• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mano Cai do Comando da Seleção Brasileira

Quem será o Próximo Técnico da Seleção Brasileira?


  • Total de votantes
    20
Não disse em nenhum momento que o Guardiola criou o sistema, mas sim que foi um dos principais a implantar a filosofia no Barcelona que deu certo, ou seja, quem melhor do que o próprio para trazer essa mesma mentalidade de jogo para a Seleção Brasileira? Ele conhece como funciona e trabalhou assim por anos, tendo hoje a capacidade necessária para implantar isso em qualquer time ou seleção que venha a dirigir.
Mas a questão é essa. Mesmo que o Guardiola queira implementar um jogo de toque de bola, a mentalidade de 99,9999% dos jogadores bons brasileiros hoje é justamente o inverso, é o de segurar a bola e tentar o drible. No máximo um jogador cerebral que saiba dar uma enfiada de bola fantástica, mas não a de passar pro lado com paciência.
Vai colocar Neymar, Robinho, Kaka, Ronaldinho, Bernard, Lucas, etc, pra montar um time que troca passes. Mas NUNCA, nem FUDENDO, que você vai conseguir. Tá no sangue, no DNA, de todos esses pegar a bola e pensar primeiro em dominar, segundo em tentar driblar, e só em terceiro tentar passar. E mesmo assim, a maioria já tenta aquele passe mais complicado, enfiado. A filosofia da Espanha/Barça é a de sempre pensar primeiro em passar, porque o jogador tem a liberdade de pensar na enfiada de bola antes de recebê-la, e só enfiar a bola quando ele percebeu que dá. A importância da base é essa, colocar nas entranhas do jogador o instinto pra fazer esse esquema, depois no profissional se aprimora.
Claro que um jogo SÒ assim ficaria monótono (como eu acho que tem sido grande parte dos ultimos jogos da Espanha), o Messi dá uma bela quebrada nesse conceito ao carregar a bola um pouco mais (ou até muito mais), e aí fica um casamento perfeito.
Não sei se é fácil assim o Guardiola pegar jogadores 1 vez por trimestre e enfiar na cabeça deles que eles tem que mudar o próprio instinto. Isso já seria dificil bagaraio se ele convivesse no dia-a-dia desses jogadores, que dirá no ritmo da seleção.
Ele teria que encontrar uma outra forma de montar o time. Talvez ele seja bom pra caralho e consiga mesmo. Mas com o curriculo dele, não dá pra afirmar 100%.

A não ser, claro, que o Guardiola faça parecido com o Parreira. Levem jogadores BASTANTE contestados, mas que jogam da maneira que ele imaginava ser o melhor. Ninguém lembra, mas o time do Parreira era de toque de bola constante.
Talvez desse certo, como deu em 94, mas ele teria que abrir mão de muitos jogadores que hoje nós consideramos essenciais. Ou pelo menos manter só 1 ou 2.



Notícias que muitos já comentaram, mas parece que esquecem. Enfim...

Retranca de Mourinho segura Barça na Copa do Rey

Mourinho defende retranca da Inter e reclama da tabela

Mourinho prepara retranca para enfrentar o meio-de-campo do Barça

Agora se formos falar contra times pequenos, até o Felipão coloca o time todo no ataque.
A questão é essa.
O Mourinho sabe se moldar.
O Guardiola saberia?
 
Última edição:
O ponto não é se o Mourinho é ou não retranqueiro. Ele não é, ele põe o time pra frente quase sempre, e quando precisa (contra o Barcelona), ele fecha. Ou seja, é o técnico que se adapta às condições do adversário e do próprio elenco, um verdadeiro estrategista.


Mas não é esse o ponto da discussão. O ponto é: "Conseguiria o Guardiola em 1 ano e meio e poucos jogos, implantar na Seleção Brasileira uma filosofia semelhante à do Barcelona?". A resposta, ao meu ver, é não. Por inúmeras razões, que vão desde o elenco do Barça hoje ser superior ao da própria seleção brasileira, ao fato de jogadores de lá já serem preparados desde a base pra jogarem assim, somando um imenso número de treinamentos (algo impossível para uma seleção). Guardiola, a despeito da imensa qualidade, demoraria meses, anos pra implantar isso num clube no Brasil, quem dirá na seleção. Até o Guardiola tomar conhecimento de quem são os jogadores do Brasil e da metodologia de trabalho, já será quase final de 2013. Não dá tempo. Além disso, na minha opinião, o Brasil sequer tem material humano pra jogar bonito e ofensivo contra Espanha ou Alemanha.

Sério... negócio agora é mais "fechar um grupo" e botar alguém de estilo "paizão".
 
E aqueles confrontos no campeonato espanhol mais recentes que o Mourinho venceu não contam?
Fúria, estamos falando de Mourinho e Guardiola. Confronto entre os dois. Não estou citando esse novo técnico do Barcelona.

Mas a questão é essa. Mesmo que o Guardiola queira implementar um jogo de toque de bola, a mentalidade de 99,9999% dos jogadores bons brasileiros hoje é justamente o inverso, é o de segurar a bola e tentar o drible. No máximo um jogador cerebral que saiba dar uma enfiada de bola fantástica, mas não a de passar pro lado com paciência.
Vai colocar Neymar, Robinho, Kaka, Ronaldinho, Bernard, Lucas, etc, pra montar um time que troca passes. Mas NUNCA, nem FUDENDO, que você vai conseguir. Tá no sangue, no DNA, de todos esses pegar a bola e pensar primeiro em dominar, segundo em tentar driblar, e só em terceiro tentar passar. E mesmo assim, a maioria já tenta aquele passe mais complicado, enfiado. A filosofia da Espanha/Barça é a de sempre pensar primeiro em passar, porque o jogador tem a liberdade de pensar na enfiada de bola antes de recebê-la, e só enfiar a bola quando ele percebeu que dá. A importância da base é essa, colocar nas entranhas do jogador o instinto pra fazer esse esquema, depois no profissional se aprimora.
Claro que um jogo SÒ assim ficaria monótono (como eu acho que tem sido grande parte dos ultimos jogos da Espanha), o Messi dá uma bela quebrada nesse conceito ao carregar a bola um pouco mais (ou até muito mais), e aí fica um casamento perfeito.
Não sei se é fácil assim o Guardiola pegar jogadores 1 vez por trimestre e enfiar na cabeça deles que eles tem que mudar o próprio instinto. Isso já seria dificil bagaraio se ele convivesse no dia-a-dia desses jogadores, que dirá no ritmo da seleção.
Ele teria que encontrar uma outra forma de montar o time. Talvez ele seja bom pra caralho e consiga mesmo. Mas com o curriculo dele, não dá pra afirmar 100%.

A não ser, claro, que o Guardiola faça parecido com o Parreira. Levem jogadores BASTANTE contestados, mas que jogam da maneira que ele imaginava ser o melhor. Ninguém lembra, mas o time do Parreira era de toque de bola constante.
Talvez desse certo, como deu em 94, mas ele teria que abrir mão de muitos jogadores que hoje nós consideramos essenciais. Ou pelo menos manter só 1 ou 2.
:clap:

Alguém que sabe discutir o assunto e não fica falando que o outro não entende nada de futebol porque tem uma visão diferente.

O objetivo seria realmente grande, assim como foi no Barcelona e bem trabalhoso. Essa base da Seleção teria que ser mantida praticamente até 2018, alterando apenas algumas posições mais carentes. É um trabalho que deu muito certo no Barcelona e poderia sim dar bem no Brasil, desde que o Guardiola tenha total autonomia em alterar aquilo que pense ser necessário.

Talento o Brasil tem para isso e só precisa de alguém competente ali no comando para fazer as coisas funcionarem.

Eu acho sim o currículo do Guardiola suficiente para tal cargo. Ele já venceu tudo o que queria. Já conquistou os títulos almejados na carreira, talvez esse desafio até seja interessante para o próprio Guardiola.


A questão é essa.
O Mourinho sabe se moldar.
O Guardiola saberia?
Vendo o histórico dele como técnico, eu diria que sim.
 
A questão é essa.
O Mourinho sabe se moldar.
O Guardiola saberia?

Se você estiver falando de se moldar entre Ataque e Defesa, eu concordo. Aliás, faço só uma correção: O Guardiola, no Barcelona, não se moldava por filosofia. A filosofia que ele tinha era "sempre jogar com a bola". As vezes ele colocava o Keita, junto com Busquets e Xavi, mas era para melhorar a recuperação de bola; para que a posse de bola fosse mantida. O Mourinho, por outro lado, não tem cerimônia em fazer uma Linha de 5 e outra de 4 na frente da área, se for para segurar o resultado. Por outro lado, na minha opinião, o Guardiola é muito mais inventivo em opções de ataque, para que o time tenha novos caminhos de chegar ao gol adversário, mas com a bola no pé.

Eu não sei qual é a idéia de vocês do futebol ideal que a Seleção Brasileira deva jogar... Tem gente que gosta mais do estilo de 2002 mesmo. 5-3-2, e deixa um ou outro com talento se virar lá na frente. Tem gente que gosta. Eu não. Quando se trata de Seleção Brasileira, prefiro que perca jogando bonito do que que ganhe defendendo. O título de 2002 pra mim foi um grande "meh...". Teve um ou outro lance genial do Ronaldinho, e do Rivaldo, mas os adversários foram muito fracos. Tunísia na semi-final é tenso... Aquela Alemanha da final foi a Alemanha mais fraca que eu já vi.
Só foi um pouco interessante o jogo da Inglaterra, mas que também não tava jogando bem naquela Copa.

Tem gente que acha entediante o Tiki Taka do Barça. Bem... respeito as preferências de cada um, mas acho espetacular. A linha de zagueiros sobe, e o campo se reduz pela metade. E aí, encaixando o posicionamento triangular em torno da bola, o time começa a tocar a bola maravilhosamente. Piruzinho com o jogo valendo.

O adjetivo "cadenciado" talvez não seja o mais adequado para o estilo do Barcelona. O time visa sempre a posse de bola, até que a oportunidade de gol clara apareça. Mas é muito intenso. Pra começar, o time troca passes de bola frenéticos no campo do adversário, com agressividade para chegar ao gol. Ao invés de arriscar um chute de longe, ou um passe que em profundidade, que tem 75% de chance de ser cortado, o time prefere não ceder o contra-ataque. Mas tem velocidade nos passes, os jogadores se movimentam igual uns loucos desvairados, e o time avança constantemente em direção ao gol. Quando tem cadência, é culpa do outro time que se fecha inteiro lá atrás... daí o Xavi toca a bola pro Iniesta, volta pro Busquets, vira lá do outro lado pro Pedro... até encontrar um espaço para penetrar pelo chão, sem levantar o chuveirinho na área. Concordo que não é velocidade vertical, como o C. Ronaldo no contra-ataque pela esquerda, mas o estilo do Barça imprime velocidade ao jogo sim.

O que o Fela tá chamando a atenção o tempo todo e pelo visto o Thor ainda não captou totalmente não é desmerecer em nada a competência do Guardiola.

Só um detalhe a mais pre enriquecer

O Barça há anos já tem uma filosofia onde diga-se de passagem o Guardiola nos anos 90 já fez parte disso ainda na sua carreira como jogador do Barça e que nessa filosofia eles sempre tiveram uma ligação forte com os holandeses, pois durante muito tempo sempre priorizam eles como técnicos (Cruyff, Van Gaal, Rijkaard, etc)

Depois de uma sequência longa de holandeses no comando, o Guardiola assumiu como treinador e como ele já conhecia muito bem essa filosofia, além de ter um elenco muito bom, meio caminho já estava andado, pois não precisou começar nada do zero. O grande mérito dele foi de aprimorar algo que já existia, colocando um pouco do trabalho dele e levar um time a jogar praticamente na perfeição.

No Brasil pra chegar aquele nivel de excelência só com tempo e uma boa sequência de jogos e seleção não é clube que disputa mais de 50 jogos por ano.

Eu sei... conheço toda a história recentemente do Barcelona. Cruyff chegou no início dos anos 90, e foi o responsável por reformar as categorias de base do Barça. O time que ele dirigiu como técnico, no entanto, não foi formado em La Masia. Romário, Laudrop, Stoichkov, Koenma, etc... Todos jogadores que foram contratados. O único que veio de La Masia, foi o Guardiola. E, mesmo assim, o Cruyff só identificou no Guardiola o talento que ele precisava, para fazer a função do número 4 (uma posição que o Cruyff inventou nessa época, que é a função que o Xavi tem hoje no Barça. É o armador que joga mais recuado, como um volante, para melhorar muito a qualidade do passe).

Depois o Barcelona teve inúmeros altos e baixos... teve grandes equipes que se formaram e que se acabaram, como foi na época do Rivaldo e do Figo. Depois teve o time do Ronaldinho Gaúcho, com Deco, Eto'o (CF), Henry... Percebam que os grandes jogadores foram sempre contratados. Mas o time jogava sempre na formação com 3 atacantes (característica do futebol holandês, que o Cruyff trouxe como regra). A posse de bola, em todos esses times, sempre foi importante, mas não era uma busca frenética como é no dia de hoje do Barcelona.

Uma coisa que muita gente não sabe, é que o Guardiola era treinador na categoria de base do Barcelona. Ele foi treinador do Messi, do Fábregas, do Piqué, por exemplo. É verdade que foi o Cruyff quem implantou a semente lá atrás. Mas eu não tenho a menor dúvida de que o Guardiola é o embrião que evoluiu e que ultrapassou o criador dessa idéia. Tudo no Barcelona é propício para desenvolver esse estilo de futebol. Mas será que aqui no Brasil não pode ser também? Nós temos o talento bruto, até mais do que eles.

O único problema é que fomos muito mal treinados nos últimos 30 anos. Perdemos pra Itália em 82, e entendemos errado a lição. O nosso time era brilhante, mas era ingênuo no sistema defensivo. Perdemos com justiça para uma Itália que jogou demais, e tivemos vontade de imitar o estilo deles. O Brasil passou a jogar como Itália 12 anos depois. Em 94 o Brasil fez o que tinha que fazer, com os jogadores que tinha às mãos na época... mas ficou viciado em jogar assim.

Quantos Djalminhas nós descartamos ao longo dessa última década, porque quisemos jogar como Itália, hein? Alex (ex-Fenerbach) entra nessa lista... pior do que isso, foi quantos Falcões deixamos de revelar. Na década de 80, tínhamos volantes que jogavam como um 4 do Barcelona. Adílio e Andrade eram volantes que sabiam jogar com a bola no pé, Cerezo, Falcão. Cadê os herdeiros do Clodoaldo? Eu digo onde eles estão. Algum dia, na categoria de base, um treinador acéfalo falou pro moleque que tentava driblar e armar jogadas na altura do círculo central: "Ei, seu fedelho! Aqui não é lugar de fazer isso não. Se quiser jogar bonito, tem que ir lá pra frente".

A Seleção Brasileira é o espelho que vai influenciar todo o futebol no nosso país. Somos um bando de debiloides, hipnotizados igual cachorrinho na frente do frango que é assado na rua, quando vemos a Seleção Brasileira. Pode ser dirigida por um bando de corruptos... dizemos que tá jogando mal, e que nem ligamos se ela ganha ou perde mais. Mas, quando ela joga, todo mundo espreita, nem que pelos cantos dos olhos. Fazemos isso, porque sonhamos que um dia a mágica de 70, de 82 ou de 58 irá voltar. E, se ela não volta, cruzamos de novo os braços, e falamos que não ligamos.

Eu tenho muita esperança de que o Guardiola, como técnico da seleção, teria um significado muito impactante para o resgate do futebol que nós perdemos.
 
Última edição:
Apesar de tudo, acho o Felipão uma boa escolha. Na Copa de 2002, pegou o Brasil todo fudido e arrebentado, 1 ano antes da Copa e fez o que dava. E deu certo! Se por um lado o Brasil deu sorte do Zidane ir pra Copa estourado, a Argentina perder um penalti contra a Suécia na primeira fase e o juiz eliminar a Itália (sim, deu sorte mesmo), por outro lado temos que pensar que ele meio que fez o arroz com feijão básico, mas funcional. Mas sobretudo, era o que dava pra fazer 1 ano antes da Copa.

Agora falta 1 ano e meio. Pouco tempo a mais que em 2002. Com o tempo que sobrou, não dá pra botar um técnico que precise de anos pra implantar um sistema de jogo. Vai ter que ser na base do "junta caco" e já era. Talvez se tivesse assumido a seleção em 1998 e não em 2001, Felipão pudesse ter feito um trabalho mais vistoso naquela época. Talvez se o Luxemburgo tivesse continuado, o Brasil poderia ter ido pra 2002 com um time mais pronto. Mas não foi lá e não será agora. O negócio é fazer o melhor possível com o material humano nota 8 que temos (promissor, mas demasiadamente jovem pra encarar times já prontos como Espanha ou Alemanha) e já era.


Em tempo, ao meu ver, o único erro de Felipão à frente da seleção foi não levar o maior centroavante da história pra Copa. De resto, ele meio que acertou em tudo.
 
O bom do Felipão é que o mesmo tem grande apoio da torcida. Terá um tempo para acertar o time e com a torcida do lado, talvez consigo um empurrão para ganhar jogos importantes.
 
Eu não sei qual é a idéia de vocês do futebol ideal que a Seleção Brasileira deva jogar... Tem gente que gosta mais do estilo de 2002 mesmo. 5-3-2, e deixa um ou outro com talento se virar lá na frente. Tem gente que gosta. Eu não. Quando se trata de Seleção Brasileira, prefiro que perca jogando bonito do que que ganhe defendendo. O título de 2002 pra mim foi um grande "meh...". Teve um ou outro lance genial do Ronaldinho, e do Rivaldo, mas os adversários foram muito fracos. Tunísia na semi-final é tenso... Aquela Alemanha da final foi a Alemanha mais fraca que eu já vi.
Só foi um pouco interessante o jogo da Inglaterra, mas que também não tava jogando bem naquela Copa.



Tem gente que acha entediante o Tiki Taka do Barça. Bem... respeito as preferências de cada um, mas acho espetacular. A linha de zagueiros sobe, e o campo se reduz pela metade. E aí, encaixando o posicionamento triangular em torno da bola, o time começa a tocar a bola maravilhosamente. Piruzinho com o jogo valendo.

O adjetivo "cadenciado" talvez não seja o mais adequado para o estilo do Barcelona. O time visa sempre a posse de bola, até que a oportunidade de gol clara apareça. Mas é muito intenso. Pra começar, o time troca passes de bola frenéticos no campo do adversário, com agressividade para chegar ao gol. Ao invés de arriscar um chute de longe, ou um passe que em profundidade, que tem 75% de chance de ser cortado, o time prefere não ceder o contra-ataque. Mas tem velocidade nos passes, os jogadores se movimentam igual uns loucos desvairados, e o time avança constantemente em direção ao gol. Quando tem cadência, é culpa do outro time que se fecha inteiro lá atrás... daí o Xavi toca a bola pro Iniesta, volta pro Busquets, vira lá do outro lado pro Pedro... até encontrar um espaço para penetrar pelo chão, sem levantar o chuveirinho na área. Concordo que não é velocidade vertical, como o C. Ronaldo no contra-ataque pela esquerda, mas o estilo do Barça imprime velocidade ao jogo sim.



Eu sei... conheço toda a história recentemente do Barcelona. Cruyff chegou no início dos anos 90, e foi o responsável por reformar as categorias de base do Barça. O time que ele dirigiu como técnico, no entanto, não foi formado em La Masia. Romário, Laudrop, Stoichkov, Koenma, etc... Todos jogadores que foram contratados. O único que veio de La Masia, foi o Guardiola. E, mesmo assim, o Cruyff só identificou no Guardiola o talento que ele precisava, para fazer a função do número 4 (uma posição que o Cruyff inventou nessa época, que é a função que o Xavi tem hoje no Barça. É o armador que joga mais recuado, como um volante, para melhorar muito a qualidade do passe).

Depois o Barcelona teve inúmeros altos e baixos... teve grandes equipes que se formaram e que se acabaram, como foi na época do Rivaldo e do Figo. Depois teve o time do Ronaldinho Gaúcho, com Deco, Eto'o (CF), Henry... Percebam que os grandes jogadores foram sempre contratados. Mas o time jogava sempre na formação com 3 atacantes (característica do futebol holandês, que o Cruyff trouxe como regra). A posse de bola, em todos esses times, sempre foi importante, mas não era uma busca frenética como é no dia de hoje do Barcelona.

Uma coisa que muita gente não sabe, é que o Guardiola era treinador na categoria de base do Barcelona. Ele foi treinador do Messi, do Fábregas, do Piqué, por exemplo. É verdade que foi o Cruyff quem implantou a semente lá atrás. Mas eu não tenho a menor dúvida de que o Guardiola é o embrião que evoluiu e que ultrapassou o criador dessa idéia. Tudo no Barcelona é propício para desenvolver esse estilo de futebol. Mas será que aqui no Brasil não pode ser também? Nós temos o talento bruto, até mais do que eles.

O único problema é que fomos muito mal treinados nos últimos 30 anos. Perdemos pra Itália em 82, e entendemos errado a lição. O nosso time era brilhante, mas era ingênuo no sistema defensivo. Perdemos com justiça para uma Itália que jogou demais, e tivemos vontade de imitar o estilo deles. O Brasil passou a jogar como Itália 12 anos depois. Em 94 o Brasil fez o que tinha que fazer, com os jogadores que tinha às mãos na época... mas ficou viciado em jogar assim.

Quantos Djalminhas nós descartamos ao longo dessa última década, porque quisemos jogar como Itália, hein? Alex (ex-Fenerbach) entra nessa lista... pior do que isso, foi quantos Falcões deixamos de revelar. Na década de 80, tínhamos volantes que jogavam como um 4 do Barcelona. Adílio e Andrade eram volantes que sabiam jogar com a bola no pé, Cerezo, Falcão. Cadê os herdeiros do Clodoaldo? Eu digo onde eles estão. Algum dia, na categoria de base, um treinador acéfalo falou pro moleque que tentava driblar e armar jogadas na altura do círculo central: "Ei, seu fedelho! Aqui não é lugar de fazer isso não. Se quiser jogar bonito, tem que ir lá pra frente".

A Seleção Brasileira é o espelho que vai influenciar todo o futebol no nosso país. Somos um bando de debiloides, hipnotizados igual cachorrinho na frente do frango que é assado na rua, quando vemos a Seleção Brasileira. Pode ser dirigida por um bando de corruptos... dizemos que tá jogando mal, e que nem ligamos se ela ganha ou perde mais. Mas, quando ela joga, todo mundo espreita, nem que pelos cantos dos olhos. Fazemos isso, porque sonhamos que um dia a mágica de 70, de 82 ou de 58 irá voltar. E, se ela não volta, cruzamos de novo os braços, e falamos que não ligamos.

Eu tenho muita esperança de que o Guardiola, como técnico da seleção, teria um significado muito impactante para o resgate do futebol que nós perdemos.


Nisso eu concordo.
Eu amaria ver o Brasil jogando lindamente e ganhando uma copa. Pois a maioria aqui vem de uma geração que viu um Brasil vencedor, mas não viu um Brasil exuberante numa Copa do Mundo (digo só copa do mundo, pois eu acho que teve uns meses em 2005 que o Brasil me agradava bastante). Por todo mundo eu digo as pessoas de idade normal na net, não o Furia.
O melhor Brasil em copas que eu vi foi em 98, e que merecia ter sido campeão ou a Holanda. Certamente BEM mais que a França.
E só por esse desejo que eu não digo que o Guardiola seria um nome ruim, ou que eu reprovaria. Pelo contrário, acharia muito bom. Assim como eu pensava em Luxa pra entrar no comando em 2010.
Só não tenho certeza absoluta que ele seria capaz disso. O curriculo dele já é muito bom mesmo jovem, mas eu não sei se ele consegue implantar filosofias sem a ajuda de agentes externos como os dirigentes que o bancava. Ou se ele teria força pra mudar a cabeça de um jogador que é carregador de bola pra torna-lo um passador. Ele não precisaria mexer na cabeça do Neymar, este seria o nosso Messi, mas o restante do time teria que ser mudado. Lucas não poderia ser tão carregador de bola, Oscar idem, Kaka idem, Ramires idem. Se ele quisesse implementar o mesmo tipo de futebol que o consagrou.
Claro que ele poderia mudar o estilo de futebol que o consagrou construindo um time só de carregadores de bola, que perdem mais a posse de bola em dribles errados ou lançamentos tortos. Mas, como saberemos?
 
E parece que Felipão vai ser anunciado amanhã. Parreira deve ser o novo coordenador técnico.
 
O Marin tremeu e sentiu a pressão da FIFA pra não ficar uma cadeira vazia no sorteio das Copas das Confederações, que embora como evento oficial seja fraco, mas é mais pra não passar aquela imagem de constrangimento de não dar motivo de ser mal comentado.
 
DB_gift_shop_view.jpg
 
Última edição por um moderador:
Felipão e Parreira. Duas relíquias do futebol brasileiro que foram ressucitados parao mundial...
Seja o que deus quiser...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo