• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mapas de Arda na 1ª Era

Meneldur

We are infinite.
Usuário Premium
Não é incomum vermos em fóruns tolkienianos na Internet vários mapas buscando retratar Arda completa, principalmente na 1ª Era. Só que a maioria desses mapas vem com vários erros. Vejamos por quê.

Pra começar, um mapa que eu já vi algumas vezes por aí:
attachment.php

Vejamos alguns erros principais dele:

  • O mapa, como diz o nome, se propões a fazer um estudo de Arda através das eras. Por isso, coloca juntas áreas que nunca existiram ao mesmo tempo! Almaren, por exemplo, sumiu do mapa muito antes de Númenor, as Montanhas de Névoa ou mesmo as Duas Árvores e Valmar aparecerem. A intenção foi boa, mas acaba confundindo a cabeça do leitor.
  • A forma de Númenor está totalmente desenhada por Tolkien. Como sabemos pelo mapa que Tolkien desenhou, Númenor tinha a forma de uma estrela. O mapa deve ter sido feito antes da publicação dos Contos Inacabados, ou o autor do mapa não deve tê-lo lido, pois o mapa de Númenor está presente no livro.
  • A posição das localidades em Valinor é totalmente estranha. Valmar está proporcionalmente bem distante das Duas Árvores, e bem mais distante de Taniquetil que se poderia imaginar. Além disso tudo, o mais estranho é o caso de Formenos. Em todas as descrições do Silmarillion, a fortaleza é descrita como "ao norte". No entanto, está bem no meio de Valinor, ao sul de Valmar!
  • Beleriand ficava a oeste de Eriador, nesse mapa está a noroeste, quase a norte. Podemos ver que isso é um erro: quem tem o mapa do Conrtos, veja a localização da ilha de Himling, bem a oeste de Eriador. Se a posição de Beleriand fosse como mostrado, a ilha ficaria bem mais ao norte, pois a colina de Himring (que originou a ilha, está bem ao norte no mapa.
  • Enfim, o mapa de um modo geral não combina nada com os esboços que Tolkien fez. Esses esboços acompanham um texto chamado Ambarkanta, que trata da forma da Terra. Falei sobre esse texto e postei todos os mapas que o acompanham aqui, ó: http://forum.valinor.com.br/showpost.php?p=2009642&postcount=44. Deem uma olhada principalmente no Map V!

Agora vejamos um outro mapa (esse eu já vi em muitos lugares): http://galeria.tolkienianos.com/details.php?image_id=2316 . COmo esse mapa sobrepõe dois mapas dos livros, não há problemas com imagens, localizações e coisas do tipo: o principal problema é a escala. Beleriand nesse mapa está muito maior do que devia ser! Novamente, pegue o mapa do COntos e veja a localização de Himling. Bem diferente da localização se a colina de Himring fosse onde está no mapa, certo? Uma vez eu fiz uns cálculos aproximados e cheguei a conclusão de que a largura de Beleriand seria mais ou menos a mesma de Eriador (usei Himring como referência).

Como o Ilmarinen disse uma vez num post por aí, esse erro de escala provavelmente se deu porque o autor do mapa pensou que a escala do mapa do Silmarillion fosse a mesma do mapa do Senhor dos Anéis.

Eu só conheço um mapa mais fiel às obras. É aquele da Karen Wynn Fonstad, autora do Atlas da Terra-média. Trago alguns dos mapas dela pra vocês:

Mapa de Arda na Era das Árvores:
attachment.php

Mapa de Arda durante a Segunda Era:
attachment.php

Como dá pra ver, são bem fiéis aos desenhados por Tolkien no Ambarkanta.

Agora sim tá pronto.
 

Anexos

  • Middle-earth and the Undying lands-1280.jpg
    Middle-earth and the Undying lands-1280.jpg
    397,4 KB · Visualizações: 1.625
  • first_age_of_arda.jpg
    first_age_of_arda.jpg
    206,1 KB · Visualizações: 1.724
  • the second age of arda.jpg
    the second age of arda.jpg
    198,8 KB · Visualizações: 1.456
Última edição:
Muito bom, sou péssimo em geografia histórica da terra média, muito obrigado pelos esclarecimentos, ja encontrei muitos mapas em diversos sites, mas é dificil saber se estão levando em consideração algum tipo de escala, principalmente em mapas que pretendem mostrar regiões pouco descritas nos livros do professor, ou constituir uma espécie de "Mapa Mundy".
 
Esse mapa já confundiu muito a cabeça de muita gente com certeza. Mas ele ainda não deixa de ser bonitinho e bem-intencionado. :)

E o outro tem um terrível erro de sobreposição. Mas eu acredito que já fizeram um mapa sobreposto com os valores corretos, não?
 
Eis um Nolyon ensinando seu Mestre. Meneldur, parabéns pelo tópico e pelo empenho. :clap:
 
Gostei especialmente do último mapa. E salvei aqui! :mrgreen:

Sempre achei que Númenor ficasse em uma latitude maior.
 
Eu nunca tinha parado pra analisar os mapas assim...na verdade..os unicos que vi..foram os dos livros...hehe, ótimo post.
 
Que bom que gostaram do tópico!
O Neithan mandou um presentinho pra vocês:
attachment.php

O mapa é do Atlas da Terra-média também. O que está mais acima mostra Arda na época das Lâmpadas. O outro mostra Arda entre a ida dos Valar até Valinor e o despertar dos elfos.

Agradeçam ao Neithan.:mrgreen:
 

Anexos

  • Lamparinas.jpg
    Lamparinas.jpg
    256,7 KB · Visualizações: 1.172
Esse segundo mapa é bem pouco detalhado, por ser de toda a TM ainda na primeira era. Não conseguimos ver nem mesmo o Anduin e o Sirion. É mais para ter noção de como era a TM ainda plana.
 
Pelo visto tu não leu as Regras do Fórum (então leia, cuidadosamente):

Pirataria: Não é defensável termos tópicos e posts sobre pirataria no Fórum. Isso seria uma conivência oficial do Fórum (e por conseqüência da própria Valinor) com a pirataria. Isso independe das nossas posições pessoais com relação à pirataria. O que estamos decidindo é a opinião e a postura da Valinor e do Fórum Valinor quanto ao assunto e, olhando por esse prisma, não temos sequer como pensar em outra opção a não ser condenar veementemente a prática.

Portanto a instrução oficial da Valinor (seja Fórum, listas de discussão ou homepage) é: somos completamente contra a pirataria e defendemos os direitos autorais, segundo as leis brasileiras. Desse modo, evite expressões relacionadas e especialmente a divulgação de material pirata disponível na web.
 
Interressantes mapas, mas sei que existe uma quantidade bem bacana de material para o RPG do SdA e existem alguns mapas, esses mapas não trazem tal detalhamento ou são deveras direcionados para o RPG SdA? Não trazendo assim nada do mundo envolta da Terra Média, nem de antes da terceira era?
 
Slagueiro-homem, grande parte dos dados de RPG são inventados. Daí é raro encontra mapas ou coisa assim confiáveis de RPG.
 
Para falar a verdade quando analisei Arda pela primera vez, minhas espectativas foram todas por agua a baixo...porque em questao de descriçao da terra media nos livros eu nunca prestei atençao de fato, mas quando descobri que Aman é pro oeste, meumundo caiu...isso faz tempo mas é verdade o fato de que sempre vejo erros nos mapas que descrevem Arda na net
 
Excelente tópico mesmo, tira muitas duvidas com relação aos mapas :D
Pessoal, onde na internet posso achar alguns mapas detalhados alem dos apresentados aqui ?
Grande abraço a todos o/
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo