• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mapa da Terra-Média

Meio-Elfo

Usuário
Até onde sei, há dois mapas da Terra-Média: o da primeira era (que está publicado no O Silmarillion) e o da segunda e terceira (no O Senhor dos Anéis). Angband não aparece no mapa da primeira era, por isso sempre achei que o mapa seria uma visão do fim desta era, já com Angband destruída. Mas estava errado.

Fala-se que houve inundações na Terra-Média no fim de Angband, mudando o mapa. Mas minha pergunta é: O quanto foi inundado para que os dois mapas se diferenciem tanto em seu interiorl???

Só para lembrar, no O Silmarillion, pag. 321, está dito: "Pois tamanha foi a fúria daqueles adversários, que as regiões setentrionais do mundo ocidental se partiram, e o mar invadiu com estrondo muitos abismos, e houve confusão e enorme barulho. E rios pereceram ou descobriram novos leitos, e os vales foram elevados, e as colinas, arrasadas; e o Sirion deixou de existir."

De acordo com o que está dito acima "as regiões setentrionais do mundo..." mudaram. Mas comparando os mapas, praticamente toda a terra que existia foi inundada, sobrando apenas um pedacinho das Ered Lindon, as Montanhas Azuis.... estou certo neste ponto??
Dessa forma, toda Terra-Média que conhecemos na terceira era fazia parte do mundo oriental????
E o que aconteceu com os povos durante a Guerra da Ira? Sobreviveram aos temporais, terremotos, maremotos, inundações e vendavais?

Quanta dúvida....

Talvez já exista esse tópico, mas não o achei. Bom, se houver, avisem-me.
 
Eita, quanta pergunta. Bom, vamos lá.
Os continentes foram inundados por casua do poder do Exército dos Valar. Tamanha era sua força de destruição que destruiu toda Beleriand. Quando entrou em colisão com o exército de Morgoth (que não era pequeno) foi suficiente pra detonar tudo. E Eriador e as terras a leste já existiam na época da Primeira Era, só que a única parte citada foi Beleriand, onde os elfos viviam, e era o extremo oeste da Terra Média.
Os povos da Terra média devem ter lutado na Guerra da Ira...mas acho que eles estavam na Ilha de Balar....disso eu não tenho certeza.
 
Quanto aos povos, acho que sobreviveram sim...
No mapa do Silmarillion, a cedeia de montanhas ao leste é a mesma cadeia mais ao oeste da terceira era.
 
Então realmente a Terra-Média da terceira era ficava no mais para o leste.
Quer dizer que o único ponto comum entre os dois mapas era a parte meridional das Ered Lindon (montanhas azuis)?

Em algum lugar fala do que aconteceu com os povos durante a Guerra da Ira?
 
Não, mas com certeza eles fugiram quando viram que a guerra era grande. No momento que eu visse que estava acontecendo uma guerra entre os dois mais fortes exércitos do meu planeta, eu fugiria na hora. Lembre-se que a guerra deve ter durado anos.
 
Sim. As Ered Lindon é tudo o que sobrou da antiga Beleriand.
E eu tenho quase certeza que os povos se refugiaram na Ilha de Balar e nos seus arredores, pois era lá que Cirdan, Gil-Galad e os sobreviventes de Gondolin viviam.
 
A duração da Guerra da Ira já foi discutida neste Fórum. Do HoME 11 dá para calcular que ela durou uns 40 anos. Eu tentei calcular mas não lembro o número exato, tem mais de uma linha do tempo lá. Dava tempo para o povo ir fugindo nesse tempo todo.
 
Realmente a localização de Angband foi algo que me incomodou muito durante a leitura de O Silmarillion, eu achava que eu é que era muito burro ou muito cego pra não achar Angband no mapa.
Bem interessante esse mapa que o Fëaruin Alcarintur postou, eu também tinha curiosidade sobre o Reino de aman e a passagem de Helcaraxe
 
Valeu Fearuin!
Acabei de descobrir onde diabos ficava Cuinieven, o lago onde os elfos acordaram. E me matava de procurar e nunca achava :D
 
Angband está ao norte do mapa, depois daquele deserto, Ard-galen ou Anfauglith, que aparece no topo do mapa.
 
Eu játenho esses mapas salvos juntos com as minhas outras figuras tolkienianas. hehe

Se vc reparar, no momento que acaba o mapa de Beleriand, começam as Thangorodrim.

Ninguém sabe quem fez esses mapas?
 
Não sei quem desenhou, mas esses mapas são certamente baseados nos diagramas que acompanham o Ambarkanta (HoME IV). As semelhanças são muito grandes.

---

Edit: Esses mapas são do Atlas de Middle-earth.
 
Ahn... Vou fazer uma pergunta agora, acho que tem um pouco a ver com o tópico.
Beleriand foi totalmente destruída, engolida pelo mar, ruída, arrasada, certo?
O que sobrou foram as Ered Luin e Lindon certo?
Então que diabos é aquela ilhazinha "Himring"?

Será que o Tolkien, detalhista que era, ia deixar uma ilha sem dar informação alguma sobre ela? Ela fica mais ou menos a noroeste de Lindon, peguem o mapa do SdA pra ver... A minha teoria é que ela é Tol Morwen...

*SPOILER*
No trecho que fala sobre o último encontro de Húrin e Morwen, quando esta morre, Húrin a enterra junto ao túmulo de Túrin e Níniel. Há uma passagem falando, não sei com as palavras exatas, que Tol Morwen permaneceu para sempre sobre o mar, mesmo depois do mundo mudar.

Será? :o?:
 
Não... Himring existia durante a Primeira Era. Dá uma olhada no Silma, ficava na região aonde o Maedhros dominava. Quando Beleriand afundou o pico da montanha ficou acima do mar.
 
Fëaruin Alcarintur disse:
Esses dois mapas aqui eu gosto bastante, e dá pra ter uma boa idéia do Reino de Arda.
http://www.valinor.com.br/imagens/mapas/first_age_of_arda.jpg

http://www.valinor.com.br/imagens/mapas/second_age_of_arda.jpg


dê uma olhada.

Obrigado, cara... me lembrei destes benditos mapas depois de ter postado este tópico...

Bom, agora as coisas estão mais claras.
Só falta esclarecer para onde os povos foram durante a Guerra da Ira.
Como foi dito por Nemesis, eles poderiam ter ido para Ilha de Balar. Mas também podem ter fugido para o leste. E se foram para o leste não houve conflitos com os homens orientais que lá viviam?
 
Fëaruin Alcarintur disse:
Meio-Elfo disse:
E se foram para o leste não houve conflitos com os homens orientais que lá viviam?

Nem tanto, pois eles provavelmente estavam assustando com as convulsões do Noroeste do mundo.

bom Fëaruin vc fala isso por inferência ou existe algo contando? Caso não tenha nada escrito, o que vc disse pode ser provável, mas lembra-se dos orientais em Dór-lomen? Eles eram prá lá de maus. Pode ser também que os Valar tenham ajudado, em algum aspecto, na mudança dos povos... agora que me dei conta dos coitados dos anões... pobrezinhos devem ter ficado furiosos em sair de seus palácios subterrâneos.... :)
 
Meio-Elfo disse:
bom Fëaruin vc fala isso por inferência ou existe algo contando? Caso não tenha nada escrito, o que vc disse pode ser provável, mas lembra-se dos orientais em Dór-lomen? Eles eram prá lá de maus. Pode ser também que os Valar tenham ajudado, em algum aspecto, na mudança dos povos... agora que me dei conta dos coitados dos anões... pobrezinhos devem ter ficado furiosos em sair de seus palácios subterrâneos.... :)

Bom... de um jeito ou de outro deve ter sido uma correria e tanto... dhehehehehehe!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo