• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mãos de um rei são mãos de um curador

Re: Mãos de um rei são mãos de um curador.

muito, muito interessante mesmo!

esse povo é arretado mesmo!

obrigada por compartilhar essa informação com a gente, cali!

:abraco:
 
Re: Mãos de um rei são mãos de um curador.

É diante da descrição que Tolkien faz nesse último trecho citado que eu vejo como "mágicos" os poderes de Aragorn. Porque só as ervas não poderiam trazer aquela brisa que é descrita. Enfim. Interpretação pessoal.


Para mim é só sabedoria/conhecimento sobre as ervas mesmo, lembrando que muitas coisas que eram tido "mágica" pelos hobbits não passava de um simples aplicação de algum conhecimento.
 
Re: Mãos de um rei são mãos de um curador.

Para mim é só sabedoria/conhecimento sobre as ervas mesmo, lembrando que muitas coisas que eram tido "mágica" pelos hobbits não passava de um simples aplicação de algum conhecimento.
Bem, como eu já tinha dito. Tudo não passa de interpretação pessoal minha. Mas eu não consigo ver como efeito da erva uma brisa das montanhas...
 
Re: Mãos de um rei são mãos de um curador.

Acho que tem gente aqui querendo virar moderador... :hihihi:

Logo que cheguei no tópico pensei em Aragorn.
E tbm concordo que Tolkien não carregava a Bíblia nem calhamaços de contos e tradições antigas das civilizações da Europa.

Mas de fato, ele queria juntar todas essas características em um conto único.
O que não impede que ele tenha separado alguns trechos que gostasse mais para aplicar aos personagens mais importantes.
 
Re: Mãos de um rei são mãos de um curador.

Bem, como eu já tinha dito. Tudo não passa de interpretação pessoal minha. Mas eu não consigo ver como efeito da erva uma brisa das montanhas...

A brisa das montanhas não veio de Aragorn, essa é uma influência direta dos Valar, Manwë era o Senhor dos Ventos e da Águias, outra intervenção dos Valar.:yep:
 
Re: Mãos de um rei são mãos de um curador.

Procurei um tópico com esse assunto e não encontrei, perdão se for repetido. Pode ser uma fonte de onde Tolkien tirou a idéia de que as pessoas de Gondor reconheceriam Aragorn por que ele é um curador.
Olha só que interessante:

Durante a Idade Média se acreditava que os monarcas da França e da Inglaterra tinham o divino poder de curar scrófula (inflamação dos gânglios do pescoço), um termo então aplicado a várias infecções e doenças de pele. De fato, um outro nome para scrófula era "king's evil" (ou "Mal do Rei"). O poder para curar scrófula , acreditava-se, descia aos governantes durante a coroação quando eles eram ungidos com os óleos sagrados. Monarcas franceses proclamavam essa habilidade desde o tempo de Clovis em 481 d.C. até Luís XVI, que foi decapitado em 1793. Na Inglaterra, a prática evidentemente começou com o Rei Eduardo o Confessor antes da conquista Normanda e durou até a morte da Rainha Annie em 1714.

David Cofield, artigo "The hands of a King", Beyond Bree, Setembo 1986 [pag. 2]

Muito interessante essa afirmação, realmente na idade média tinha muito ese papo dos reis terem poderes divinos, principalmnete na França e aí devem ter inventado essa fábula para deixar os reis ainda mais "divinos".

Mas não creio que Tolkien tenha se baseado nesse fato, mas é só uma suposição minha.
 
Re: Mãos de um rei são mãos de um curador.

A brisa das montanhas não veio de Aragorn, essa é uma influência direta dos Valar, Manwë era o Senhor dos Ventos e da Águias, outra intervenção dos Valar.:yep:
Bem, mas será que naquele momento ele estava invocando os Valar, ou tudo era fruto das mãos dele?
 
Re: Mãos de um rei são mãos de um curador.

Bem, mas será que naquele momento ele estava invocando os Valar, ou tudo era fruto das mãos dele?

Pra mim nenhum nem outro. Aquilo era uma simples brisa da montanha, e só.
Tolkien só se expressou de uma forma "mágica".
 
Re: Mãos de um rei são mãos de um curador.

Uma coisa vocês deixaram de citar ou lembrar, e que tem muito a ver com a discussão. Explico: Acabaram por esquecer a "Elendil". Combine o conhecimento das ervas que Aragorn tinha e junte com os poderes da jóia élfica e está explicado os dons do guardião. Sem esquecer que essa jóia foi "destinada" a Aragorn, o qual adotou seu nome!
:joinha:
 
Re: Mãos de um rei são mãos de um curador.

Uma coisa vocês deixaram de citar ou lembrar, e que tem muito a ver com a discussão. Explico: Acabaram por esquecer a "Elendil". Combine o conhecimento das ervas que Aragorn tinha e junte com os poderes da jóia élfica e está explicado os dons do guardião. Sem esquecer que essa jóia foi "destinada" a Aragorn, o qual adotou seu nome!
:joinha:


Mas não é citado nada sobre o fato de a Elendilmir de Aragorn ter algum poder especial, pelo que eu sei era apenas uma insígnia pertencente aos herdeiros de Elendil. Aliás a pedra de Aragorn era apenas uma cópia da original, esta sim talvez possuísse algum poder especial, mas estava perdida desde a morte de Isildur, sendo achada muito posteriormente em Isengard, conforme relatado nos CI.
 
Última edição:
Re: Mãos de um rei são mãos de um curador.

Interessante essa provavel "ligação" da bíblia com Tolkien.

Mas fiquei bem em dúvida se era conhecimento adquirido ou dom divino. Poderia, em alguns casos, ser uma "mágica", combinada com os conhecimentos de Aragorn.

Ou simplesmente uma lenda pra elevar Aragorn mais ainda em relação aos outros humanos.
 
Re: Mãos de um rei são mãos de um curador.

Não podemos esquecer que a infusão de Athelas foi apenas uma parte do processo de cura. O mais importante era o fato de Aragorn "chamar os enfermos de volta a vida". A cura de Faramir é descrita como uma verdadeira batalha interna de Aragorn. Isso, na minha opinião é o que indica algum poder desconhecido, talvez realmente divino.
 
Re: Mãos de um rei são mãos de um curador.

Mas não é citado nada sobre o fato de a Elendilmir de Aragorn ter algum poder especial, pelo que eu sei era apenas uma insígnia pertencente aos herdeiros de Elendil. Aliás a pedra de Aragorn era apenas uma cópia da original, esta sim talvez possuísse algum poder especial, mas estava perdida desde a morte de Isildur, sendo achada muito posteriormente em Isengard, conforme relatado nos CI.

Pelo que me lembro da Elessar, do que foi dito em CI, a de Aragorn havia "voltado" à TM por intermédio de Gandalf, que a entregou à(se não me engano...)Galadriel! Enfim, mesmo sendo uma "cópia", tinha ou teria o poder de auxiliar nos procedimentos de cura.

Quanto à batalha pela recuperação de Faramir, mais uma mostra da força de Aragorn, não somente de seu conhecimento e habilidade, mas de seu caráter e autoridade para ser Rei!!
 
Re: Mãos de um rei são mãos de um curador.

Pelo que me lembro da Elessar, do que foi dito em CI, a de Aragorn havia "voltado" à TM por intermédio de Gandalf, que a entregou à(se não me engano...)Galadriel! Enfim, mesmo sendo uma "cópia", tinha ou teria o poder de auxiliar nos procedimentos de cura.



Desculpa ai, é que eu confundi a Elessar, a pedra élfica dada a Aragorn, com a Elendilmir, a estrela de Elendil, que era usada na testa de Aragorn. Foi um ato falho, tio!!! :dente:
 
Re: Mãos de um rei são mãos de um curador.

Acredito que Aragorn conseguia curar daquela maneira graças ao conhecimento obtido nos anos em convivio com os elfos e uma parcela de magia que existia nos descendentes dos homens de Númenor.
 
Re: Mãos de um rei são mãos de um curador.

"Alguma" coisa sempre irão de ter os descendentes dos Reis de Númenor para amenizar a dor e sofrimento de muitos.

Porém não muito grandioso o poder concedido.

Acho que todos os descendentes dos Reis do Oeste irão de ter um poder de cura em suas mãos. Pois o termo "Rei do Oeste" é muito significativo nas obras de Tolkien, como se fosse uma coisa angelical, e alguma amenização para com ferimentos e dores maléficas os Reis descendentes do Oeste hão de ter.
 
Re: Mãos de um rei são mãos de um curador.

Desculpa ai, é que eu confundi a Elessar, a pedra élfica dada a Aragorn, com a Elendilmir, a estrela de Elendil, que era usada na testa de Aragorn. Foi um ato falho, tio!!! :dente:

Nem fala! Acontece comigo direto. Acúmulo de informação!!:dente:

Acredito que Aragorn conseguia curar daquela maneira graças ao conhecimento obtido nos anos em convivio com os elfos e uma parcela de magia que existia nos descendentes dos homens de Númenor.

"Alguma" coisa sempre irão de ter os descendentes dos Reis de Númenor para amenizar a dor e sofrimento de muitos.
Porém não muito grandioso o poder concedido.
Acho que todos os descendentes dos Reis do Oeste irão de ter um poder de cura em suas mãos. Pois o termo "Rei do Oeste" é muito significativo nas obras de Tolkien, como se fosse uma coisa angelical, e alguma amenização para com ferimentos e dores maléficas os Reis descendentes do Oeste hão de ter.

Certamente! Tanto o convívio de Aragorn com os elfos, no caso a tutela de Elrond, seu tempo de exílio e como guardião, e também por intermédio de ser Rei do Oeste.
Isso e com a ajuda dos poderes da Elessar, potencializando as ações de cura, além é claro, a vontade dele fazer o bem!
 
Re: Mãos de um rei são mãos de um curador.

Pelo que me lembro, no livro O Retorno do Rei há uma passagem em que uma senhora que trabalhava na Casa de Cura ao ver Aragorn usar a erva Athelas (sic. não me lembro da grafia correta) para curar Merry e Éowyn, comenta com os outros que Aragorn tinha a habilidade de cura dos antigos Reis de Gondor. Da forma como eu entendi, os antigos Reis conheciam ervas medicinais que possivelmente teriam trazido de Númenor e com o declínio e desaparecimento da linhagem, isso caiu no esquecimento. Não sei se por ser um legítimo descendente ou por ter crescido entre os elfos, mas o fato é que Aragorn conhecia bem sobre essa medicina de seus antepassados e que em Gondor havia a lenda de que os antigos Reis eram curadores.

Quanto à Tolkien, pode ser que tenha buscado inspiração no assim propalado poder divino dos Reis da idade-média, pois com certeza esse período da história e suas mitologias foram a grande inspiração para boa parte de sua obra! Não é a toa que naquela época o Rei era coroado pelo Papa ou pelo mais alto Cardeal da igreja. Era a afirmação de que ele era um legítimo representante de Deus para governar o povo!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo