1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Mapa da Terra média

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Carlos Puccini, 6 Jan 2015.

  1. Carlos Puccini

    Carlos Puccini Usuário

    Olá, estou lendo o Silmarillion novamente, depois de ter lido à 10 anos atras. É um livro que cada vez q lemos, descobrimos novas coisas. Estou na dúvida de onde o mapa de Beleriand (onde ocorre as histórias de O Silmarillion) se encaixa com o mapa de O Senhos dos Anéis e O Hobbit?
     
  2. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Olá, o mapa que aparece em SdA é o que restou após a guerra da Ira e do afundamento de Númenor por Eru. Originalmente o mapa total seria algo assim:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Entretanto esse mapa do Silma já é uma geografia modificada em relação aos distúrbios de Melkor com a derrubada de Ormal e Illuin.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    Última edição por um moderador: 6 Jan 2015
  3. Carlos Puccini

    Carlos Puccini Usuário

    Última edição por um moderador: 6 Jan 2015
  4. Deriel

    Deriel Administrador

    Movi o tópico pro Obras e tomei a liberdade de anexar as imagens citadas, pra que não se percam no futuro =]
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  5. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

  6. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Por isso que digo "seria algo assim" (não que é) mais pelo valor didático pra quem tem apenas os livros SdA e Silma (na escola aprendemos também com mapas distorcidos em relação a escalas quando não havia projeções em globo). É uma sobreposição econômica para dar uma idéia mais acessível do que comprar o livro de atlas porque a pessoa poderá usar os livros que tem XD
     
    Última edição: 6 Jan 2015
  7. Carlos Puccini

    Carlos Puccini Usuário

    Muito esclarecedor.
    Obrigado por acabar com minhas dúvidas.:joinha:
     
  8. Eferos Masopias

    Eferos Masopias Senhor dos Pastéis

    O mapa postado pelo
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    sugere que Beleriand estava ao oeste de Eriador? Não sabia que isso poderia ser possível. Sempre a vi ao norte, meio noroeste.
     
  9. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Beleriand também é oeste do mundo porque era para lá que se direcionou a marcha dos elfos. Na verdade, o ponto mais a oeste das terras (Thingol ficou pelo caminho).

    Eu mesmo preciso ser menos exigente com o Atlas porque ele faz com a geografia aquilo que o Silma faz com a história extraindo uma ordem e construindo um livro "artificial" a partir de material espalhado com uma proposta baseada no que todas as obras sejam um trabalho completo, homogêneo e preciso. Isso não é verdade.

    Quanto mais conteúdo do HoME e do Silma maior a representatividade das lacunas e idéias de Tolkien. Qual seria o status mais oficial, um mapa nos livros de SdA e O Hobbit ou um do Silma e HoME? Houve algum tipo de conciliação e revisão entre os mapas da parte do autor? Qual o peso da falta de descrição nos eventos da Guerra da Ira e da mudança da geometria do mundo por Eru em relação aos mapas? Que tipo de explicações em relação as distorções de tempo e espaço do mundo antigo existem para garantir a evolução dos contornos das terras em tal e tal posição (porque simples palavras distorcem o espaço no mundo antigo). "E no entanto estava na música". Como o tempo também (não só espaço) é esquisito no Silma e como isso se encaixa na evolução das terras?

    O atlas também é usado para informar de maneira geral e não bitolada. Existem as indicações mais ou menos confiáveis, mas em relação a dimensões e perspectiva ele combina com o mapa da Europa que é comumente desenrolado de leste para oeste. Projetado inclusive para ter aparência antiga cheia de abaulamentos e incorreções imprecisas como os mapas de navegação.

    Quando se fala em perspectiva de mapas algumas coisas devem ser consideradas, nem sempre um mapa é mostrado na forma mais comum. Em alguns mapas a Austrália aparece de cabeça pra cima e o resto do mundo de cabeça pra baixo. Penso que principalmente na época de Tolkien devia haver ainda maior variedade na exibição de mapas que hoje. E miúdos, são desenhos visando aproveitar melhor o espaço de página sem demasiado compromisso geográfico com pontos cardeais (que no próprio Silma e Home não são tão nítidos quanto se pensa).
     
    Última edição: 7 Jan 2015
  10. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Seria a oeste de Eriador sim, basta ver a posição da ilha de Himling no mapa do Contos Inacabados com a posição de colina de Himring em Beleriand.
     
  11. Carlos Puccini

    Carlos Puccini Usuário

    Na verdade, a posição correta de Beleriand seria a Noroeste.
     
  12. Finarfin

    Finarfin Usuário

    Noroeste da Terra-média. Oeste de Eriador.
     
    • Gostei! Gostei! x 1

Compartilhar