1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

"Mãos de Cavalo" (Daniel Galera)

Tópico em 'Literatura Brasileira' iniciado por Ronzi, 12 Fev 2008.

  1. Ronzi

    Ronzi Oh, Crap!

    Esse foi o priimeiro livro do Daniel Galera (tradutor de Trainspotting, Pornô e alguns outros livros bons) publicado por uma grande editora, a Cia. das Letras.

    Já havia lido Dentes Guardados e Até o Dia em Que o Cão Morreu em PDF, livros que ele havia publicado pela sua extinta editora Livros do Mal e que me deixaram com aquele sentimento meio assim "Inha mã! Esse cara é bom".

    Foi aí que veio o filme Cão Sem Dono do Beto Brant, que já havia adaptado fantasticamente O Invasor, do Marçal Aquino e acabou dando um up de tabela no nome do Daniel Galera.

    Em Mãos de Cavalo, Galera intercala duas histórias. A primeira destaca a trajetória de um garoto que - dos dez aos quinze anos de idade, metido em suas aventuras de bairro, entre corridas de bicicleta e campinhos de futebol - vive justamente as primeiras descobertas em relação à sua própria identidade. Na segunda, o foco aponta um jovem cirurgião plástico que, ao chegar aos trinta anos depois de uma rápida, árdua e bem sucedida trajetória de estudos e experiências profissionais, começa então a colocar sua escolhas em cheque, bem no momento em que sai para uma longa viagem com um amigo. É claro, e logo se consegue fisgar a isca, que as duas trajetórias pertencem na verdade a uma mesma pessoa. No livro, no entanto, elas são tratadas como quase independentes.

    Eu gosto muito desse autor da <clichê>nova geração de escritores brasileiros</clichê> e gostaria de saber se alguém também curte.
     
  2. nanabehle

    nanabehle Usuário

    RE: Mãos de Cavalo - Daniel Galera

    Olha, Ronzi. Eu gosto de alguns (não li muitos, confesso)... como disse em outro tópico, meus preferidos são o Daniel Pellizzari e o Joca Reiners Terron, mas já li os dois primeiros livros do Daniel Galera (Dentes Guardados e Até o dia em que o cão morreu) e só posso dizer que acho o Até o dia... muito superior aos contos do Dentes guardados. Quero ler o Mãos de Cavalo, sempre falam tão bem. O que tu achou da linguagem dele??
     
  3. Ronzi

    Ronzi Oh, Crap!

    RE: Mãos de Cavalo - Daniel Galera

    Eu achei que está muito mais madura do que "Até o dia...", que óbviamente é mais madura e concisa que "Dentes..." até por que ele é um autor em amadurecimento, mas ele mantém os seus "pras" e "nuns" que muita gente critica, mas eu gosto bastante acho que dá uma linguagem informal aos livros. Ele continua bem direto, conforme suas obras anteriores, mas isso também é bem natural de sua geração mais contemporânea e menos apegada a muitos rodeios nas histórias.

    Resumindo, adoro ele :cheer:
     
  4. nanabehle

    nanabehle Usuário

    RE: Mãos de Cavalo - Daniel Galera

    Vi algumas pessoas reclamando da linguagem, por isso perguntei. Mas não me importo com a coloquialidade, acho que os personagens dele pedem expressões assim.
     
  5. RE: Mãos de Cavalo - Daniel Galera

    Ronzi, Onde vc achou os livros em pdf????
     
  6. Ronzi

    Ronzi Oh, Crap!

    RE: Mãos de Cavalo - Daniel Galera


    Agora só tem o "Dentes...", pois o "Até o dia..." na época ainda não havia sido relançado pela Cia. das Letras e ele deixada disponível para download: http://ranchocarne.org/
     

Compartilhar