1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Da onde saiu esse cara?

    Procurei nos glossários das Cartas, do Silmarillion, na Enciclopédia da Valinor, Annals of Arda, nos glossários dos HoME que eu tenho (5, 10, 11 e 12), reli todo o The New Shadow e não achei nenhuma referência a ele...
     
  2. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Oras, estava convicto de que ele era mencionado no The New Shadow. :tsc: Não faltará alguma parte do texto original nessa tradução da Valinor, em que porventura ele seja mencionado?

    Só me resta pensar que é referido em algum volume dos HoME ou numa carta de Tolkien. Porque ele foi referido em algum escrito de Tolkien certeza.
     
  3. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Eu reli o do HoME... não estariam confundindo com Herumor?

    Nas cartas também não... ao menos não consta nem no glossário do Cartas nacional nem no original...
     
  4. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Não. Caramba, não me consigo lembrar onde li o nome dele mesmo. Já o discuti umas duas vezes ao longo dos anos na Valinor, mas não me recordo da sua origem.

    Vejamos, onde você leu sobre Malîthor em primeiro lugar?
     
  5. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Num tópico sobre a Quarta Era aqui no fórum... aliás, numa busca pelo Google, só se menciona Malîthor dentro do legendarium aqui no fórum.
     
  6. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

    Estive fuçando, e só achei a referência a tal Irmandade de Malithor, que foi postada aqui na Valinor mesmo. E com isso eu me lembrei de algo: acho que esse sujeito é um personagem de uma fan-fic que ficou meio famosa na net, e que contava uma história que se passava na 4ª Era.

    Provavelmente o site que hospedava a tal fan-fic sumiu, e com ele o material.
     
  7. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Bom, então parece que foi invenção de alguém aqui do Forum. :tsc: Mas era capaz de jurar que li sobre ele noutro lado (pode ser só impressão minha...).

    Enfim, achei outro sítio onde ele é referido -
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    . Claro que Wikipedia é tudo menos 100% confiável...

    Edit:

    Aff, não é possível. :dente:
     
    Última edição: 8 Mar 2007
  8. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Pois é, mas aparentemente nas obras não tem referência alguma a ele...
     
  9. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

    Bem, eu sabia que já havia ouvido falar sobre o cara.
    Enquanto produzia um artigo para a finada Heren Quentaron, eu ia falar sobre o Boca de Sauron. Meu post então lá na colab foi o seguinte:

    Mais tarde, porém:

    Em resposta a isso, o Smaug postou:


    Ou seja: eu acredito que era só uma fan-fic mesmo.
     
  10. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Eu cheguei a pensar que fosse coisa do MERP, igual aquela lista de nomes dos Nazgûl que eles têm, mas não encontrei nada. Vai ver é do tal fan-fic mesmo.
     
  11. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

  12. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Essa fan-fic tinha na Duvendor pra download, traduzida.
     
  13. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Eu tenho no meu HD.
     
  14. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Sim, está num fan-fic que retoma os acontecimentos da Quarta Era, que na Dúvendor tem a versão em português. Não era realmente no The New Shadow a referência.
     
  15. Deriel

    Deriel Administrador

    Ou seja, arquivo L pro Malithor e seus colegas
     
  16. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    De certo, como dito por Skywalker, esse fan-fic provávelmente inspirou-se em Herumor, e num nome criado para designar-se a Boca de Sauron.
     
  17. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Pois é, tem essa coisa... essa dúvida me surgiu porque vocês estavam usando ele como cânone, o que não é verdade... aprendam a separar os alhos dos bugalhos :wink:
     
  18. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Não foi usado como canône, foi uma referência, aliás, não costumo usar nada como canône. Claro, não pretendo cair num relativismo exagerado, mas quanto a achar que algo, por simplesmente estar numa obra que foi editada, é um canône, acaba por nos remeter ao mesmo erro dos historiadores metódicos do século XIX.
    Seria até mesmo ingênuo tratar desta forma qualquer tipo de fonte, mesmo sendo num fórum de discussões. Não há como se omitir, e nem como não ser crítico. Por mais que Malîthor fosse de um fan-fic, ele me veio a mente, como referência, e apenas isso.
    Quanto a separa o "alho dos bugalhos", seria mais eficiente elucidar a questão do trato dado ingenuamente, por certas pessoas, a certas questões.

    Abraços.
     
  19. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Não sei se entendi bem o que você quis dizer, mas eu discordo daquilo que entendi. Nos caso das obras de Tolkien eu considero importante sim numa discussão mostrar o que é e o que não é cânone, pras pessoas não ficarem discutindo algo e quebrando a cabeça procurando "aonde diabos o velho escreveu isso que eu nunca vi em nenhuma versão de nenhuma obra?". Eu quero discutir Tolkien e suas obras (mesmo que tenham sido editadas por seu filho), não fanfics.
     
  20. ruims

    ruims "Mais uma cerveja!" diz o

    Eu acho que é cena de fan-fic mesmo.
    Mas tambem os RPG inventam coisas.

    Por exemplo, os MERP dão nomes a muitos lugares que Tolkien nunca nomeou. Tem até mapas da Terra Média, com terras a Norte, Sul e Leste, com supostas denominações.
    Pessoal que não conheça bem a obra de Tolkien, por certo que fica baralhado.
    Só não percebo como a Wikipédia entra nesse jogo. Mas tambem não deve ser fácil controlar tudo o que se lá escreve.

    Por este andar, ainda alguem se há-de lembrar de dar nomes às ruas de Minas Tirith... :amem: :doh: :mrpurple:
     

Compartilhar