• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mano Cai do Comando da Seleção Brasileira

Quem será o Próximo Técnico da Seleção Brasileira?


  • Total de votantes
    20
Mas perá lá. Em 94 e em 2002 também não eramos temidos. Estavamos mal nas eliminatórias e desacreditados. Chegamos e vencemos! Em 98 e em 2006 fomos como favoritso e nos fudemos! Indo ainda mais longe, na Copa de 70 o Brasil fez se ujogo de despedida para ir a Copa sob VAIAS! A seleção já ganhou 3 Copas com toda a população criticando a mesma. Em 2002 só faltaram matar o Felipão por não chamar o Romário.
Fela, concordo que tanto em 94 como em 2002 não éramos favoritos e a seleção estava em crise com o público e com a imprensa.
Nesse ponto você está certíssimo.
Mas uma coisa que você não mencionou e que foram determinantes para esses dois títulos foi a inovação.

Parreira era um estrategista. Um dos melhores técnicos que já vi.
Em 94, ele calou a boca de todo mundo e provou que o seu esquema, tido por muitos como retranqueiro, era na verdade uma revolução que passou a ser adotada por 10 entre 10 times brasileiros logo em seguida à Copa dos EUA.
Igualmente, Felipão foi contra a mesmisse e montou um esquema tático que poucos usavam nos clubes brasileiros. Sofreu críticas e teve sucesso porque mudou o que todos consideravam como melhor na época. Coincidentemente, logo após 20002, muitos times adotaram o 3-5-2 como esquema vencedor.

Parreira tirou um atacante, botou um volante que sabe jogar bola e tirou o Brasil de um ostracismo que durava mais de uma década.
Felipão transformou esse volante em um zagueiro que às vezes aparecia à frente da zaga pra poder jogar com dois alas liberados e deu ao Brasil um título totalmente inesperado.
Guardiola nega posições fixas, prega um esquema solidário, surpreende seus opositores com mexidas táticas sem substituições e extrai o máximo possível da qualidade de seus jogadores.

O que os une até agora é a capacidade de inovar. A partir de 2014, eles podem estar unidos por um título mundial pelo Brasil.

Eita sensação apocaliptica que tomou conta dos brasileiros! Calma po! Não temos a melhor seleção do mundo realmente, mas dizer que se não for o Guardiola todas as esperanças estão perdidas é alarmismo demais!
O maracanazzo é alarmista mesmo. Mas é só uma figura de linguagem pra chamar atenção pro texto! :razz:
 
Felagund lutando sozinho contra o fórum todo e mandando bem demais (vou até "dar coração" e ai de quem chamar de viado).

Tamo junto Fela!! É nóis contra a "modinhagem"!!




Galera, não é questão de bairrismo, mas sim de entender o trabalho do cara. Acho que capacidade o Guardiola tem, currículo também (tem um trabalho só, mas é O trabalho), mas tem que beber mais que eu pra achar que o cara vai chegar aqui e num passe de mágica implantar toda filosofia de jogo que a 20 anos é treinada no Barcelona.

Guardiola daria certo num clube brasileiro? Sinceramente, não sei. Sem dúvida tem capacidade, mas demoraria meses pra acertar o esquema num clube (e o povo daqui não é lá muito paciente...). Agora, na seleção, que faz 10/15 jogos num ano? Mas nunca que daria certo! Nem é culpa dele, é do tempo disponível mesmo. Fora que, vamos combinar, o material humano nem é dos melhores. Vocês querem ficar aí pedindo o "verdadeiro futebol mulek brasiu joga 10 ramalokion" e achando que essa porra aí vai dar certo? Vai o caralho! Negócio é meter um sargento lá mesmo pra unir e incentivar o grupo e rezar pra funcionar.


Volta Capitão Dunga! :cry:

- - - Updated - - -

Se fosse pra chamar um gringo, que chamassem logo esse cara aqui:





v-valdes-vs-mourinho-o.gif









Esse eu apoiaria! Daria um jeito no time mais rápido, ia brigar mais com a imprensa que o Dunga, fala português e é carismático pra caralho mesmo não tendo carisma algum (eu sei, é paradoxal, mas Mourinho tem o dom). E é o melhor técnico do mundo!!

A gente até ia perder, mas o Mourinho ao menos ia armar uma balbúrdia da porra, ia jogar a imprensa contra a seleção, a torcida contra as arbitragens e ia ser engraçado pra cacete!
 
Galera, não é questão de bairrismo, mas sim de entender o trabalho do cara. Acho que capacidade o Guardiola tem, currículo também (tem um trabalho só, mas é O trabalho), mas tem que beber mais que eu pra achar que o cara vai chegar aqui e num passe de mágica implantar toda filosofia de jogo que a 20 anos é treinada no Barcelona.
Mas não estavam defendendo uma filosofia que o Brasil estava se armando para a Copa de 2018? Que essa Copa os jogadores estão muito jovens e era necessário um técnico bom para renovar nossa Seleção? Que melhor técnico do que o próprio Guardiola que já venceu tudo com o Barcelona?

Sou infinitamente mais esperar um trabalho duradouro do Guardiola no comando, esperando encaixar seu padrão de jogo, que funciona, do que o que o Mano estava fazendo na frente da Seleção.

E você citou o Mourinho, técnico que é super freguês do Guardiola em confrontos.
 
Sou infinitamente mais esperar um trabalho duradouro do Guardiola no comando, esperando encaixar seu padrão de jogo, que funciona, do que o que o Mano estava fazendo na frente da Seleção.
Mas o trabalho não foi do Guardiola!! Foi do Barcelona! É um projeto de time que vem desde a base dos caras! O Guardiola serviu para dar ainda mais consistencia a esse projeto, mas não criou nada!

E você citou o Mourinho, técnico que é super freguês do Guardiola em confrontos.
Pode até ser, mas o Mourinho tem três finais de UCL por três times diferentes e tem tudo para chegar a quarta com o Real se ele ficar mais tempo por lá. E o Real é freguês do Barça desde a época do Ronaldinho...
 
Se fosse pra chamar um gringo, que chamassem logo esse cara aqui:





v-valdes-vs-mourinho-o.gif









Esse eu apoiaria! Daria um jeito no time mais rápido, ia brigar mais com a imprensa que o Dunga, fala português e é carismático pra caralho mesmo não tendo carisma algum (eu sei, é paradoxal, mas Mourinho tem o dom). E é o melhor técnico do mundo!!

A gente até ia perder, mas o Mourinho ao menos ia armar uma balbúrdia da porra, ia jogar a imprensa contra a seleção, a torcida contra as arbitragens e ia ser engraçado pra cacete!

Odeio esse escroto. Mais até que o Luxemburgo e o Cristiano Ronaldo.
 
Interessante que a CBF lucra demais e tem dinheiro mais do que suficiente para contratar ele. Sem contar o próprio interesse do técnico, que já recusou salários absurdos de times europeus. Era a melhor chance do Brasil voltar ao topo mundial, mas parece que o tal presidente não quer que isso aconteça. Esse tipo de coisa não dá para entender.
É só parar de pagar os 500 milhões pro RT como consultor que sobraria mais grana ainda.



Eles podem não mudar do dia pra noite, mas uma hora ou outra o primeiro passo pra mudar tem de ser dado!

Eu concordo com o Thor sobre a qualidade do Guardiola.
Não chegaria a chamá-lo de melhor de todos os tempos, mas hoje ele é o melhor do mundo e não dá pra questionar isso!

Eu gosto de comparar o que está acontecendo com o futebol brasileiro com o que aconteceu com o basquete masculino.
Nós tivemos uma geração muito boa no basquete com Oscar e Cia.
Ok, não ganhamos títulos muito expressivos nem nada, mas dentro de nossas limitações no cenário mundial, estávamos muito bem.
Essa geração ficou velha e a que a substituiu não estava à altura.
Era notória uma mudança no basquetebol mundial. A abertura da NBA para os estrangeiros deu uma experiência maior às seleções mundo afora e o Dream Team estadunidense não era mais tão imbatível assim.
O problema é que o Brasil ficou pra trás nisso tudo. E a solução encontrada foi trazer um treinador de um país que havia evoluído de forma impressionante.
Deu certo, voltamos a ser competitivos. Não ganhamos ainda, mas estávamos ali por perto.

No futebol, a realidade é que o Brasil ainda é o país de maior tradição. Temos mais títulos mundiais e exportamos jogadores pros maiores mercados europeus.
Há bem pouco tempo, estávamos sempre nas cabeças: título em 94, vice em 98 e outro título em 2002.
Foi uma era de ouro! E de repente, nós vemos dois fracassos seguidos em 2006 e 2010. Todos reconhecem que a seleção brasileira não é mais a mais temida do mundo. Estamos longe de colocar um jogador como o melhor do mundo, como fazíamos seguidamente na época de Romário, Ronaldo e Rivaldo.
As inovações já não surgem mais por aqui. Apenas copiamos esquemas que parecem superados.

É por isso que eu defendo a vinda do Guardiola. Ele vai trazer a inovação pro Brasil.
É como comprar um avião de caça com transferência de tecnologia.
O que o Guardiola ganhar não será o seu maior legado.
As mudanças que ele vai estimular são o lucro do alo investimento.

Ou isso, ou um novo maracanazzo...

Olha, eu concordo com o Felagund em muitos pontos. Sou a favor do Guardiola porque acho que ele pode dar um padrão de jogo melhor pra seleção e trabalhar bem os talentos que temos.

Mas colocar no cara todo o mérito do Barça é ingenuidade. Além do claro entrosamento de anos e anos na base que vários jogadores tiveram, o time do Barça já jogava bonito com o Rijkaard. Era um pouco menos consistente, mas particularmente jogava um futebol que pro meu gosto era bem mais bonito e ofensivo que o atual. Aquele time com Deco de maestro, Ronaldinho no auge e Eto'o no ataque era fantástico... e pré-Guardiola.

Ele pode ser o melhor do mercado (não do mundo, esse é o Mourinho), mas jogar o sucesso do Barça nas costas dele é besteira.
Eu sou meio-a-meio nessa questão do Guardiola.
Também acredito que para se provar como bom técnico, há de se ter trabalhos consistentes em clubes diferentes, ambientes diferentes, jogadores diferentes.
Jogar TUDO que o Barcelona conseguiu de fantástico anos atrás é exagero. Podemos ficar aqui discutindo se é 1%, 20%, 80%, que seja, mas é um trabalho muito maior que o Guardiola.
Como ele se daria num ambiente em que o chefe dele teve como um dos seus principais atos desde que assumiu simplesmente fazer o inverso da filosofia que o Guardiola conviveu no Barcelona desde a sua formação? O dirigente que deu um "foda-se" gigantesco pras divisões de base ao liberar (quase mandar embora) o técnico que tinha como missão reorganizar toda a estrutura de base da seleção?
Acham que o Guardiola chegaria e teria autoridade pra mexer nisso?
Ele encontraria uma terra em que ele teria que fazer omelete com os ovos que lhe forem entregues. Não os ovos que ele escolheu, ou acompanhou a filosofia de produção, mas os ovos ali meio desorganizados. Nesse ambiente em específico, ninguém ainda viu como é o trabalho dele. Podemos imaginar como talvez seria o trabalho dele, mas dizer taxativamente que ele consegue fazê-lo é colocar a carroça na frente dos bois.
(Nesse ponto, eu concordo que o Mourinho já mostrou que consegue fazer trabalhos de sucesso seja em qualquer ambiente que ele encontra.)

Não sei.
De qualquer forma, ainda vejo nele um nome excelente pra seleção. Certamente melhor que Felipão de hoje em dia. Mas não acharia absurdo não ser ele.
É que nem o que eu comentava do Fred fora da seleção. Era estranho? Sim. Era uma heresia à lá Falcão 78? Não.
 
O que o Fela tá chamando a atenção o tempo todo e pelo visto o Thor ainda não captou totalmente não é desmerecer em nada a competência do Guardiola.

Só um detalhe a mais pre enriquecer

O Barça há anos já tem uma filosofia onde diga-se de passagem o Guardiola nos anos 90 já fez parte disso ainda na sua carreira como jogador do Barça e que nessa filosofia eles sempre tiveram uma ligação forte com os holandeses, pois durante muito tempo sempre priorizam eles como técnicos (Cruyff, Van Gaal, Rijkaard, etc)

Depois de uma sequência longa de holandeses no comando, o Guardiola assumiu como treinador e como ele já conhecia muito bem essa filosofia, além de ter um elenco muito bom, meio caminho já estava andado, pois não precisou começar nada do zero. O grande mérito dele foi de aprimorar algo que já existia, colocando um pouco do trabalho dele e levar um time a jogar praticamente na perfeição.

No Brasil pra chegar aquele nivel de excelência só com tempo e uma boa sequência de jogos e seleção não é clube que disputa mais de 50 jogos por ano.

Guardiola é muito bom, mas eu mantenho a minha opinião que pra bagunça interna que está aqui com Marins e Pólos del Nero da vida mandando e desmandando aqui, pressão e cornetagem da imprensa e o grupo de jogadores que o Brasil tem, pra ele conseguir implantar a sua filosofia só a longo prazo com um contrato longo que o garanta no cargo independente de qualquer mal resultado no caminho até a copa seguinte e isso sabemos que da parte da CBF não vira tão cedo.
 
Mas não estavam defendendo uma filosofia que o Brasil estava se armando para a Copa de 2018? Que essa Copa os jogadores estão muito jovens e era necessário um técnico bom para renovar nossa Seleção? Que melhor técnico do que o próprio Guardiola que já venceu tudo com o Barcelona?

Sou infinitamente mais esperar um trabalho duradouro do Guardiola no comando, esperando encaixar seu padrão de jogo, que funciona, do que o que o Mano estava fazendo na frente da Seleção.


Nossa... então o Brasil tem que "desistir" do título de 2014 (que nem vai ter lá muita chance de ganhar mesmo) só pra poder botar um técnico estrangeiro, para alegria da modnhagem que só conhece futebol pelo Pro-Evolution Soccer e pela Wikipedia?

2018 a gente pensa depois, negócio é pensar em 2014.


E você citou o Mourinho, técnico que é super freguês do Guardiola em confrontos.

Atualmente nem tanto, já equilibrou as coisas. E é melhor que o Guardiola;

- - - Updated - - -

Jogar TUDO que o Barcelona conseguiu de fantástico anos atrás é exagero. Podemos ficar aqui discutindo se é 1%, 20%, 80%, que seja, mas é um trabalho muito maior que o Guardiola.
Como ele se daria num ambiente em que o chefe dele teve como um dos seus principais atos desde que assumiu simplesmente fazer o inverso da filosofia que o Guardiola conviveu no Barcelona desde a sua formação? O dirigente que deu um "foda-se" gigantesco pras divisões de base ao liberar (quase mandar embora) o técnico que tinha como missão reorganizar toda a estrutura de base da seleção?
Acham que o Guardiola chegaria e teria autoridade pra mexer nisso?
Ele encontraria uma terra em que ele teria que fazer omelete com os ovos que lhe forem entregues. Não os ovos que ele escolheu, ou acompanhou a filosofia de produção, mas os ovos ali meio desorganizados. Nesse ambiente em específico, ninguém ainda viu como é o trabalho dele. Podemos imaginar como talvez seria o trabalho dele, mas dizer taxativamente que ele consegue fazê-lo é colocar a carroça na frente dos bois.
(Nesse ponto, eu concordo que o Mourinho já mostrou que consegue fazer trabalhos de sucesso seja em qualquer ambiente que ele encontra.)

Esse é o ponto. O povo ignora o fato de toda mentalidade do atual Barcelona já estar sendo montada desde o início dos anos 90. Acham que o Guardiola vai chegar aqui e com meia dúzia de treinos o Neymar vai virar o Messi e o Brasil absorverá o futebol "pass ad eternum" do Barcelona.

Na verdade, acho que o povo nem acredita nisso (seria absurdo demais pra ser verdade alguém realmente botar fé nisso). Eles querem o Guardiola porque ele tem "grife".
 
Mas o trabalho não foi do Guardiola!! Foi do Barcelona! É um projeto de time que vem desde a base dos caras! O Guardiola serviu para dar ainda mais consistencia a esse projeto, mas não criou nada!
Não disse em nenhum momento que o Guardiola criou o sistema, mas sim que foi um dos principais a implantar a filosofia no Barcelona que deu certo, ou seja, quem melhor do que o próprio para trazer essa mesma mentalidade de jogo para a Seleção Brasileira? Ele conhece como funciona e trabalhou assim por anos, tendo hoje a capacidade necessária para implantar isso em qualquer time ou seleção que venha a dirigir.

Não dar méritos para o Guardiola é ficar de birra porque o fraco Mano saiu da Seleção. Não vejo hoje outro técnico mais gabarito do que ele para assumir qualquer time ou seleção no mundo. E acredito que eu não seja o único, já que os grandes times estão oferecendo o maior salário de todos os tempos só para que ele seja técnico.


Pode até ser, mas o Mourinho tem três finais de UCL por três times diferentes e tem tudo para chegar a quarta com o Real se ele ficar mais tempo por lá. E o Real é freguês do Barça desde a época do Ronaldinho...
Mourinho é retranqueiro. A filosofia de jogo no Brasil hoje é de rapidez, mais no estilo do Barcelona. Como eu disse, Guardiola seria muito melhor ali do que seu freguês.

[F*U*S*A*|KåMµ§ disse:
É só parar de pagar os 500 milhões pro RT como consultor que sobraria mais grana ainda.
O que não falta pra CBF é dinheiro. Seria um grande desperdício deixar passar esse momento do Guardiola. Agora ele não queira vir por conta dos filhos, já não é culpa do Marin ou da CBF.

Guilherme Sanders disse:
Nossa... então o Brasil tem que "desistir" do título de 2014 (que nem vai ter lá muita chance de ganhar mesmo) só pra poder botar um técnico estrangeiro, para alegria da modnhagem que só conhece futebol pelo Pro-Evolution Soccer e pela Wikipedia?

2018 a gente pensa depois, negócio é pensar em 2014.
Novamente, quando eu disse que precisa desistir?

Eu disse que essa era a filosofia de muitos aqui com relação ao Mano. Aonde queriam deixar a culpa somente dos jogadores serem jovens e insentar a falta de produtividade do Mano como técnico da Seleção Brasileira.

Eu particularmente vejo o Guardiola indo melhor na Copa do Mundo do que um Felipão assumindo hoje. O Felipão é bom em mata a mata, mas o Guardiola já provou o mesmo na Liga dos Campeões. Sem contar que o Guardiola conhece o ambiente europeu e muitos dos jogadores brasileiros. Ele formaria um time muito mais compacto e bonito de se jogar.

Guilherme Sanders disse:
Atualmente nem tanto, já equilibrou as coisas. E é melhor que o Guardiola;
Vou considerar isso como sua opinião, pois para mim e muitos o Guardiola está muito a frente ainda.
 
Mourinho aqui duvido que ficaria aqui mais que poucos meses.

Não por ser incompetente, mas seria uma passagem 10 vezes mais polêmica que a do Dunga.

Mas seria engraçado porque com certeza iria mandar a Rede Globo a merda e isso eu iria adorar :lol:
 
Mourinho é retranqueiro. A filosofia de jogo no Brasil hoje é de rapidez, mais no estilo do Barcelona. Como eu disse, Guardiola seria muito melhor ali do que seu freguês.

Sério, apaga isso, porque tá feio demais... vai parecer que você nunca viu futebol na vida.


Você só vê jogo do Real Madrid contra o Barça, né? Um time que fez 121 gols em 38 jogos sendo chamado de retranqueiro é brincadeira...

Pior foi a continuação. O estilo de jogo do Barça NÃO é de rapidez, é cadenciado. É toque de bola até achar os espaços, com marcação forte no campo do adversário. Quem joga com velocidade e mais vertical é justamente o Real.
 
Sério, apaga isso, porque tá feio demais... vai parecer que você nunca viu futebol na vida.


Você só vê jogo do Real Madrid contra o Barça, né? Um time que fez 121 gols em 38 jogos sendo chamado de retranqueiro é brincadeira...

Pior foi a continuação. O estilo de jogo do Barça NÃO é de rapidez, é cadenciado. É toque de bola até achar os espaços, com marcação forte no campo do adversário. Quem joga com velocidade e mais vertical é justamente o Real.
Oras, o Mourinho entra retrancado contra o Barcelona, o que acha que ele faria contra a Espanha ou outra Seleção superior ao Brasil?

O toque de bola do Barcelona é rápido sim. O Barcelona tem o Messi, Sanchez, que garantem a velocidade do ataque. Hoje o futebol não é tão cadenciado assim como você diz.
 
Os jogadores serem velozes não significa que o estilo de jogo seja rápido. Se vc não consegue entender essa diferença, nem vale a pena perder tempo falando de futebol contigo.
 
Os jogadores serem velozes não significa que o estilo de jogo seja rápido. Se vc não consegue entender essa diferença, nem vale a pena perder tempo falando de futebol contigo.
Se você vê um estilo lento no jogo do Barcelona, mesmo com esses jogadores, acho que não compensa eu discutir com você futebol. =]
 
Não tive muita paciencia ou tempo livre aqui pra ler todos os posts... E acabei de votar no Guardiola, que tem a matéria retirando o dele da reta de pegar essa merda ou se meter nessa merda. Enfim, por conta desse bandilicho que é a fusão CBF-Globo, deixei de torcer pra Seleção. Isso não quer dizer que eu já tenha torcido contra(ainda não, na verdade nem gasto meu tempo assistindo jogos da Seleção atualmente), ainda não.
Enfim, com o Guardiola poderia haver a possibilidade de ter uma Seleção como a de 82 e isso faria eu passar a ter ao menos um jogo decente para assistir. Sou meio desconfiado de um gringo na Seleção, mas não duvido da possibilidade.

Quem deve assumir é o Felipão, visto que ele está sem contrato com ninguém. Deveria ser de imediato o Tite, visto o trabalho que ele tem feito no curintia mas seria péssimo para o Futebol da Seleção, que passaria por mais uma série jogos para acertar com o estilo de jogo do novo tecnico. Muricy não aceitaria ser o tecnico agora e eu não apostaria nele, que prefere ficar desempregado do que largar a espinha do Santos. Muricy fez isso antes e faria isso novamente, principalmente com a laia de bandido que domina a CBF.
 
Se você vê um estilo lento no jogo do Barcelona, mesmo com esses jogadores, acho que não compensa eu discutir com você futebol. =]

Ele não disse lento, disse cadenciado. E é parecido com a Espanha (mas com o Plus de ter o Messi, óbvio), jogo que as vezes fica chato de ver.

E o Real retranqueiro é de doer.
 
Uma coisa é o Barcelona outra a seleção, aliás, o Barcelona nem de tecnico precisa de tão bom que são os jogadores.

Entre Guardiola e Del Bosque eu fico com o tecnico da seleçao espanhola.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo