• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Manwë

Eönwë Ð

Arauto de Manwë
Muitos acham que Manwë era inútil, ocioso, etc. Eu particulamente não penso deste modo.
Gostaria de saber a opinião de outros. O que vocês pensão em relação a ele?
 
Eu não acho que ele era ocioso, pra mim ele era tipo o capitão de uma tropa, ele manda ou organiza os homens, mas não chega a lutar muito nas batalhase tbm obedeçe a um superior (coronel eu acho). viagei :roll:
 
Manwë errou em algumas vezes, mas não em todas as vezes em que costumam falar. Costumam acusá-lo de meio tolo por ter sido tão "brando" com Melkor, mas ele estava apenas sendo fiel ao propósito de Ilúvatar.

Tolkien fala diretamente sobre esse assunto no Ósankë-kenta, disponível na seção de Textos e Ensaios da Valinor.
 
Mas o "erro" de Manwë em relação a Melkor vem do fato de que Manwë "é isento de maldade e não a compreende". Ele realmente cria que Melkor pudesse se arrepender e "voltar".

Bom, o Tolkien diz na Carta 183 que ele não trata de Mal Absoluto; que ele não acreditava nisso, por ser algo nulo. Se levarmos por esse lado, então Melkor não era absolutamente mal. De fato, os objeitovs iniciais dele era de criar algo só dele; não é um motivo maligno; pelo contrário. Ele queria ser um criador; mas não O criador. A negação a esse desejo fê-lo desviar-se de seu caminho.

Talvez Manwë quisesse tentar curar essa maldade de Melkor; só foi um pouco imprudente, a meu ver, de não realmente consultar os outros Valar que desconfiavam de Melkor, como Tulkas, Oromë e Ulmo.
 
Manwë deu voz a todos os Valar, não? Só que ele era o Rei, a decisão era dele. E eu não ahco que tenha errado, não nesse caso. Manwë, por ser o soberano de Arda, devia ser o primeiro a estar disposto a perdoar sempre.
 
Ah sim; e isso dele ser o soberano, sobre o perdão, que você mencionou, também é verdade.

Só digo porque, pela posição dos outros Valar, como Tulkas, Oromë e Ulmo, que indubitavelmente desconfiavam de Melkor, eles certamente não desaprovavam a decisão de Manwë, mas é bastante óbvio que eles não concordavam com ela. Não totalmente, ao menos. Faltou um pouco de atenção a Manwë, nesse caso, no sentido de questionar essa desconfiança.

Lógico que os desconfiados também têm sua parcela de "culpa" no sentido de não terem ido a Manwë para falar sobre esse assunto.

A decisão de Manwë não foi não-sábia, mas foi ingênua, justamente pelo fato dele ser isento de maldade e não compreendê-la. Não ingênua no sentido de crer que Melkor podia ser salvo, mas ingênua do sentido de ter dado a ele confiança demais, cedo demais.
 
Se Manwë fosse tão inútil e burro como dizem Eru não o teria feito soberano de Arda.
 
Mithrandir o branco disse:
Eu não acho que ele era ocioso, pra mim ele era tipo o capitão de uma tropa, ele manda ou organiza os homens, mas não chega a lutar muito nas batalhase tbm obedeçe a um superior (coronel eu acho). viagei :roll:
Porém muitos acham que ele demorou muito para que mandasse tropas contra Melkor. Esperou que alguem viesse pedir ajuda, que no caso foi Earendil.
 
manwë nao podia partir para a batalha aberta contra melkor, pois devido ao Anel de Morgoth, danos físicos infligidos a melkor refletiam na destruiçao de Arda...

O papel de manwe era em primeiro lugar o de preservar arda e todas as criaçoes que lah existiam e nao de combater melkor pela supremacia em arda...
 
acho que manwë não poderia ser o lider dos valar, tinha que ser um mais forte e obstinado (não a ponto de ser mal como melkor), tinha que ser alguem sábio e as veses impiedoso!... tipo o tulkas!
 
Tulkas?? :o?:

Não, não seria muito bom o Tulkas no comando não.

Manwë era o Rei de Arda e não era à toa. Ilúvatar sabe o que faz.

Apesar de que, eu escolheria Ulmo. :obiggraz:
 
Fëaruin Alcarintur ¥ disse:
Tulkas?? :o?:

Não, não seria muito bom o Tulkas no comando não.

Manwë era o Rei de Arda e não era à toa. Ilúvatar sabe o que faz.

Apesar de que, eu escolheria Ulmo. :obiggraz:

é,, realmente o tulkas não seria um bom governante de aman não!
de acordo com os propósitos de ilúvatar o melhor é manwë. Mas não ,sei se fosse outro que estivesse no poder, se a terra média enfrentaria tantos problemas. Pois foi manwë que teve piedade de melkor quando este estava preso em valinor!
 
Não quando é de vital importância. Ele passa o tempo nas profundezas do Mar porque pode.

Não obstante, ele sempre foi o mais ponderado e esclarecido dos Valar; na minha singela opinião.
 
O unico problema do Manwe era a sua GRANDE bondade, ou a falta de maldade pra compreender os objetivos de Melkor.
No restante ele eh bom, Eru ñ eh bobo de colocar alguem idiota no comando neh
 
Fëaruin Alcarintur ¥ disse:
Não quando é de vital importância. Ele passa o tempo nas profundezas do Mar porque pode.

Não obstante, ele sempre foi o mais ponderado e esclarecido dos Valar; na minha singela opinião.

Mas o Rei deveria estar lá sempre, não apenas quando a situação era urgente. Ulmo era mesmo muito legal, mas ele era do tipo que gostava de estar sozinho, ou em seu próprio território. Não teria como governar Arda de dentro dos oceanos.

E é dito que Manwë é o Vala que melhor compreende os objetivos de Eru. Eu acho que Manwë era um rei perfeito. Chegava a ser tão perfeitinho e certinho que cria antipatia mesmo. :mrgreen:
 
Só pra constar... Ulmo foi o mais instruido por Eru para a confecção da canção e definitivamente o mais atuante para além dos círculos de Aman após o fim da Primavera de Arda (vide o caso de Gondolin).
 
Maglor disse:
Ulmo era mesmo muito legal, mas ele era do tipo que gostava de estar sozinho, ou em seu próprio território. Não teria como governar Arda de dentro dos oceanos.
O poder de Ulmo não se limitava aos oceanos! :pray: Ele é senhor da chuva que cai , das nascentes cantantes e dos rios correntes :amem: ; seu espírito está nas neves eternas no pico das montanhas e abaixo do solo , em imensos lençóis. Pois ele é ULMO, o senhor das Águas! :pray:
Ops, desculpem! acho que exagerei! :gotinha: :lol:
Mas apesar de cabeça-no-ar, Manwe era o "Paladino" (desculpem o termo RPGístico) do grupo, e tinha o maior equilíbrio entra a justiça e a piedade. Por outro lado, bem, ele era o senhor do AR, certo... :lily:
 
Bom, fica claro que tanto Ulmo quanto Manwë quanto Aulë eram igualmente importantes para o Mundo. A Água, o Ar e a Terra. Só faltando mesmo o Fogo........ que fica ao encargo de Melkor, que também era igualmente importante para o Mundo. :lol: :x :lol: :x :lol: 8-)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo