1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Mapa de Valinor

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Ingwë, 5 Nov 2004.

  1. Ingwë

    Ingwë Usuário

    Existe?

    Se não, poderia ser feito um através das descrições do Silmarillion?
     
  2. Pandatur

    Pandatur Usuário

  3. Ingwë

    Ingwë Usuário

    Bacana esse mapa de Arda! Mas estranhei Eriador tão ao sul de Beleriand. Me parece que no mapa de O Senhor dos Anéis as Ered Luin ficam mais para o leste que para o norte de Eriador.

    Tá esquisito, não?
     
  4. Felagund

    Felagund Well-Known Member

    ñ acho eu tenho o atlas da TM e é bem normal pelo livro
     
  5. Ingwë

    Ingwë Usuário

    Olha a diferença para este mapa:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Este é do site Dúvendor e me parece mais correto.
     
  6. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

  7. Ingwë

    Ingwë Usuário


    Esse mesmo que eu estava falando que ficou meio esquisito, com Eriador muito ao sul de Beleriand. Os elfos não cruzaram as Ered Luin em direção ao Oeste quando chegaram a Beleriand pela primeira vez? E nesse caminho eles não cruzaram o Anduin? Pois é. Nesse mapa de Arda isso seria impossível, pelo menos sem fazer um desvio de centenas de quilômetros.

    Reparem no mapa que eu postei acima que as Montanhas Azuis ficam exatamente a oeste de Eriador, e não a noroeste, como nesse mapa de Arda. O mesmo se verifica no mapa do SdA.

    Então se Beleriand foi submersa, não existia antes do fim da primeira era o golfo de Lûn, a baía de Belfalas e todo o litoral da terra média na terceira era.

    Então, desculpem, mas acho que quem fez esse mapa de Arda pirou na batatinha.
     
  8. Felagund

    Felagund Well-Known Member

    O mais esquisito desse mapa é numenor, ela é uma ilha normal ñ é em forma de estrela
     
  9. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Bom, antes de mais nada, temos de ter em conta que Tolkien nunca deixou material desenhado sobre onde se localizava Beleriand em relação ao resto da Terra-Média. Tudo o que podemos fazer - o que esse autor fez - foi uma conjectura. Está mal feito? Não. O que aí se apresenta é uma possibilidade. Beleriand podia sim ficar dessa maneira em relação a Eriador.

    As Montanhas Azuis situam-se a Oeste da Terra-Média na 3ª Era - Tolkien deixou-nos material sobre esse facto. Outro facto: durante a Guerra da Ira, as batalhas entre os exércitos dos Valar e os de Morgoth desfigurou a terra na zona de Beleriand de tal maneira que esta se acabou por afundar, o rio Sirion desapareceu e do Gelion apenas sobrou uma pequena corrente de água, todas as belas cidades élficas dos Noldor desapareceram sobre as ondas do mar, e as Montanhas Azuis foram irremediavelmente desfiguradas. Ou seja, durante a 2ª e 3ª eras, as Montanhas Azuis ficavam como nos é mostrado no mapa de Tolkien; na 1ª Era elas eram muito diferentes, maiores, e disposta de maneira diferente.

    E você disse algo muito errado no seu post:

    Isso não é verdade. A baía de Belfalas e o litoral da Terra-média existiam na 1ª Era como existiam na 2ª e 3ª. Existem referências à baía de Belfalas em O Silmarillion. Beleriand era uma região, pelas próprias palavras do autor das obras: "situada na antiga costa noroeste da Terra-Média, a sul do estuário do Drengist e todas as terras interiores a sul de Hithlum e a leste, até ao sopé das Montanhas Azuis. Beleriand foi destruída na convulsão no fim da primeira Era e invadida pelo mar, de modo que só restou Ossiriand (Lindon)."

    Ou seja, Beleriand situava-se na antiga costa noroeste da Terra-Média, ou seja, a oeste e norte de Eriador, e dela apenas restou a zona de Lindon. Olhe novamente para o mapa do Fëanor e verá que esse mapa é plenamente justificado por esta descrição e muitas outras feitas nos livros de Tolkien.

    Quem "pirou da batatinha" foi o autor deste mapa:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Ou talvez o seu objectivo com este mapa fosse outro e você não tenha compreendido.
     
  10. Felagund

    Felagund Well-Known Member

    Só pra deixar claro esse ñ é o mapa do Atlas da TM
     
  11. Ingwë

    Ingwë Usuário

     
  12. Imadofus

    Imadofus Banana Hammock!

    Eu uso como referência
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    mapa, do Atlas da Terra-média (aliás, eu sempre uso o Atlas como referência)


    Décimo, o que você esquece é que existe muito mais de Terra-média além de Eriador. Na Primeira Era, Eriador ficava no "meio-oeste-um-pouco-pro-norte" da Terra-média. Aquele mapa realmente pôs Beleriand muito a norte, ao meu ver. Afinal, pode-se ver que na Terceira Era, ainda há um resquício das Montanhas Azuis no oeste da TM. E lembre-se que Tolkien diz que os Eldar passaram pelo Anduin e pelas Hithaeglir a caminho de Beleriand.

    Realmente. Beleriand está grande demais.
     
  13. Felagund

    Felagund Well-Known Member

    Esse mapa são antes ou depois do fim de numenor?
    Pq depois de numenor a terra se arredondo e no atlas parece q as terras "esticaram" então esse pode ser verdadero
     
  14. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Bom, o que você diz no geral está certo: esse mapa apresenta visivelmente muitas impossibilidades e incoerências. Mas o factor principal que quis ressaltar no meu post anterior foi a sua ideia de que Beleriand era antigamente toda a costa da Terra-Média. Isso é visivelmente errado.

    Sim, tenho consciência da extenção da Terra-Média. mas realmente falhei um pouco na minha descrição.
     
  15. Ingwë

    Ingwë Usuário

    Concordo contigo. Realmente Beleriand não era toda a costa da Terra-Média. Mas pelas descrições e pelos mapas de Tolkien, a minha impressão é que ela ficava ao longo de boa parte da costa da região da Terra-Média retratada no mapa do Senhor dos Anéis.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    Para mim parece que o autor desse mapa tentou "encaixar" o mapa do Silmarillion no do Senhor dos Anéis. Não sei se é correto ou não, mas é parecido com o que eu sempre imaginei.
     
  16. Felagund

    Felagund Well-Known Member

    Abaixo do Anduin era mar ñ era?
    realmente o mapa é ruim
     
  17. Eönwë Ð

    Eönwë Ð Arauto de Manwë

    No meu ponto de vista, Beleriand deve se situar um pouco mais ao norte do que nesse mapa. Não, como o 10º disse, tão ao norte como no mapa descrito anteriormente. Porém penso, que a costa da Terra-Média não era tão "coberta" pela costa oeste de Beleriand como retratado. Provavelmente, as Montanhas Azuis restantes na Terrra-Média devem se encaixar de algum modo no começo, ou próximo a ele (e não no meio como no mapa acima) das mesmas que afundaram junto a Beleriand.
     
  18. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    A meu ver o que tentaram fazer com esse mapa foi expor uma teoria de como poderia eventualmente ser Belriand em relação à Terra-Média. No entanto, acho que existem provas suficientes deixadas por Tolkien, quer em desenhos quer em descrições, de que essa teoria está errada. Quando a mim, sempre imaginei Beleriand, quando iniciei a leitura do livro, a meio a noroeste de Eriador...
     
  19. Eönwë Ð

    Eönwë Ð Arauto de Manwë

    Concordo com você 10º. E penso do mesmo modo quanto a posição de Beleriand, como me expressei no post anterior.
     
  20. Ingwë

    Ingwë Usuário


    Concordo que Beleriand está muito grande nesse mapa e não acredito que chegava a ficar ao longo de toda a costa como aparece lá. Como eu disse, o mapa é parecido com o que eu sempre imaginei, não igual. É mais parecido do que naquele mapa de Arda.

    Mas quem garante que na Primeira Era a foz do Anduin ficava no mesmo local?
     

Compartilhar