• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Manipulação da Informação.

Sra. Pseudo

I'm a blueberry pie.
"Uma mentira contada cem vezes se torna uma verdade"

O cara que disse isso foi alguma coisa do Hitler. ( :lol: ) Lembro q eu estava quase pegando no sono na aula de historia láááá na 7ª série e ouvi essa frase: Nunca mais esqueci.

Uma vez li uma reportagem na Veja (td bem, Veja é uma revista questionavel) que dizia q essa pratica (a de manipular a informação) remota da idade da pedra. ( 8O ) Consistia em "minar" a reputação da fêmea para afastar possiveis "concorrentes".

Nós encontramos inúmeros exemplos disso atravez da historia. Só pra citar um.

Durante a Era Vargas foi criado o D.I.P. (departamento de imprensa e propaganda) que tinha como função básica difundir a ideologia do Estado Novo e possibilitar o culto à figura de Vargas junto às camadas pobres, se utilizava da propaganda e da educação como instrumentos de adaptação do homem à nova realidade social. Era esse o papel do DIP, destinado não só a doutrinar, mas a controlar as manifestações do pensamento no País. Também organizava e dirigia as homenagens a Vargas, constituindo o grande instrumento de promoção pessoal do chefe do governo, de sua família e das autoridades em geral.

De acordo com o decreto que lhe deu origem, tinha como principais objetivos centralizar e coordenar a propaganda nacional, interna e externa; fazer a censura do teatro, do cinema, da radiodifusão, da literatura social e política e da imprensa; colaborar com a imprensa estrangeira para evitar a divulgação de informações nocivas ao país; promover, organizar e patrocinar manifestações cívicas e festas populares com intuito patriótico, educativo ou de propaganda turística, assim como exposições demonstrativas das atividades do governo, e organizar e dirigir o programa de radiodifusão oficial do governo.

Esse programa, que inclusive existe até hj, é "A Voz do Brasil"(q antes era " A hora do Brasil"). Vargas teria "copiado" um modelo já usado por Roosevelt e consistia em defender uma postura nacionalista ufamista; divulgação dos êxitos econômicos; crítica aos seus opositores (comunismo), entre outros.

Um outro exemplo do uso da informação para fins politicos é a Guerra entre EUA e Iraque. Não é uma gracinha ver todo akele show de luzes no horizonte de Bagdá? Mas a transmição da Al Jazeera n era lá tão Holywoodiana, portanto, bomba nela! Pobres dos Americanos que só podem assistir CNN e , portanto, só assistem o que o titio Bush quer que eles assistam.

Isso chama-se manipulação da Informação para fins políticos. A historia esta cheia de exemplos.
 
:D continuando com seu post, eu também percebi essa manipulação c/relação a guerra Iraque/Eua, também puxando a sardinha p/o lado da "vitima", o Iraque no caso. Em muitas reportagens da Globo p/ex. (esclarecendo aqui que não estou do lado de quem quer que seja ok?).
Eu tenho tv a cabo e via as news da guerra em vários canais de outros países, e depois via na Globo. Vi muita distorção de fatos tb. por parte da mesma querendo passar uma imagem de vitima em excesso (no caso do Saddan) do que ocorria no Iraque. Sei q. não foi correto o q. os Eua fizeram, mas distorcer demais os fatos p/criar mais a visão de "coitadinho" do Saddan e seu clã, foi demais... Tenho vários exemplos que irei postar depois. senão esse post fica big. já está.
 
Manipulação de informação é algo que nasce com o advento da comunicação. A relação emissor-receptor, mesmo que inconscientemente, é permeada por códigos linguísticos (os enunciados foucaultianos) e algo de pessoal da parte do primeiro, que acaba por impregnar o fato puro com um quê de interpretativo... Parece confuso o que digo, mas fazendo um recorte mais profundo na história da humanidade, é impossível apontar um momento histórico onde não houve, em maior ou menor grau, manipulação da informação. A questão é que a modernidade nos trouxe a mídia de massa, e sofisticou os meios de manipulação já existentes. O século XX trouxe o agravante do advento da indústria cultural e da estetização da política a nível de espetáculo midiático (já era espetáculo, mas sem o poder que atingiu, por exemplo, na Alemanha Nazista ou nos anos de chumbo da União Soviética). Hoje, a manipulação é mais temível, pois ela se sofisticou a tal ponto que, de tão sutil, não soa evidente. É velada, proferida nas "verdades" engendradas pelos orgãos políticos, de imprensa e do entretenimento. :|
 
:D É isso mesmo, vc. disse tudo... A famosa linguagem subliminar... as entrelinhas, desde as propagandas a telejornais, jornais, revistas, etc...

Podemos dizer que a maioria é produto dos meios de comunicacaum, suas ideias e modo de ser e agir....muito danger.....
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo