• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mario Quintana

Como, COMO, (C-O-M-O?!?!?!?!) não havia um tópico só para ele!

Ai Cara, Mario Quintana é DEMAIS! Simples, objetivo, maravilhoso!!!!

Terminei hoje a Vaca e o Hipogrifo e estou louca de paixão cada vez mais pela poesia do mestre!

Começou quando a Tia da 3ª série pediu para a gente ler Sapato Furado... Comprei o Sapato Florido e nunca mais consegui largar!

Nesse que acabo de terminar tem:

"O bicho,
quando quer fugir dos outros,
faz um buraco na terra.

O homem,
para fugir de si,
fez um buraco no céu."

E:

"Autodidata: Ignorante por conta própria"

E ainda:

"Vivemos conjugando o tempo passado ( saudade, para os românticos) e o tempo futuro ( esperança para os idealistas). Uma gangorra, como vês, cheia de altos e baixos - uma gangorra emocional. Isto acaba fundindo a cuca de poetas e sábios e maluquecendo de vez o Homo sapiens. Mais felizes os animais, que, na sua gramática imediata, apenas lhes sobra um tempo: o presente do indicativo. E que nem dá tempo para suspiros... "

Ainnnnnnn perfeito!
 
Amélie disse:
Alyninha disse:
Nosse ele realmente é demais mesmo ne?! Um gênio!!!

As vezes ele escreve umas coisas do tipo: Como nunca pensei nisso antes?!?!?!?!

Verdade...lí uma frase dele dizendo mais ou menos assim: que o cafezinho é tão nobre, que é pra ser apreciado sozinho, o máximo que pode ser feito é acompanhá-lo com o cheiro das torradas da mesa do vizinho.....
Eu amei isso....pq sou viciada no cafezinho puro....
 
Realmente, o modo como consegue dizer muito em palavras mínimas e aparentemente simples é absolutamente sensacional.

Um dos meus preferidos, sem dúvida. :sim:
 
Hérmia disse:
Amélie disse:
Alyninha disse:
Nosse ele realmente é demais mesmo ne?! Um gênio!!!

As vezes ele escreve umas coisas do tipo: Como nunca pensei nisso antes?!?!?!?!

Verdade...lí uma frase dele dizendo mais ou menos assim: que o cafezinho é tão nobre, que é pra ser apreciado sozinho, o máximo que pode ser feito é acompanhá-lo com o cheiro das torradas da mesa do vizinho.....
Eu amei isso....pq sou viciada no cafezinho puro....

Esta frase vem de "Restaurante", do livro A Vaca e o Hipogrifo! Estou
terminando, é o primeiro livro dele com o qual tenho contato, até
então tinha lido várias coisas dele na internet. Estou amando, ele
é ótimo (: Vocês que conhecem melhor, o que recomendam dele??
 
Mário Quintana é incrível, eu tenho só 1 livrinho dele, que são vários poemas, tipo uma antologia de todos os livros dele, e eu me apaixonei...os poemas dele são tão simples mas conseguem ser profundos ao mesmo tempo. Eu li uma vez esse:

- Eu amo o mundo! Eu detesto o homem! Eu creio em Deus! Deus é um absurdo! Eu vou me matar! Eu quero viver!
- Você é louco?
- Não, sou poeta.

Agora, dia 30 de julho é aniversário dele...aliás, eu tenho alguma "conexão" com ele, digamos...eu nasci na mesma cidade que ele; Alegrete, no RS. :)
 
Tem várias frases dele que eu gosto muito!

Tipo essas:

"A amizade é um amor que nunca morre."

"O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você."

"Melancolia
Maneira romântica de ficar triste."

"Esses que puxam conversa sobre se chove ou não chove - não poderão ir para o Céu! Lá faz sempre bom tempo..."

"Sempre me senti isolado nessas reuniões sociais: o excesso de gente impede de ver as pessoas..."

"Dupla delícia/ O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado."

"Não faças da tua vida um rascunho.
Poderás não ter tempo de passá-la a limpo."

O mais feroz dos animais domésticos é o relógio de parede: conheço um que já devorou três gerações da minha família.

"Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação!"
 
Olhem esse começo de uma biografia escrita por ele mesmo, em 14/11/84, para a revista Isto é.

"Mário por ele mesmo;

Nasci em Alegrete, em 30 de julho de 1906. Creio que foi a principal coisa que me aconteceu. E agora pedem-me que fale sobre mim mesmo. Bem! Eu sempre achei que toda confissão não transfigurada pela arte é indecente. Minha vida está nos meus poemas, meus poemas são eu mesmo, nunca escrevi uma vírgula que não fosse uma confissão. Ah! mas o que querem são detalhes, cruezas, fofocas... Aí vai! Estou com 78 anos, mas sem idade. Idades só há duas: ou se está vivo ou morto. Neste último caso é idade demais, pois foi-nos prometida a Eternidade...."

======================================================
Esse poema é lindo...eu o adoro:



O auto-retrato

No retrato que me faço
- traço a traço -
às vezes me pinto nuvem,
às vezes me pinto árvore...

às vezes me pinto coisas
de que nem há mais lembrança...
ou coisas que não existem
mas que um dia existirão...

e, desta lida, em que busco
- pouco a pouco -
minha eterna semelhança,

no final, que restará?
Um desenho de criança...
Corrigido por um louco!

======================================
 
Amélie, que feliz idéia a sua de abrir um espaço pro Quintana, ele é um dos meus poetas favoritos, deixo claro que sou totalmente leiga quanto as técnicas e etc utilizadas pelos poetas, sei apenas ler e sentir o que eles escrevem...

Uma dele que gosto...

ESPERANÇA

Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano
Vive uma louca chamada Esperança
E ela pensa que quando todas as sirenas
Todas as buzinas
Todos os reco-recos tocarem
Atira-se
E
— ó delicioso vôo!
Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada,
Outra vez criança...
E em torno dela indagará o povo:
— Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?
E ela lhes dirá
(É preciso dizer-lhes tudo de novo!)
Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:
— O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA

bj da angel
;)
 
[align=justify]Apesar de nunca ter lido um livro do Quintana, tenho aqui no PC inúmeras citações do seu famoso Caderno H e outros vários poemas de sua autoria: o suficiente pra me tornar um fã incondicional de sua obra e considerá-lo o maior poeta brasileiro, superando muito alguns dos mais famosos e renomados.[/align]

Leia mais...
 
Meu poeta favorito forever.... amo, amo, amo superlativamente, já li todas as obras, compro obras repetidas, sempre dou de presente o pocket da L&PM, "Quintana de bolso", porque é meu trabalho missionário mesmo... é o meu velhinho batuta... báh vou ler hoje com o meu pipa Lili inventa o mundo, só pra relembrar....

Minha predileta:

Das utopias

Se as coisas são inatingíveis... ora!
não é motivo para não quere-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
a magica presença das estrelas!


estrelinhas coloridas...
 
BILHETE
Se tu me amas, ama-me baixinho
Não o grites de cima dos telhados
Deixa em paz os passarinhos
Deixa em paz a mim!
Se me queres,
enfim,
tem de ser bem devagarinho, Amada,
que a vida é breve, e o amor mais breve ainda...

Tenho uma história especial com esse poema! :mrpurple:
 
Mario Quintana realmente é um dos Grandes da Literatura brasileira,com a simplicidade de seus versos ele atingiu um grande número de leitores.Valeu Quintana!!!
 
Um dos grandes da literatura brasileira,poeta de vida simples que levou para poesia esse seu jeito, a simplicidade e ao mesmo tempo profundidade de seus versos.Valeu Quintana!!!:sim:
 
kika_FIL disse:
Um grande poeta de poucas palavras. Adoro. mas prefiro as curtinhas do Caderno H

Caderno H é um dos meus prediletos também XD



-Arnie- disse:
É impossivel ler A Vaca e o hipogrifo e não setir-se como que tivesse acabado de ganhar um novo amigo.

É uma bela imagem, sentir-se amigo de Mário Quintana :sim: :sim:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo