Fingolfin
Feitiço de Áquila
A gente reclama muito do marketing esportivo brasileiro. Os valores teoricamente seriam irrisórios perto dos times europeus e do retorno que o futebol brasileiro dá. Mas uma notícia hoje me deixou surpreso.
No Blog Jogo de Negócios o autor anuncia novos contratos de patrocínios do Chelsea e Boca Jrs. No caso do time londrino, o pagamento pela Samsung era de 14 milhões de euros por ano. Um valor que eu considerei bem baixo para um clube londrino com a visibilidade que o Chelsea tem hoje na midia. O Manchester conseguiu um contrato com a Aon de 90 milhões de euros por ano, um valor que me parece mais condizente com a principal liga de futebol do mundo na atualidade. Tudo bem que o MU é um time internacionalmente conhecido, mas que o Chelsea conseguisse a metade disso era o mínimo a se esperar.
A maior supresa no entando ficou com conta do Boca. O time que é um exemplo de marketing esportivo nas americas e conhecido por toda europa, assinou com a LG por míseros 2 milhões de dólares. Quase 5x menos doq o São Paulo recebe da mesma LG por aqui. E olha que a torcida do Boca é muito mais atuante que a são paulina.
Não sei se o mercado consumidor Argentino é tão fraco a esse ponto ou se o Brasileiro está tão forte agora que valha o investimento mais alto, mas acontece que olhando assim, nem parece tão ruim oq os clubes brasileiros ganham não.
No Blog Jogo de Negócios o autor anuncia novos contratos de patrocínios do Chelsea e Boca Jrs. No caso do time londrino, o pagamento pela Samsung era de 14 milhões de euros por ano. Um valor que eu considerei bem baixo para um clube londrino com a visibilidade que o Chelsea tem hoje na midia. O Manchester conseguiu um contrato com a Aon de 90 milhões de euros por ano, um valor que me parece mais condizente com a principal liga de futebol do mundo na atualidade. Tudo bem que o MU é um time internacionalmente conhecido, mas que o Chelsea conseguisse a metade disso era o mínimo a se esperar.
A maior supresa no entando ficou com conta do Boca. O time que é um exemplo de marketing esportivo nas americas e conhecido por toda europa, assinou com a LG por míseros 2 milhões de dólares. Quase 5x menos doq o São Paulo recebe da mesma LG por aqui. E olha que a torcida do Boca é muito mais atuante que a são paulina.
Não sei se o mercado consumidor Argentino é tão fraco a esse ponto ou se o Brasileiro está tão forte agora que valha o investimento mais alto, mas acontece que olhando assim, nem parece tão ruim oq os clubes brasileiros ganham não.