• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Manutenção de Consoles: Histórias

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
https://start.uol.com.br/reportagen...onserto-de-videogames/index.htm#jogos-baratas
Jogos, baratas...
... e outras histórias fumegantes do conserto de videogames


"Cuidado com esse videogame!"


Que atire o primeiro controle na parede quem nunca quebrou um videogame. Podia ser aquele Master System que você ganhou de Natal, e meses depois apareceu com mau contato. Ou um Phantom System que ficou esquecido no armário acumulando poeira? Quem sabe até um console do futuro que virou um tijolo quando o HD parou de funcionar.

Seja qual for o problema, as assistências técnicas estão aí para salvar o meu, o seu, o nosso console ou joystick. O START visitou algumas oficinas especializadas, na cidade de São Paulo, e trouxe o relato de consertos inusitados, panes misteriosas e até tentativas desesperadas de resolver os problemas com soluções caseiras.

Videogame com insetos dentro? Para os técnicos, é só mais um dia de trabalho. Substâncias suspeitas escondidas no console? Eles batem o olho e já imaginam um diagnóstico.

As histórias a seguir aconteceram na Dash Controles, uma loja e assistência dedicada a reparos e personalização de controles, e na Gameteczone, uma loja e assistência especializada em videogames no geral. Os nomes dos clientes não foram divulgados para preservar a identidade deles.



ps4-baratas-web.jpg


Baratas infiltradas

Rafael Lima, 31 anos, passou metade da vida consertando videogames na Gameteczone e já viu de tudo um pouco, incluindo baratas saindo de um PlayStation 4.

"O videogame chegou funcionando, mas estava com mal cheiro e acelerando a ventoinha, um barulho mais alto que o normal", conta.

O mau cheiro foi o que mais chamou atenção. Técnicos mais experientes como ele já reconhecem quando o problema é odor: são grandes as chances de encontrar o ninho de algum inseto dentro.

O cliente ficou na defensiva. A casa em que morava tinha sido reformada, não poderia ter nada estranho ali dentro.

Quando eu tirei a primeira tampa do PS4, saiu barata pra tudo quanto é lado. Vieram uns quatro caras me ajudar a matar

Rafael explica que baratas e formigas adoram ficar perto das fontes dos videogames e criar ninhos por lá devido ao calor. Isso pode acontecer com mais frequência em aparelhos que têm alimentação de energia interna, como o PS4 e o Xbox One S.

A solução foi limpar o PlayStation 4 e trocar a pasta térmica da placa para melhorar o equilíbrio de temperatura.

ps4-caipirinha-web-b.jpg


Se beber, não jogue!


A história a seguir é um relato de Edson Cana, o "caninha", proprietário da Dash Controles:

"Um cliente nosso fez uma festa na casa dele e preparou uma caipirinha, só que deixou cair a bebida no controle de PlayStation 4 enquanto jogava. Ele limpou só por cima, e continuou funcionando. Até aí tudo bem, só que na manhã seguinte o controle nem ligava.

Alguns dias depois ele contou o que aconteceu: o resto de açúcar da caipirinha havia caído no controle, o que atraiu formigas. Quando ele viu as formigas, não pensou duas vezes: aplicou inseticida dentro do controle. As formigas morreram, mas o controle parou de funcionar.

Quando ele trouxe o controle e nós abrimos, o inseticida tinha oxidado tudo por dentro e derretido os contatos dos botões. Nessa hora, o cara não sabia se chorava pelo controle, ou se dava risada da situação, porque derreteu tudo!

E nós, ainda assim, conseguimos consertar. Limpamos e trocamos todas as peças. Demorou uns cinco dias até ficar pronto".
ps4-maconha-web-b.jpg


O presente que virou castigo


Um pai chegou com o PlayStation 4 com defeito. Ele queria consertar o videogame como presente de aniversário para o filho.

Alex Montenegro, um dos sócios da Gameteczone, conta que o problema era no encaixe do HD. "Era um PS4 do primeiro modelo, e não precisa desmontar tudo para trocar o HD. É só abrir uma portinhola lateral, que mostra a gaveta de correr em que fica o HD encaixado".

O técnico que atendeu o pedido percebeu logo que o HD não estava completamente encaixado porque algum corpo estranho obstruía o caminho.

A primeira coisa que o técnico tirou foi um isqueiro, depois um dichavador, e depois uma erva. O pai não acreditou no que estava vendo: o filho escondia maconha dentro do videogame.

Depois da surpresa, Alex diz que o pai ficou tão decepcionado que desistiu de consertar o PS4. Pediu para fechar o console e foi embora.

xbox-gato-web-b.jpg


Controle que faz miau


Caninha, da Dash Controles, lembra que um bom técnico também precisa ter conhecimentos veterinários. Diz ele:

"Depois que customizamos o controle de Xbox One de um cliente, o controle era do filho, ele voltou aqui 'jururu' (porque o controle parou de funcionar), falando um monte. Quando a gente abriu o controle...

Na boa, não tinha pelo dentro, TINHA UM GATO INTEIRO de pelos, que estavam enroscados nos analógicos.

Aí ele começou a falar que brigava mesmo com o filho para não deixar o gato dormir em cima do videogame. Ele tinha um gato angorá, que solta muito pelo. Na época, era período de frio, então o gato dormia abraçado no controle, em cima do console, que era onde fazia calor. No fim, a gente não precisou fazer reparo nenhum, só precisou de uma limpeza e ele ficou novinho.

Depois até dei uma sugestão para ele trazer também o console, porque se o controle estava assim... Cara, parece até que roguei praga, porque uma semana depois ele trouxe o videogame queimado, porque o pelo do gato tampou a saída de ventilação do Xbox One, não tinha mais por onde o console 'respirar'".
wii-suor-web-b.jpg


Todo dia um curto-circuito


Lançado em 2006, o Nintendo Wii foi um fenômeno de vendas, no Brasil e no mundo. Ele não só mudou a maneira de jogar, com seu Wiimote e jogos de esportes, mas também trouxe alguns problemas novos para as assistências técnicas resolverem. Alex, dono da Gameteczone, lembra um caso curioso:

"Vieram o pai, a mãe e o filho comprar um Nintendo Wii. No dia seguinte eles voltaram, dizendo que o Wiimote tinha parado de funcionar. E realmente não estava funcionando. Aí trocamos o videogame para o cliente.

No dia seguinte, voltaram de novo. O mesmo defeito: Wiimote não estava funcionando. Muita coincidência, mas trocamos o aparelho mais uma vez. No outro dia, mais uma vez eles voltaram. Dessa vez com pai, mãe, filho, avô, avó...

Eles reclamando que pagaram por algo caro e que ficava dando defeito. Já queriam devolver o aparelho. A gente ficou espantado, porque era a terceira vez seguida com o mesmo problema.

Bem, pegamos um novo Wii e, dessa vez, deixamos o filho jogando na loja. Ele ficou jogando Wii Sports, que vinha com o console.

Não deu 10 minutos de jogo, e o Wiimote parou de funcionar, simplesmente. A mãozinha que fica na tela desapareceu, e o controle não ligava mais.

Quando eu peguei o Wiimote da mão do garoto, o controle estava encharcado de suor. O garoto tinha um problema com sudorese (suor excessivo) extrema, de jorrar suor da mão.

O suor entrava no controle e criava um curto-circuito no Wiimote. A solução que dei foi: passar a jogar de luvas.

Depois disso, eles não voltaram mais".

Dicas para salvar seu videogame

  • icone-pelos-1561665887331_v2_300x300.jpg


    Mantenha longe do alcance dos pets


    Seus pets podem se sentir atraídos pelo calor do videogame, principalmente no inverno. Ok, é fofo e fica legal no Instagram, mas não vale a dor de cabeça que vem depois: além de bloquearem a ventilação do aparelho, seus gatinhos podem soltar muitos pelos, que vão direto para as entranhas do videogame.

  • icone-brinquedo-1561666837118_v2_300x300.jpg


    Controle não é brinquedo


    Seu cachorro pode achar que o joystick é muito mais legal que os brinquedos que você trouxe do pet shop, mas o resultado pode ser um controle destruído e uma consulta ao veterinário para descobrir se alguém engoliu botões, gatilhos e alavancas.

  • icone-liquido-3-1561668547827_v2_300x300.jpg


    Líquidos são um veneno


    Derramou refrigerante, cerveja ou caipirinha no controle ou em um portátil? Nem tente ligar para saber se ainda está funcionando, porque o líquido pode causar facilmente um curto-circuito no aparelho. O ideal é levar logo para a assistência e realizar uma limpeza com os produtos adequados.

  • icone-alcool-1561669490357_v2_300x300.jpg


    Mas álcool pode ajudar


    Manter os controles limpos é importante para evitar o acúmulo de sujeira, principalmente nas frestas e nos botões. Esqueça a água e utilize álcool isopropílico para manter os acessórios em dia e evitar maiores problemas.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Acho que o maior perrengue que enfrentei foi na abertura de um Master System de um amigo encostado há vários anos, ter levado picada de algumas formigas que estavam morando muito bem lá dentro. Um mini formigueiro bem formado :lol:
 
Bah, no que diz respeito à manutenção dos meus consoles e computadores, eu cansei de queimar coisas sempre do mesmo jeito: ligando fonte 110v em tomada 220v. Eu não sei como é no resto do Brasil, mas aqui no sul as tomadas são praticamente todas 220v. E, graças, hoje em dia quase tudo é bivolt. Mas nos 90 e inícios dos 2000, era estabilizador e transformador pra tudo quanto é lado.

Mas, felizmente, nunca saiu nada de bizarro de dentro dos meus consoles.
 
Bah, no que diz respeito à manutenção dos meus consoles e computadores, eu cansei de queimar coisas sempre do mesmo jeito: ligando fonte 110v em tomada 220v. Eu não sei como é no resto do Brasil, mas aqui no sul as tomadas são praticamente todas 220v. E, graças, hoje em dia quase tudo é bivolt. Mas nos 90 e inícios dos 2000, era estabilizador e transformador pra tudo quanto é lado.

Mas, felizmente, nunca saiu nada de bizarro de dentro dos meus consoles.

Como um dos poucos representantes da eletroeletrônica do fórum, respondendo a sua dúvida não existe e não há a longo prazo qualquer possibilidade de padronização de nível tensão de tomadas domésticas em um único valor como é possível ver nesse quadro que é sempre útil consultar caso precise viajar e esteja portando consigo algum equipamento monovolt.
 
O presente que virou castigo

Um pai chegou com o PlayStation 4 com defeito. Ele queria consertar o videogame como presente de aniversário para o filho.

Alex Montenegro, um dos sócios da Gameteczone, conta que o problema era no encaixe do HD. "Era um PS4 do primeiro modelo, e não precisa desmontar tudo para trocar o HD. É só abrir uma portinhola lateral, que mostra a gaveta de correr em que fica o HD encaixado".

O técnico que atendeu o pedido percebeu logo que o HD não estava completamente encaixado porque algum corpo estranho obstruía o caminho.

A primeira coisa que o técnico tirou foi um isqueiro, depois um dichavador, e depois uma erva. O pai não acreditou no que estava vendo: o filho escondia maconha dentro do videogame.

Depois da surpresa, Alex diz que o pai ficou tão decepcionado que desistiu de consertar o PS4. Pediu para fechar o console e foi embora.

Eu imagino a cara de decepção do pai vendo o PS4 ser aberto e encontrando maconha lá dentro :coxinha:

giphy.gif
 
Acho muito bizarras essas histórias. Eu rio lendo, mas não consigo me identificar com nenhuma.
Já tivemos um Atari, um SNES e um PS1 lá em casa, entre vários irmãos, e nunca nenhum deles estragou nem precisou de qualquer manutenção.
Os consoles mais velhos eram aposentados apenas porque se tornavam obsoletos com a chegada dos mais recentes e eventualmente eram doados às empregadas.
 
Acho muito bizarras essas histórias. Eu rio lendo, mas não consigo me identificar com nenhuma.
Já tivemos um Atari, um SNES e um PS1 lá em casa, entre vários irmãos, e nunca nenhum deles estragou nem precisou de qualquer manutenção.
Os consoles mais velhos eram aposentados apenas porque se tornavam obsoletos com a chegada dos mais recentes e eventualmente eram doados às empregadas.

Se você e seus familiares são cuidadosos com seus aparelhos parabéns!
Mas infelizmente nem todos são assim e quem já trabalhou com manutenção pelo menos uma vez na vida, sabe o quanto está acostumado a pegar coisas muitas vezes em estado totalmente deplorável ou irrecuperável.

E justamente um desses casos é de equipamentos usados em cidades litorâneas com elevada salinidade (além de muita umidade) na atmosfera que acelerou demais a corrosão e mesmo sendo um equipamento novinho, por ter ficado alguns meses guardado numa casa de praia não funcionou mais devido a isso.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo