1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

MAPA FANTASMA

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Zuleica, 14 Fev 2008.

1. Zuleica

Zuleica Usuário

Assunto: LITERATURA ESTRANGEIRA-FICÇAO CIENTIFICA - Autor: JOHNSON, STEVEN
    A Indicação é da
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    e o lançamento está previsto para 18 de fevereiro. A tradução é de Sérgio Lopes.
    Os cientístas podem se equivocar. Como pessoas que costumam convencer, eles oferecem dificuldades a quem pretende convence-los a reconsiderar.
    [align=center]
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    [/align]
    Londres, 28 de agosto de 1854. Era verão, a cidade tinha um mau cheiro insuportável, resultado do amontoado recente e desorganizado de mais de dois milhões de seres humanos e seus dejetos. Em um bairro pobre da nova metrópole, Sarah Lewis aproveitou que o seu bebê de seis meses dormira, depois de horas de choro e diarréia, para colocar de molho os panos usados pela criança doente. Após a limpeza, despejou a água em uma fossa em frente à sua casa. Ela mal podia imaginar, mas começava aí uma das grandes chagas da história da cidade.
    Uma epidemia de cólera se espalhou pelos arredores em um ritmo avassalador, matando mais de 500 pessoas em apenas dez dias. Nesse mesmo momento, dois homens iniciariam uma jornada científica em busca do mal causador da praga.
    O paradigma da época era a chamada teoria do miasma, que apontava o ar "sujo e contaminado" como o grande transmissor das doenças que de tempos em tempos atacavam os londrinos. Para um médico e cientista da época chamado John Snow, no entanto, a teoria não convencia. A partir dessa premissa, Snow passou a suspeitar da transmissão pela água. Defendeu teses que foram motivos de deboche nos principais jornais da cidade, mas que acabaram por convencer um padre local, Henry Whitehead, alarmado com a morte desenfreada do seu rebanho.
    Na forma de um thriller científico, "O Mapa Fantasma" narra a história da luta desses dois homens contra o cólera. Sem contar com instrumentos microscópicos capazes de identificar a origem da doença, Snow e Whitehead enfrentaram uma mentalidade científica tão disseminada quanto equivocada, bem como políticas públicas que, em vez de solucionar, alimentavam o problema. Hoje, graças às experiências do dr. Snow e a perseverança do padre Whitehead, dejetos humanos e água potável seguem caminhos distintos nas grandes cidades do planeta. E a revolucionária vida urbana das metrópoles que caracterizaria os tempos modernos pôde florescer.

2. Anica

Anica Usuário

Eu li algo sobre o livro na Veja e fiquei com muita vontade de ler. Mas sabe, eu não sei se o livro se enquada em ficção científica, não. :think:

3. Zuleica

Zuleica Usuário

Anica, eu também fiquei surpresa com a classificação, por isso, a coloquei em destaque. Esse eu pretendo adquirir.

4. O que seria? Romance?

5. Anica

Anica Usuário

Eu diria que se enquadra mais no Romance histórico, já que se baseia em eventos reais e personagens reais. =]

6. Anica

Anica Usuário

Trecho do livro:

7. Zuleica

Zuleica Usuário

Estive na Livraria Cultura que é
    conforme o destaque. Submarino.com também. Nas especificações técnicas está como: História do Sec. XIX; Ciência. Penso que a intenção deles com essa classificação é não setorizar o livro. Steven Johnson é formado em Semiótica e Literatura Inglesa. Ele é considerado pela crítica um 'ás' em prender a atenção do leitor. Por isso talvez a ênfase e classificar dessa forma.

8. Artanis Léralondë

Artanis Léralondë Ano de vestibular dA

Pois é...:gira:

este livro é baseado em fatos reais ou não?? ^^'

9. Anica

Anica Usuário

Eu acho que pisaram na bola. Pode ser por ignorância do conteúdo (o que acho estranho, visto que todo livro apresenta uma resuminho básico na orelha), seja por alguma estratégia de venda, o fato é que vendem a obra como algo que ela não é. É só dar uma olhada ali no preview para perceber que não tem nada de sci-fi na história.

10. imported_Cabal

imported_Cabal O Poeta Aprendiz

Mas quem sabe classificando assim eles vendem mais, essa pode ser uma jogada, se coloca como Romance Histórico pode ser que não venda muito, se colocar como Ficção pode vender mais. Vou procurar esse livro, parece bem interessante. E aninha, aquilo alí foi só um trecho ? rsrsrsrs.

Compartilhar