humano )

Meu, que droga! Como eu era louco, hehee. Eu falei da teoria e acabei lendo, acho que não lia desde que escrevi. Até faz sentido, mas eu era mto tosco. O que eu achava, que ia publicar um livro com isso? u.u

Sintam-se honrrados, isso saiu do meu arquivo pessoal de textos, não é coisa que se vê todo dia. =)



FONTE: Terra


Spirit tem fase difícil e Opportunity ruma a Marte


O robô americano Spirit está num estado crítico em Marte e precisará de cuidados intensivos por várias semanas, enquanto que seu gêmeo, o Opportunity, está numa trajetória perfeita para pousar no planeta vermelho na noite de sábado para domingo. "O paciente ficará um longo tempo sob cuidados intensivos. O robô está em estado crítico, mas estável", resumiu Pete Theisinger, da missão Mars Exploration Rover, durante uma entrevista à imprensa no Jet Propulsion Laboratory da Nasa, em Pasadena (Califórnia).
"A funcionalidade do Spirit pode não ser restaurada durante muito tempo, vários dias, talvez semanas, mesmo nas melhores circunstâncias", afirmou, acrescentando que "as chances de que fique perfeito não são muitas". "Os programas de navegação não estão funcionando normalmente", lamentou o chefe da missão.

Depois de dois dias de silêncio marcados por fracos "bips", uma antena gigante da rede internacional Deep Space Network situada perto de Madri conseguiu captar 20 minutos de transmissões enviadas pelo Spirit, um bom sinal, porém com dados limitados. A rapidez de transmissão não passou de 120 bits por segundo, enquanto que o normal pode chegar a 11.000 bits/segundo.

O Spirit, cujo trabalho começa quando o sol se levanta em Marte, teve de ser ativado por volta de 11h GMT (9h de Brasília), mas seus dados foram captados apenas às 13h26 GMT (11h26 de Brasília), cerca de duas horas e meia depois de seu suposto despertar, surpreendendo os engenheiros da Nasa que ficaram na escuta por toda a madrugada.

"O instrumento espacial enviou dados limitados, depois de uma resposta correta a um comando enviado da Terra, e nós prevemos realizar outras sessões de comunicações mais tarde ainda nesta sexta-feira", revelou Theisinger.

Os engenheiros querem do robô mais dados sobre seu "estado de saúde" para determinar a origem e a gravidade da pane de transmissão ocorrida na quarta-feira, 19º dia de sua estada em Marte. Duas tentativas anteriores de comunicação com o robô, por meio dos satélites americanos Mars Global Surveyor e Mars Odyssey, em órbita marciana, não foram bem-sucedidas.

Ontem, Theisinger tinha anunciado "uma anomalia muito séria no veículo", que o impedia de se comunicar normalmente com a Terra. O defeito pode ser resultado da alteração de um software que regula a transmissão de dados entre o módulo e o nosso planeta, ou um problema de memória do computador de bordo. Também não se exclui algo mais grave, referente aos painéis solares da sonda.

A falha de comunicação aconteceu na hora em que o robô-geólogo acabava de iniciar sua missão científica de busca de vestígios de água na superfície de Marte, com o objetivo de determinar se existiram neste planeta condições necessárias à vida. O Spirit chegou a Marte no dia 3 de janeiro.

A Agência Espacial Européia (ESA) anunciou, por sua vez, nesta sexta-feira, que sua sonda, a Mars Express, colocada em órbita marciana pouco antes da chegada do robô americano, conseguiu detectar água em forma de gelo no pólo sul do planeta. Um segundo robô americano, o Opportunity, está numa trajetória perfeita para pousar no lado oposto do Spirit, também perto do equador, no sábado, às 21h05 (03h05 de domingo em Brasília).

O Opportunity descerá sobre uma planície, que "preenche os critérios de segurança para aterrissar e é de excelente interesse científico", explicou hoje Joy Crisp, responsável pela missão. Segundo ele, é "um dos lugares mais lisos e mais planos de Marte", cujo "interesse científico não tem a ver apenas com a forma do terreno, como na cratera Gusev (onde se encontra o Spirit), mas com um depósito de um mineral pouco comum".

O Meridiani Planum, onde o módulo vai pousar, é uma das zonas de acumulação de hematita cinza, um óxido de ferro. "Na Terra, a hematita cinza se forma normalmente em associação com a água em seu estado líquido. As condições que podem produzi-la, como um lago ou fontes de água quente, podem ser muito favoráveis à vida", avalia a Agência Espacial Americana.

Esta missão, a mais ambiciosa já levada até Marte, tem seu custo estimado em US$ 820 milhões para garantir, por três meses, o funcionamento de cada robô alimentado por energia solar.
 
Estrela de Eärendil disse:
Omykron disse:
Já vi tb um enorme rosto,talvez seja apenas uma coincidência,ou talvez alguma vez tenha existido algum tipo de civilização(MUITO IMPROVÁVEL)..
esse rosto ja foi provado que não é realmente um rosto, e sim uma imagem de uma montanha e sua sombra.

È esse o rosto??
marte.jpg
sim
esse rosto não passa de sombra, tanto q em fotos recentes das quais se tem maior resolução e cores nitidas, não forma um rosto.
 
Água é sinal de vida em qualquer lugar,....eu num consigo te explicar pq mas é! Se existisse uma bactéria em Marte eu já ficaria feliz, álias seria a prova que existe vida fora da Terra. Dizem condições habitáveis aquelas que é necessário para qualquer vida existir, como as condições da Terra.
 
Gente. Nesse momento a sonda Opportunity está fazendo as últimas manobras para pousar. Estou com o coração na mão, não sei bem porque. Eu to imaginando ela lá, no espaço... Depois pousando naquele planetinha lá longe. Posso ver marte daqui, não posso?

Vamos torcer todos juntos, eu vou ficar acordado até ter alguma notícia da sonda. Parece inútil e é mesmo, mas estou muito empolgado com tudo isso. Ah, o pouso vai acontecer às 3:05, horário de Brasília.

Que esta seja a nossa Oportunidade! Avante, Opportunity! =)

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI259595-EI301,00.html
 
Não me leve a mal Melkor, mas não vejo o porque de tanta ansiedade. Para mim, isso é dinheiro jogado no lixo.

Desse jeito Marte nunca será colonizada em 2050, como pretende o ingenuo Bush, mesmo com investimentos mais pesados nessa área.

Ao invés de tentarmos melhorar nosso planeta, que anda mal das pernas, gastamos bilhões e bilhões para tentar colonizar um planeta que mal tem água, como se a terra já estivesse em seus dias finais.

Desprezível.
 
Heceldamar disse:
Ao invés de tentarmos melhorar nosso planeta, que anda mal das pernas, gastamos bilhões e bilhões para tentar colonizar um planeta que mal tem água, como se a terra já estivesse em seus dias finais.

Desprezível.

Eu também acho, nosso planeta tá ficando (ou já está) um "fiasco".
Eu até prefiro que os "seres" de marte fiquem por lá mesmo pra não ver a besteira que o homem fez e não queira copiar,(até mesmo pq eu tenho MEDO :| :disgusti: )
 
Água é sinal de vida em qualquer lugar,....eu num consigo te explicar pq mas é! Se existisse uma bactéria em Marte eu já ficaria feliz, álias seria a prova que existe vida fora da Terra. Dizem condições habitáveis aquelas que é necessário para qualquer vida existir, como as condições da Terra.
de vida semelhante a humana. não sabemos o q a natureza eh capaz.
 
Eu repito: pra mim, vida é terrestre. Se tem alguma coisa bizarra lá fora não é vida. =)

Mas discordo de vc, Helcy... Acho que esse dinheiro se não fosse gasto com isso ia pro bolso de alguém. Você não pode dizer simplesmente que esses milhões seriam gastos com escolas. A gente sabe que não funciona assim. =)
Acho que, se não houvesse toda corrupção que há, o melhor era não gastar TANTO dinheiro com Marte (acho que algum tem que ser gasto, a gente não sabe quando vai precisar sair daqui, né?). Mas, se não vai pra lugar nenhum mesmo, que gastem lá! Enquanto der lucro, estamos evoluindo.


Ah. A Opportunity chegou. =)
 
Omykron disse:
Estrela de Eärendil disse:
Omykron disse:
Já vi tb um enorme rosto,talvez seja apenas uma coincidência,ou talvez alguma vez tenha existido algum tipo de civilização(MUITO IMPROVÁVEL)..
esse rosto ja foi provado que não é realmente um rosto, e sim uma imagem de uma montanha e sua sombra.

È esse o rosto??
marte.jpg
sim
esse rosto não passa de sombra, tanto q em fotos recentes das quais se tem maior resolução e cores nitidas, não forma um rosto.

Com certeza esse rosto é apenas uma coincidência. É semelhente a você ver um nuvem e falar que ele parece uma ave ou qualquer outra coisa. É apenas a grande imaginação do homem =D
Se existe alguma chance de encontrar vida em marte (o que eu não acredito, ela é unicelular e não uma civização. Mas o que os ciêntistas esperam encontrar é "foceis" de bacterias conegelados no gelo ou no gelo seco(dióxido de carbono congelado).
No ano passado, o Major Pontes ( 1º astronauta brasileiro) deu uma palestra no ITA. Ele disse a NASA pretende fazer uma missão tripulada para marte na decada de 30. Mas que para isso, eles vão precisar de um grande aumento nas verbas.
 
de vida semelhante a humana. não sabemos o q a natureza eh capaz.
Exatamente! Eu sempre pensei nessa possibilidade. Fora as viagens de dizer que ETs teriam a cabeça grande pq eles seriam seres superiores :roll: , eu concordo com vc.

Mas discordo de vc, Helcy... Acho que esse dinheiro se não fosse gasto com isso ia pro bolso de alguém. Você não pode dizer simplesmente que esses milhões seriam gastos com escolas. A gente sabe que não funciona assim. =)
Acho que, se não houvesse toda corrupção que há, o melhor era não gastar TANTO dinheiro com Marte (acho que algum tem que ser gasto, a gente não sabe quando vai precisar sair daqui, né?). Mas, se não vai pra lugar nenhum mesmo, que gastem lá! Enquanto der lucro, estamos evoluindo
Eu tb concordo com vc. Eu acho uma grande demagogia ficar falando em investir esse dinheiro em projetos sociais(ou coisas do tipo). Não, não, não, e não. Projetos científicos sempre foram importantes. Imginem se o homem tivesse tido essa idéia e seguido-a a risca, antes de chegar na Lua? nunca teríamos ido p lá... :eek:
 
graças ao nosso bom e velho terraqueo, george W bush Jr, estamos cada vez mais proximos dos seus parentes..quem sabe os E.Ts nao sejam tao inteligentes assim... :roll:
 
Falaram aqui em grande imaginação do homem e como exemplo o fato de vermos imagens nas nuvens... Acho q isso é coincidência, cara.
Grande imaginação do homem é ver santa em janela mal lavada (referência ao fato que ocorreu lá no rio, acho, duma mancha de detergente q acharo q era santa...)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo