• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Marte tinha chuvas há 3 bilhões de anos

Rilo Kiley

I'll Be Your Mirror...
Marte tinha chuvas há 3 bilhões de anos

Não é mais novidade que Marte já foi mais úmido do que revelam as atuais imagens dos robôs Spirit e Opportunity. Agora, pesquisadores franceses encontraram indícios de que o planeta vermelho ainda tinha chuvas há cerca de 3 bilhões de anos.

A pesquisa, que será publicada na edição de amanhã da revista "Science", pode levar a uma revisão da história geológica de Marte, pois sugere que o planeta teve um "verão" mais longo do que o imaginado.

A teoria corrente é que Marte teve um clima ameno em sua infância --um período chamado Noaquiano, em que vastos volumes de água fluíam pela superfície, cortando vales e causando erosão em crateras deixadas por asteróides.

Até que, há 3,6 bilhões de anos --coincidentemente, logo quando os primeiros sinais de vida surgiam na Terra-- o planeta esfriou, entrando no período conhecido como Hesperiano, que durou cerca de 500 milhões de anos.

O que restou da água sobre a superfície do planeta, então, teria se concentrado nos pólos em forma de gelo.

Entretanto, para Nicolas Mangold, pesquisador da Universidade de Paris do Sul, o período Hesperiano ainda era quente o bastante para que o planeta pudesse ter chuvas.

Mangold baseia sua teoria em análises de imagens obtidas pela sonda Mars Odyssey, da Nasa. As imagens em infravermelho revelam densas redes de vales secos, cujas grandes ramificações seriam, segundo o pesquisador, marcas fósseis produzidas pela erosão de chuvas no fim do período Hesperiano.

Fonte: www.folhaonline.com.br
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo