1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Mania de Explicação - Adriana Falcão

Tópico em 'Literatura Brasileira' iniciado por imported_marie, 7 Mai 2008.

1. imported_marie

imported_marie Usuário

Conheci este livro depois que fui ao teatro assistir a peça "Mania de Explicação" do Grupo Canguru de Teatro de Bonecos produzido por Wanda Sgarbi e dirigido por Rodolfo Vaz, no qual foi originada através do livro da Adriana Falcão. Desde então, me apaixonei completamente por esse livro extremamente sensível, singelo e delicado.

A história é sobre uma menina que adora inventar e imaginar explicações para as coisas complicadas do mundo. Ou como diria 'gente grande': aquilo que não tem explicação. Só que a pequena menina encontra significados que divertem e explicam coisas tão complicadas para as crianças. E, ao mesmo tempo, emocina os adultos com explicações singelas que nos remetem à nossa infância e nos faz lembrar de sentimentos muitas das vezes perdidos com o tempo. Cada explicação é pura poesia. Nos emociona, nos diverte, nos toca, nos faz querer ser mais criança e mais humano.

Além das ilustrações belíssimas do livro que ficam por conta da Mariana Massarani.
    Que complementa o livro e o faz ficar ainda mais lindo e incrível. Um verdadeiro toque especial.

Leitura obrigatória. Para adultos e crianças.
    E, principalmente, para os "grandes" que não querem parar de sonhar, imaginar e acreditar como os "pequeninos"

2. LatinoAmericano

LatinoAmericano Aqui jaz Alcarecco

Muito interessante, como você disse tem que ser mesmo uma leitura obrigatória para adultos e crianças.

Me lembrou até o livro do Arnaldo Antunes: Frases do Tomé aos Três Anos, em que o Arnaldo, super sacado, foi escrevendo as frases que seu filho Tomé falava quando tinha três anos, eu sei que é chato contar final, mas a última frase é assim:

"agora eu tenho muitos quatro anos, um monte de quatro anos, um milhão de quatro anos!"

3. Hérmia

Hérmia Usuário

Marie, adorei isso.....vou procurá-lo pra ler....sugestão bem legal!!!!!!!

4. Márcio Bicalho

Márcio Bicalho Usuário

Que lindo! Boa dica! Bom para filosofar junto com minha filha.

5. Liv

Liv Visitante

Nhói, que fofura! :grinlove:

6. julialele

julialele Usuário

eu adorerei a parte de solidão beijos julia 8 anos
    :traça:

7. julialele

julialele Usuário

corigindo euadorei a parte da solidão beijos julia 8 anos

8. Adorei a dica!

9. Draylton Tavares

Draylton Tavares Usuário

Achei bem interessante as frases ali citadas. Deu vontade de procurar pra ler.

10. Formas Animadas

Formas Animadas Usuário

[align=justify]“Mania de Explicação” é o nome do premiado livro de Adriana Falcão e também do espetáculo infanto-juvenil da Cia Canguru Teatro de Bolso e Bonecos

Para conhecer o blog da Companhia acesse:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

O livro fala de uma garotinha que busca explicações para várias palavras que são apresentadas de uma forma especialmente poética e lúdica, encantando leitores de todas as idades – um texto diferente que propõe uma reflexão profunda sobre o cotidiano e que, além de provocar a reflexão, encanta a adultos e crianças.

A proposta de transformar esse texto em uma peça de teatro fugiu do lugar comum das produções infantis onde predominam os clássicos contos de fadas. O espetáculo utilizou também outras referências artísticas permitindo um diálogo entre a linguagem do teatro de bonecos com o cinema de animação e as sombras.[/align]

Ficha Técnica

Texto Original: Adriana Falcão
    Argumento: Luís Alberto de Abreu
    Texto e Letras das Canções: Adélia Nicolete
    Direção do Espetáculo: Rodolfo Vaz
    Coreografia de Cena: Fernanda Vianna
    Direção de Arte e Produção Geral: Wanda Sgarbi
    Elenco: Alex Bernardes, Andrea Baruqui, Bruna Garófalo, Igor Godinho, Júlio Grossi, Leandro Calado, Leo Campos, Luciano Moreira, Mariliz Schrickte, Taís Scaff, Talitha Tartari e Tiago Almeida.
    Direção de Manipulação: Diana Castilho
    Confecção de Bonecos: Raimundo Bento.
    Trilha Sonora Original: Henrique Matheus e Thiago Correa
    Arranjos Vocais: Carla Villar
    Vozes: Linda Paulino, Glicério Rosário, Fernanda Viana, Bianca Luar, Carla Villar, Docimar Moreyra, Paulo André, Sylvia Klein, Ulisses Tavares, Júlio Maciel, Lourenço Ordones
    Animação: César Maurício
    Cenotécnico: Marcos Lustosa
    Luz: Leonardo Pavanello
    Técnico de luz: Miller Deivison/João Paulo Silver
    Fotografia: Ana Valadares e Fernanda Nasser

Compartilhar