• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mapas geográficos (georreferenciados ou não) do Brasil

Lessie

Usuário
Olá pessoal!

Vocês sabem, este é possível de encontrar quaisquer dados geográficos livres do Brasil? Eu queria encontrar alguns recursos do Internet com mapas de partes do Brasil para SIG (geoprocessamento ou GIS em inglês) saftewares - em outras palavras as mapas para computador que podem ser em duas variantes:
1) com camadas diferentes do espaço (rodovias, cidades, rios, lagos, florestas, etc).

2) e como só imagem (mapa topográfico (do relevo), ou só rodovias). Estas mapas podem ser georreferenciadas (para SIG saftaware) ou não georreferenciadas.

Eu acho, que se estes recursos cartográficos existem, eles devem ser estatal, em sites do governo. :roll:
 
Última edição:
Muito obrigada!

Eu encontrei lá muitos mapas (em pdf) e alguns arquivos com dados de SIG:
http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/default_prod.shtm#MAPAS
(na pasta "Disponibilidade")

Eu não sei sobre os territórios que eles representam, vou estudar detalhadamente.

Mas agora eu também preciso os dados cartográficos para as áreas relativamente pequenas em estado SP (áreas de estudo do meu projeto mestrado)

Eu não tenho certeza, que eu posso encontrar lá os dados de SIG para essas áreas (mas vou tentar e estudar toda informação do IBGE).

O que vocês acham, há alguns outros recursos (organizações ou em Internet) onde eu poderia encontar os dados de SIG, e\ou mapas geográficos do Brazil como imagens (por pagamento ou gratuito, agora este é não importante).
 
Última edição:
Lessie, em nível municipal tem várias informações no canal Cidades@, pode ser que a ferramenta WebCart te ajude. Durante meu tempo de serviço no IBGE lidei pouco com mapas (meu serviço era mais com pesquisas), mas tinha a Vera, um dos efetivos (agora chefe da Agência) que trabalhou muito tempo na área de Geociências, especialmente Base Territorial, fez a maior parte dos limites de setor daqui da região de Bauru, aí aprendi um pouco com ela sobre onde achar as informações.

Além do IBGE, tem também o órgão estadual de estatísticas, a Fundação Seade, mas nesse site eu nunca fucei. Fora o Seade, desconheço outros orgãos de estudo no setor em SP.

Em último caso, caso queira maior orientação, recomendo que procure a Agência do IBGE na sua cidade ou região, inclusive para facilitar caso queira comprar algo. Onde mora?
 
Em último caso, caso queira maior orientação, recomendo que procure a Agência do IBGE na sua cidade ou região, inclusive para facilitar caso queira comprar algo. Onde mora?

Muito obrigada, Olórin!! Você ajudou me muito! Eu vou estudar sua informação detalhadamente.
Eu moro em Campinas, estudo na Unicamp, e preciso as mapas por duas áreas relativamente pequenas perto de Campinas e perto de Presedente Prudente (estas áreas do meu trabalho no projeto mestrado).
Eu vou estudar toda informação que você deu, e depois vou procurar a Agência do IBGE deste região.
 
Muito obrigada, Olórin!! Você ajudou me muito! Eu vou estudar sua informação detalhadamente.
Eu moro em Campinas, estudo na Unicamp, e preciso as mapas por duas áreas relativamente pequenas perto de Campinas e perto de Presedente Prudente (estas áreas do meu trabalho no projeto mestrado).
Eu vou estudar toda informação que você deu, e depois vou procurar a Agência do IBGE deste região.

Ah, entendi. Essas informações que você quer normalmente são um pouco difíceis, mas como houve Censo há pouco tempo, você deverá ter sorte.

De qualquer forma, segue o telefone e endereço da AG/Campinas:

AGÊNCIA CAMPINAS
Endereço: RUA BOAVENTURA DO AMARAL, 526 / CENTRO - CAMPINAS
Cep: 13015-191
Telefone: (19)3234-6257 / (19)3234-5752 / (19)3234-6559
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo