1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Mario Vargas Llosa

Tópico em 'Autores Estrangeiros' iniciado por Liv, 2 Abr 2010.

1. Liv

Liv Visitante

Mario Vargas Llosa (nascido Jorge Mario Vargas Llosa) ( Arequipa, Peru, 28 de março de 1936), é um dos maiores escritores de língua espanhola, reconhecido, em nível mundial, como romancista, jornalista, ensaista e político.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mario_Vargas_Llosa

E aí, quem curte?

2. Liico

Liico Usuário

Tenho dele o "Travessuras da Menina má", o livro é divertido, no mínimo interessante, mas nada surpreendente, preciso ler mais obras dele para ter uma opinião concreta.

3. fcm

fcm Visitante

Quero ler uma obra dele após a brilhante entrevista na Veja.
    Alguem sugere a mais clássica?

Abs,

4. Lucas_Deschain

Lucas_Deschain Biblionauta

[align=justify]Li alguns livros dele, posso dizer que gosto da Literatura dele, recomendo
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    e sempre ouço falar muito bem de Conversa na Catedral, tida como obra monumental, mas esse eu ainda não li.

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    é legal e
    deixa a desejar um pouco, a meu ver. Deixei os links das resenhas que publiquei no blog do Meia Palavra, se tu quiser dar uma olhada. [/align]

5. Pips

Pips Old School.

Para começar eu indicaria Os filhotes e em seguida, para adentrar ao mundo dele, A Guerra do Fim do Mundo que é sobre a Guerra de Canudos e ele escreveu graças a Euclides da Cunha.

6. Liv

Liv Visitante

Finalmente eu estou lendo As Travessuras da Menina Má. Adorável. =)

7. fcm

fcm Visitante

Comprei no pacotão de natal Pantaleón e as Visitadoras.
    Ainda não comecei a ler pois ele ficou em 3º na fila deste ano.
    Mas já estou ansioso.
    Comento pós finalizar!

8. Diego-

Diego- Usuário

Última edição por um moderador: 6 Out 2013
  9. Brianstorm

Brianstorm Usuário

Saiu uma matéria sobre ele na Le Monde Diplomatique: http://diplomatique.uol.com.br/artigo.php?id=822&PHPSESSID=2992afb2cd65c8594faad2ff286459fc

Foi uma das mudanças mais bizarras que eu já vi. Elogiar Tatcher, Sarkozy e Berlusconi é brincadeira...

Mas fiquei curioso para ler os livros mais antigos dele.

10. fcm

fcm Visitante

Eis que li Pantaleão e as Visitadoras.
    O livro é muito bom, uma leitura humorada que valeu! Conta a história de um militar que iria organizar o SVGPFA e sua vida virou de pernas pro ar..
    tem até filme, que irei vê-lo em breve, mas queria ler alguma outra obra mais a cara dele, já que o autor afirmou que tentou levar este livro a sério como os outros, mas não conseguiu!

11. kika_FIL

kika_FIL Usuário

Eis que minha curiosidade venceu e estou com As Travessuras da Menina Má pra ler aqui em casa;;;

12. Lucas_Deschain

[align=justify]Pois é Brianstorm, Llosa foi mais um nome que protagonizou a onda de "viradas ideológicas" na América Latina depois dos desmandos do Fidel, da stalinização e outros eventos, como a Primavera de Praga, por exemplo.

Nessa virada o posicionamento dele mudou e ele passou a ser arauto de políticas de direita, chegando a adotar posicionamentos senão favoráveis ao menos lenientes com o neoliberalismo e adjacentes. Por isso muitos localizam a melhor parte de sua obra os romances e escritos mais antigos.[/align]

13. Haleth

Haleth Call me Bolga #CdLXI

Alguém sabe dizer algo sobre a escrita dele? Ele é reconhecido mais pela temática do que pelo estilo? Comprei hoje Lituma nos Andes e não faço ideia do que esperar, e não quero que seja o Google a me dizer =)

14. Lucas_Deschain

[align=justify]Não sei sobre o Lituma nos Andes, mas Batismo de Fogo, A Festa do Bode e Pantaleón e as Visitadoras tem recursos de narração bem interessantes. Eles partem de pontos de vista múltiplos, tem vários narradores e portanto vários fios de história que vão sendo contados, e que, de algum modo, formam um quadro maior, se integrando e mostrando diferentes primas acerca da história que está sendo contada.

Pantaleón e as Visitadoras, por exemplo, tem além da narração do Pantaleón, as cartas de sua mulher, os relatórios que ele mandava para o alto escalão do exército e outros meios de fazer o leitor ter contato com a história. A Festa do Bode tem três focos de narrativa, de modo que vemos a 'mesma' história sendo contada por três ângulos diferentes e inclusive tempos diferentes. Acho que isso dá um ritmo bem maneiro para a história.

Fora esses recursos, creio que ele não atraia tanta atenção no que tange à linguagem propriamente dita. Espero ter me feito claro. XD[/align]

15. Calib

Calib Visitante

Do Vargas Llosa, já li "Batismo de Fogo" (também traduzido literalmente por "A Cidade e os Cachorros") e "Elogio da Madrasta".
    O primeiro é ótimo, e recomendo deveras.
    O segundo é divertidinho, mas esquecível.

E sempre ouvi falar muito bem de "A Guerra do Fim do Mundo", se alguém não souber por onde começar...

16. Marcio Scheibler

Marcio Scheibler Usuário

Não li nada dele ainda, mas tenho em casa a obra Quem matou Palomino Molero?

17. Bel

Bel Moderador Usuário Premium

Li As Travessuras da Menina Má e amei!

O que vcs me recomendam dele?

18. Lucas_Deschain

A Festa do Bode é muito bom. Sempre ouço falar bem de Conversa na Catedral, embora não tenha lido ainda. Batismo de Fogo (ou A Cidade e os Cachorros, dependendo da edição) é bom também, e Pantaleón e as Visitadoras é bem engraçado e tem experimentações de narrativa bem legais.

19. Calib

Calib Visitante

Eu só posso recomendar A Cidade e os Cachorros, que é ótimo.
    Mas sempre lembro do professor Sergius Gonzaga dizendo que A Guerra do Fim do Mundo era um dos melhores livros que já havia lido.
    Ainda não o pude confirmar pessoalmente. Mas fica a dica.
    E A Festa do Bode minha namorada curtiu também.

aff... Agora vi que, sete meses atrás, já havia dito quase tudo isso. o_O

20. Liv

Liv Visitante

Eu adoro Travessuras da Menina Má. É uma homenagem ao babaca que mora em todos nós :lol:

Compartilhar