• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Manuel Bandeira por Mario de Andrade

30PorCento

Usuário
Como disse em algum tópico por aqui há alguns dias atrás, consegui comprar um exemplar original da edição número 107 da Revista do Brasil publicada em novembro de 1924. O motivo da compra foi um artigo escrito por Mario de Andrade sobre Manuel Bandeira que, aparentemente, é difícil de ser encontrado. Por isso, resolvi fazer uma reprodução semi-fac-similar do artigo, que publiquei no Issuu para que todos tivessem acesso. Ei-lo:

http://issuu.com/30porcento/docs/manuel_bandeira_mario_de_andrade
 
Obrigada, Trinta!

Legal como a escrita do Mário de Andrade é atual apesar da linguagem da época.
E quando ele faz, em uma nota, um crítica à forte influência lusitana nas poesias do Manuel Bandeira:

Que o poeta escreveu: "Oito anos faz que te não via" Meu Deus! pois não é tão mais fácil dizer "que não te via".

Me fez lembrar o poema de outro Andrade (e modernista) o Oswald:

"Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro
"

:lol:

No mais, ele próprio, Mário de Andrade era mesmo um poeta:

"Vejam bem: si digo que a tisica forneceu a tinta (ao Manuel Bandeira) não pretendo que fornecesse tambem a pena. Esta, já se sabe, nos poetas sinceros, é talhada numa das plumas que arrancam das próprias asas"
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo