• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mais uma História que Influenciou Tolkien

Fëanarsil

O Espírito de Fogo Brilhante
Poxa, quase um ano depois de parado aqui no forum por "n" motivos, alias, Lukaz (desculpe por sumir...:sad:) mas eu estava vendo uns traillers de Beowulf e achei mtas semelhanças, o que me levou a pesquisar sobre a historia do filme, e vi que ele foi retirado de poemas, antes contados (como lendas) e depois escritos no sec VII e XII, mas tudo isso eu vi aqui no Valinor depois (grande Valinor, sempre com muitas informações importantes para nós..rs). Além disso e do que vi aqui no valinor encontrei tbm no site chamado Guia dos Curiosos (o qual não sei nada a respeito de credibilidade) mais algumas referencias que teriam influencia nosso professor.
Segue abaixo:

"Fontes de referência
J.R.R. Tolkien utilizou na construção de sua trilogia uma série de citações a épicos e sagas das mitologias nórdica, germânica e anglo-saxã. Confira a seguir algumas das referências e de onde elas foram extraídas:

Anel mágico de ouro
Aparece na história de Siegfried, o Matador de Dragões, que é contada em um dos 35 livros do épico nórdico Edda Poético.

Frodo
A saga anglo-saxônica Beowulf, escrita no século 7, tem entre seus personagens um ser chamado Froda. No texto do dinamarquês Saxo Grammaticus, Gesta Danorum, também há um rei chamado Frode. O monarca usa, inclusive, uma malha mágica impenetrável.

Gandalf
Também em Gesta Danorum, um profeta de muita idade acompanha Frode em suas aventuras. A figura tem descrição semelhante ao mago Gandalf.

Nomes de personagens
Os nomes Gandalf, Durin, Dwalin, Dain, Bifur, Bofur, Bombur, Nori, Thrain, Thorin, Thror, Fíli, Kíli, Fundin, Glóin, Dori e Ori foram copiados de estrofes do livro Voluspo, o primeiro do Edda Poético."

Chamo a atenção ao "Gesta Danorum" que eu não vi citado na listagem aqui do valinor e que achei de importancia, afinal o nome do nosso querido Frodo pode e deve ter se originado a partir dali e tbm o personagem Gandalf que pelo que o site fala, foi de bastante base. inclusive o fato de o mago do citado livro acompanhar o personagem Frode em suas aventuras.

Como eu disse, não sei à respeito da credibilidade do site, mas a dica está aí, vou tentar dar uma pesquisada melhor.

E se por algum acaso o "Gesta Danorum" esteja dentro de algumas das obras citadas na Valinor, me desculpem, mas a exaltação e a falta de tempo eram tamanhas que ainda não li tudo. com certeza o farei.

Espero ter ajudado tbm... e vou voltar a frequentar este forum que é aprecio mto.

See you!!!

Fëa...
 
A uns dois meses fiz esse artigo e mandei pra administração naum aceitaram eu naum leram.....
ai to apresesntando aki para tds lerem, naum é grande.!


Beowulf
( Uma das maiores influencias de J.R.R. Tolkien )
| Por Cirdandooeste |

Beowulf foi a mais importante influencia que Tolkien sofreu em relação a suas obras, dizem alguns. Beowulf é um grande poema épico anglo-saxão, provavelmente o mais antigo poema do inglês antigo e o maior com cerca de mais de 3.000 linhas.

Este poema apresenta a história de um grande herói chamado Beowulf, e de suas aventuras, destas quais sobre a grande batalha contra Grendel. Grendel era um terrível monstro que atacava e matava todos na cidade de Heorot, Dinamarca hoje. Beowulf morava na chamada Grande Terra, que hoje se chama Finlândia, e ao saber dos acontecimentos que ocorria em Heorot rumou para a batalha.
Grendel era um monstro quase indestrutivel ja que nehuma arma feita naqueles temos poderia feri-lo. Quando Beowulf chegou em Heorot o rei o aguardou com muito intusiasmo. Logo no mesmo dia em que o guerreiro chegou, Grendel atacou novamente a cidade. Os dois tiveram uma terrivel batalha, porque mesmo que nenhuma arma pudesse prejudicar o monstro, Beowulf era muito forte e corajoso. Por incrivel que pareça Grendel sai da luta ferido mortalmente e sem um de seus horríveis braços.
Todos ficaram eufóricos com a vitória, mas não esperavam que o pior acontecece. A mãe de Grendel foi até a cidade e atacou e matou muitos em vingança da morte de seu filho. Nesse ataque ela levou de volta o braço perdido do amado filho.

Hrothgar, o rei, ao perceber o acontecido convoca Beowulf, que após saber das noticias corre em direção ao rastro de sangue que ficou pelo cominho onde Grendel fugiu. Ao encontrar a morada dos monstros ele se depara com a mãe ao lado do filho morto. Como a mãe não era tão poderosa quanto o filho, foi morta com a espada de seu assassino encravada em seu corpo.
Assim Heorot ficou livre de seus males e Beowulf pode voltar para sua terra. Ao chegar a sua terra foi recebido com gloria e prêmios. Após um tempo o jovem rei adoeceu e Beowulf foi o novo sucessor. Seu reino ficou em paz por muitos longos anos ate um grande mal cair sobre ele.



Esse mal era nada menos que um Dragão, que buscava vingança contra os que roubaram seu tesouro de sua caverna nas montanhas. Beowulf já muito velho mesmo assim tomou a decisão de combatê-lo. Com ele na hora da batalha ficou apenas um de seus guerreiros, Wiglaf era o nome dele. A luta foi árdua, o dragão feriu o grande guerreiro seriamente. Beowulf já terrivelmente cansado foi mordido em seu pescoço pelos grandes dentes do oponente. Nesse ataque o terrível dragão esqueceu do servo de seu oponente, e nesse descuido foi atacado mortalmente em sua cabeça e assim seu fim chegou.
Beowulf já sabendo que não conseguiria se recuperar nomeou seu amigo de todas as horas e seu salvador, o novo Rei e soberano de todo as terras do Reino.
...
Assim se conta ao meu ver a grande história de Beowulf de suas façanhas.
______________________________________________________________________

Beowulf nas telonas.

Outra coisa interessante é a estreia do grande épico nas telonas do cinema. Será dirigido por Robert Zemeckis, com atuações de grande personalidades como Anthony Hopkins, Angelina Jolie, Robin Wright Penn e Dominic Keating. A estréia será no dia 16 de Novembro nos EUA e dia 30 do mesmo mês no Brasil.

___________________________________________________________________
Anglo-Saxão
O anlgo-saxão(ou inglês antigo) é uma forma bem primitiva do ingês que conhecemos. Foi falado em partes do mundo que hj se encontra a Inglaterra e na parte sul da Escócia.Usado mais ou menos entre os séculos V(cinco) e até o século XII(doze). O anglo-saxão praticamente faz parte do grupo de linguas germânicas ocidental. Ele é similar ao frísio(O frisão é a língua mais próxima do inglês dentro do grupo ocidental das línguas germânicas) e ao saxão antigo. O inglês antigo é bem parecido também ao norueguês antigo.
 

Anexos

  • Beowulf...aasiausa.jpg
    Beowulf...aasiausa.jpg
    53,6 KB · Visualizações: 77
  • Beowulf...lega.jpg
    Beowulf...lega.jpg
    74,7 KB · Visualizações: 94
Não creio que todas estas influências sobre Tolkien sejam tão drásticas....

é bem normal que ele tenha se inspirado nestes contos mesmo. observe que até mesmo nestes contos de sagas existe muita semelhança com historias de um passado ainda mais remoto... os mitos (não importam aonde sejam) sempre tem uma base comum.

heheheh mas com este filme do Beowulf e com O Hobbit q sera lançado!! em breve poderemos ter acesso a eddas em português nas bibliotecas e livrarias de todo o país XD
 
heheheh mas com este filme do Beowulf e com O Hobbit q sera lançado!! em breve poderemos ter acesso a eddas em português nas bibliotecas e livrarias de todo o país XD

Assim esperamos, pois sempre é bem vinda todo tipo de cultura.

É claro que o professor sofreu influencias de outras obras e de acontecimentos historicos, mesmos dos mais remotos. mas é sempre interessante podermos recirar mesmo que supostamente a trilha de pensamento de Tolkien.

Abçs :assobio:
 
O Poema Beowulf que influenciou Tolkien é um dos poucos sobreviventes do Anglo-Saxão, uma língua levada à Grã-Bretanha por volta de 449 d.C. por tribos invasoras da Europa.
Esse poema importante na literatura inglesa, passa-se fora da Inglaterra, e sim na Escandinávia. Se passa em uma era de guerras entre os dinamarqueses, os suecos e uma tribo chamada Geats. O poema é em grande parte dedicado ao guerreiro Beowulf e três criaturas. O poema é bem mais do que uma sucessão de lutas. É a mais famosa obra de seu tempo por causa do estilo, dos detalhes e etc.

Como nosso amigo Fëanarsil disse, alguns nomes Tolkien tirou do poema.
A própria palavra Orc vem de orcneas, uma palavra usada para monstros em Beowulf.
Também há ligações no enredo, por exemplo:
Quando Bilbo Bolseiro está no covil do dragão (O Hobbit) ele rouba uma taça, que é o que também acontece em Beowulf - o roubo de uma taça. A reação do dragão em Beowulf - emergir da caverna - repete-se em O Hobbit.
Outro exemplo é quando no SdA, uma espada cravada em um cavaleiro negro parece se dissolver, é exatamente o que acontece com a espada de Beowulf quando toca o sangue do monstro Grendel. Entre outros casos mais que eu poderia citar aqui...

é isso, só pra complementar ai. :)
 
alguém viu o filme?
os críticos cairam matando... dizendo que o filme não faz valer a obra...e pelo que eu vi no trailer, achei um lixo mesmo!
 
é, eu ainda não vi o filme para dizer nada, mas todos meus amigos que viram, disseram que deixa a desejar.
Se isso for verdade, é realmente uma pena mesmo.
 
De acordo com a história contada acima pelo Cirdandooeste e para quem já assistiu o filme a conclusão é que mais uma vez mudaram a obra orginal para ganharem público.
O que eu gostei no filme é a abordagem sobre o orgulho e a ambição.
Todos nós temos os nossos "próprios demônios" e muitas vezes sucumbimos a eles. Com Beowulf não foi diferente. Gosto quando a rainha perunta a ele: "ela era tão bonita assim para valer sua vida?" sobre a mãe de Grendel, que na verdade era um monstro mas se mostrava como a Angelina Jolie. Quantas vezes nos iludimos pela aparência das coisas mesmo conhecendo sua essência? Beowulf sabia que ela era um monstro e no entanto sua aparência e suas palavras o seduziram e ele pagou um preço caro pois nem todo o seu poder e riqueza como Rei o tornou feliz.
Mas o poema é bem diferente.
Qual a opinião de vocês em relação a essas mudanças?

Beijos élficos
 
eu ainda não li o poema. E está bem difícil encontrá-lo em português. Eu encontro apenas as adaptações romanceadas (que eu particularmente detesto).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo