• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Marion Zimmer Bradley

As Brumas de Avalon

Dúvidas sobre?? Eu tenho!!!
No livro OS CAVALEIROA DA TÁVOLA REDONDA e Morgana das Fadas é má, nas Brumas de Avalon ela é boa!! Agora, ela é boa ou má??
 
As Brumas de Avalon é uma versão das lendas arthurianas; a Marion Zimmer deu a visão dela (que, como pode ser vista nos outros livros dela, é focalizada nas personagens femininas) das lendas.

Mas na versão "oficial", que está no livro Le Mort D'Arthur (que apesar do título é inglês), de Thomas Mallory, ela é má sim, e cria seu filho Mordred (que tb é filho de seu irmão Arthur) para tomar o lugar do rei.
É nessa versão que temos a Dama do Lago, Merlin como realmente ficou conhecido (e não apenas como um título druídico como no Brumas) etc.

Por sorte, para quem não tem acesso a esse livro, foi feito o filme dele, Excalibur. É a versão mais fiel ao livro que existe. E o filme, de um modo geral, é um dos melhores de fantasia até hoje. Não me canso de vê-lo sempre que posso. :D

Recomendado. :wink:
 
Eu já. :wink:

Aliás, foi As Brumas de Avalon que fez a ponte entre minhas leituras infanto-juvenis e "adultas", há uns 10 anos; antes dele, o máximo que eu lia eram os livros daquela série Vagalume (geralmente obrigado a ler para trabalhos escolares).

Daí em diante, me tornei um completo viciado em literatura, dos mais variados tipos e estilos (e Tolkien serviu para dar um empurrão a mais nesse vício, em 1994).

Hoje tenho verdadeira compulsão para comprar livros e devorá-los assim que posso. :D
 
Li faz muito tempo... emprestei o volume 2 (o de capa azul nenem) e nunca mais voltou.

Acho que a obra de MBZimmer é interessante por colocar as coisas em um patamar mais realista (não apenas feminista) do que seria considerado magia na época. Nada "hocus pocus", mas algo que tivesse mais a ver com magia real.

Infelizmente por centrar-se apenas nos personagens femininos, perdemos metade da estória. Acho que li uma vez a versão de Merlin criança, de como foi construída a imagem que temos hoje em dia do mago com toga estrelada e chapéu ridículo.

Era Caverna de Cristal o nome do livro? Alguém me confirma?
 
As Brumas de Avalon é um livro fantastico. Não considero apenas mais uma versao da historia do Rei Artur, mas sim a versao mais coerente. Tudo no livro tem um motivo, uma relaçao, o que nao acontece com tanta frequencia nos outros livros sobre esse tema.
Alem de todo o misticismo que envolve a historia, acho q eh por isso q o livro eh tao conhecido.
Eu praticamente ja decorei os 4 livros, assim como os outros lançados pela Marion q tem a ver com Avalon: A casa na floresta, A Senhora de Avalon e A Sacerdotisa de Avalon.
Pra quem nao leu eu recomendo.

E so pra lembrar: o filme As Brumas de Avalon foi um tentativa mto, mas mto frustrada d passar a obra pro cinema...nem vale a pena ver.
 
Não vou poupar críticas. Acho as Brumas um saco. Além da MZB ser uma escritora sofrível, a história ficou tão bizarra que nem vou dizer nada. Parece uma Bíblia desses "pseudo-Wiccas".

A única coisa de bom que consegui tirar dos livros foi ver o quão a versão original das lendas é melhor. E só.

Dinheiro jogado fora.
 
Primula disse:
Acho que li uma vez a versão de Merlin criança, de como foi construída a imagem que temos hoje em dia do mago com toga estrelada e chapéu ridículo.

Era Caverna de Cristal o nome do livro? Alguém me confirma?

Vc está certa... O segundo volume chama "As Colinas Ocas" e o terceiro "O Último Encantamento". A autora chama Mary Stewart.
Não é uma "maravilha" mas é interessante...
 
eu até tava achando o livro bom, tanto que levei menos de duas semanas pra ler, aí chegou no fim e eu pensei "só isso? é assim q acaba???" e comecei a achar o livro um saco...
 
OI!
sou nova aqui em literatura.
como vcs podem ver,
eu sou apixonada por histórias medievais,
Tolkien... e principalmente
As Brumas de Avalon!

as brumas de avalon pra mim, foi o melhor livro da Marion,
vc ja leram algum outro?
 
Viviane disse:
OI!
sou nova aqui em literatura.
como vcs podem ver,
eu sou apixonada por histórias medievais,
Tolkien... e principalmente
As Brumas de Avalon!

as brumas de avalon pra mim, foi o melhor livro da Marion,
vc ja leram algum outro?

Eu li alguma coisa de Darkover, uma série de ficção que ela escrevia. Se você lê Inglês tem um site a respeito muito bom, o endereço é:

http://www.ceremade.dauphine.fr/~rossi/darkover/index.uk.html

Tinha um site mais novo, mas eu nao estou conseguindo entrar lá de jeito nenhum agora. Esse é o site antigo. Tem também um pouco de material em Português (na verdade, tem bastante coisa em Português, agora que eu estou vendo melhor), inclusive com sumários de vários dos livros, o que é ótimo para ver se a série é para você.
 
Viviane
tbm gosto mto dessa escritora...
ja li as brumas d avalon, a casa da floresta, a senhora d avalon e acabei d ler a sacerdotisa d avalon...mas ainda acho q nenhum desses supera as brumas d avalon...
tem um topico especifico aki no forum mesmo, se eu nao me engano o nome eh "As Brumas de Avalon"
 
Alguem ai poderia me dizer exatamente como é o nome de cada livro da coleção ai?? eu sei que são quatro, porém não sei exatamente quais são os titulos.... 8)
 
As brumas de Avalon
livro 1 - A Senhora da Magia
livro 2 - A grande rainha
livro 3 - O Gamo rei
livro 4 - O prisioneiro da árvore
é.. saum esses aí. :D
 
eu tb gosto bastante dela... eu li as brumas, a senhora de avalon e Witchlight... esse último é mais desconhecido mas é legal tb mas nem de longe é tao bom qto os outros...
 
Eu li o Brumas, mas não li nenhum outro..

Amei Brumas, perfeito!! é tudo o que consigo dizer dele.... hehe

Conheci pessoas que leram outros e não, aí fiquei com medo de me decepcionar... mas a curiosidade falou mais alto.... e fui impedida novamente, desta vez por problemas de ordem financeira... :? heheheh esses problemas são sempre os piores!! :roll:

Arwen
Também nova por aqui......
 
Viviane disse:
As brumas de Avalon
livro 1 - A Senhora da Magia
livro 2 - A grande rainha
livro 3 - O Gamo rei
livro 4 - O prisioneiro da árvore
é.. saum esses aí. :D

Ah ta, perguntei pq qdo eu fui pesquisar vi um monte de titulos desse mesmo autor...hehehe dai eu nao sabia quais eram exatamente os 4 volumes :? ...mas agora ficou esclarecida essa minha davida, thanks! :) :wink:
 
esse livro é uma das minhas inspirações...eu só li Brumas dessa autora, mas se eu tiver chance um dia leio mais, gosto muito da maneira dela escrever...achei magnífica a visão sobre Rei Artur e seus Cavaleiros em Brumas, foi como conhecer a história pela primeira vez (como a Guinevere/Gwenhyfar está ODIÁVEL! :evil: ) e foi emocionante.
 
Viviane disse:
As brumas de Avalon
livro 1 - A Senhora da Magia
livro 2 - A grande rainha
livro 3 - O Gamo rei
livro 4 - O prisioneiro da árvore
é.. saum esses aí. :D

Amei os livros! Ela é uma ótima escritora. Deu uma perspectiva totalmente nova da vida do Rei Artur. São 4 livros que eu indico sem pestanejar.
 
Adoro Marion Z. Bradley... na verdade pra eu continuar a ler da série de Darkover falta eu achar um livro, se alguém souber onde tem me avise por favor, é o Os Herdeiros de Hammerfell.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo