1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Mais uma da Igreja Católica....

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Vatho, 20 Jan 2003.

  1. Vatho

    Vatho Usuário

    O que vocês acham agora que a Igreja Católica está falando para aqueles que se dizem seguidores dela para não aprovarem nenhuma lei ou pesquisa científica que vá contra os valores éticos da Igreja?

    Falando para os políticos do mundo que se dizem católicos não aprovarem pesquisas com célula tronco, por exemplo.

    Mais uma vez a Igreja Católica anda para trás na evolução. A diferença é que agora não podem queimar ninguém na fogueira.... mas ainda assim quer meter o bedelho em tudo.
     
  2. Excluído052

    Excluído052 Excluído a pedido

    Fica a dúvida se isso tem mesmo a ver com religião, ética, ignorância ou algum tipo de interesse econômico ou político...

    Quase sempre estes últimos dois têm algum tipo de ligação... pfff! :disgusti:
     
  3. Cain

    Cain Usuário

    hmm, felizmente a igreja catolica já teve mais poder q nos dias de hoje, e apesar de bem inferiorizada, ela ainda tem o dom básico de manipular as massas de acordo com seus dogmas

    enquanto existir uma religiao assim, o mundo só será retardado
     
  4. Anigel

    Anigel Eu atropelo duendes!

    Eu sou contra pesquisas com embriões. Acho anti-ético. apesar de ser católica, essa é uma decisão que não tem nada a ver com religião, tem a ver com ética.
     
  5. Vatho

    Vatho Usuário

    Ao meu ver a ética vai até o momento que você pode salvar ou melhorar as condições de uma vida.

    Aposto que se metade das pessoas que são contra por motivos éticos tivesse alguma doença do sistema nervoso degenerativa (ou alguém muito querido na família)mudaria de idéia rapidinho, sabendo dos potenciais das pesquisas, desde que as mesmas possam ser feitas.
     
  6. foxxy

    foxxy Usuário

    Pra mim a Igreja tem o direito de pedir isso sim, uma vez q tais experiências são consideradas ñ só anti-éticas, mas pra o católico, assasinas, já que a célula-tronco é considerada um ser vivo.
    E se for falar de religião q atraza o mundo, posso citar uma porrada. A Católica é na verdade uma das mais liberais e mente aberta. Veja os muçulmanos, com seu machismo vergonhoso, ou algo q nós vemos todo dia, a Universal, q explora seus seguidores.
    Por favor galera, ñ postem besteiras :x
     
  7. Excluído052

    Excluído052 Excluído a pedido

    Ai, ai... discutir religião é sempre um pé! Dificilmente se chega à um acordo!

    Não podemos dizer que a igreja católica continua tão retardada quanto na idade média, mas tem um monte de coisas que eu ainda não gosto. o mesmo digo de todas as outras!
    (Curioso... na idade média os católicos diziam aos fieis: "Obedeçam ao Papa ou vão para o inferno!!!" enquanto os mulçulmanso, que saíram do mesmo tronco ideológico, diziam "meu bom homem, se você obedecer ao califa irá para o paraíso!")

    Olha, gente... acho que tudo é uma questão de se por no lugar dos outros. Pensem bem... olhem para pessoas que têm doença degenerativa, pensem que, se as pesquisas forem para frente, estas mesmas pessoas poderão andar e viver vidas normais.

    Eu penso assim.

    Além disso, não vai ser a religião - no nosso tempo atual - que vai parar a ciência. Dizem até que já fizeram clones... o que mais vocês querem? - embora ainda não se tenha provado.
     
  8. foxxy

    foxxy Usuário

    Tá, a religião num pode impedir p.orra nenhuma. Mas pode pelo menos fazer as pessoas pararem pra pensar. Fazer as coisas com mais cuidado ao invéz de pegar um monte de óvulo fertilizado e jogar no lixo,como aconteceu um tempo atráz.
    E se pra curar alguém, é preciso q vários morram, eu preferiria morrer à matar um monte de criancinhas.
     
  9. Vatho

    Vatho Usuário

    Nem toda célula-tronco é considerado um ser vivo. E depende muito do conceito de "vivo". A questão das células tronco é um exemplo. A questão é a Igreja Católica querer fazer sua vontade através da chantagem descarada.

    Apenas muçulmanos com machismo vergonhoso? Porque na católica então proibe que mulheres sejam "padres"? Porque ela é contra métodos contraceptivos? Prefere 1 zilhão de crianças sem pai nem mãe? Me parece mais uma forma de planejamento.....

    Isso foi uma falácia das brabas. Não é porque a sua opinião é divergente das demais que seja "besteira".
     
  10. Anigel

    Anigel Eu atropelo duendes!

    Vatho, a Igreja Católica é contra a pesquisa com embriões humanos. De onde você acha que vem essas células tronco? Vem de embriões. E a partir do momento da fecundação (fusão dos gametas, células haplóides, restabelecendo o número diplóide de cromossomos e constituindo o ovo ou zigoto) a vida começa.

    Então, partindo do princípio que todo embrião é vivo, a pesquisa com esses embriões é anti-ética. Não se esqueça que essa é uma pesquisa com seres-humanos. Vou copiar algumas regras com pesquisas em seres humanos para você:

    Segundo a resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde (CSN) que é o órgão normativo da saúde.

    . Pesquisa é classe de atividades que objetiva contribuir para a descoberta de novidades na ciência

    .Pesquisa com seres humanos é qualquer pesquisa que use como material o organismo humano, inclusive o lado psicológico.

    Vamos as normas:

    . Ponderação entre riscos e benefícios. Príncipio da beneficiência e não da maleficiência.

    . Garantia que danos previsíveis serão evitados

    . Pesquisa deve ter um bom embasamento científico

    . Antes de fazer pesquisas em seres humanos, deve-se primeiro faze-la em animais, a não ser que seja uma pesquisa psiquiátrica ou neurológica

    . Não pode haver omissão de socorro

    . É necessário consentimento livre e esclarecido.(em que momento o embrião deu o consentimento livre e esclarecido?)

    . Grupos vulneráveis - pacientes incapazes não podem ser cobaias de pesquisas (concorda que o embrião é vulnerável?)
     
  11. foxxy

    foxxy Usuário

    Senhor Vatho, quando eu disse pra ñ falarem besteiras, foi pra evitar posts preconceituosos como o seu.
    É óbvio q vc tem algo contra a Igreja católica, vc é livre pra isso, mas percebe-se q vc ñ tem conhecimento suficiente sobre ela, afinal, o fato de mulheres ñ poderem ser padres é por ter sido o filho de Deus (lê-se Jesus) um homem, e os padres o representam na figura, portanto virou uma tradição, e os métodos contraceptivos são aceitos sim, mas os naturais.
    É claro q ela ñ é perfeita, nunca disse isso, só queria mostrar q existem piores, muito piores. E de todas, ela é a q menos impõe suas vontades, fazendo pedidos mas deixando os fiéis livres para aceitá-los ou ñ.
     
  12. Logan Mcloud

    Logan Mcloud Usuário

    sendo ateub desde q me entendo por gente e nao gostando de seres-humanos eu seria um dos possiveis adeptros destas teorias mais fervorosos... mas eu realmente acredito q o uso de embrioes eh para lá de antii-etico.... nao tem sentido..... o uso de criaturinhas humanas indefesas eh abominavel..... seu uso inescrupuloso por homens q se dizem cientistas deverias ser punido de forma veloz e rigorosa..... eu pretendo ser um cientista nao um açougueiro..... e sr.vartho... o senhor deveria guarda seus peconceitos para longe do forun... eu nao acredito em igrejas e em religiao mas isso nao me permite ser indecoroso ou sarcasticom com a religiao em si ou com as pessoas q creen nela......


    Dwarf
     
  13. Vatho

    Vatho Usuário

    Bem, pelo que eu vejo você que estão no CLUBE ERRADO.

    Logan e Foxxy, já pensaram alguma vez em ler O GUIA DAS FALÁCIAS???? A Anigel soube se expressar de maneira muito mais convincente que vocês.


    Falácia da Linguagem Preconceituosa e carregado de argumentum ad hominem. Falta de lógica no seu comentário. Leia o guia de falácias.


    Sstilo Sem Substância.
    Leia o guia sobre falácias.

    Falácia da Linguagem Preconceituosa e de argumentum ad hominem. Leia o guia de falácias.
     
  14. Vatho

    Vatho Usuário

    Não necessariamente. Muitos cientistas divergem de quando a vida realmente começa (como poderá ver mais abaixo). E cito o seguinte trecho de um artigo.

    "O impedimento de utilizar embriões neste tipo de pesquisa não inviabiliza a investigação do uso de células tronco pasra fins terapêuticos. As células tronco, ou stem cells, podem ser obtidas de outras fontes que não embriões. Em experimentos animais já foi possível obter células diferenciadas de fígado. Estas pesquisas também podem ser realizadas com células obtidas a partir da medula óssea humana ou de células de cordão umbilical. O argumento utilizado é que a s células embrionárias são mais promissoras. "

    Portanto, não procede a informação de que ela são provenientes apenas de embriões.

    Você sabia que óvulos fertilizados que estão com a validade "vencendo" irão para a lata de lixo???? Ao meu ver, um destino não tão mais nobre e muito pouco ético.

    Cito o texto:

    "Muitas pessoas não reconhecem o status de indivíduo para os embriões em estágios iniciais, tanto que utilizam a denominação de pré-embrião, que foi proposta no Relatório Warnock, em 1984. Várias personalidades do meio político, artístico e científico tem se posicionado neste sentido. O Prof. Paul Berg, criador da técnica do DNA recombinante e propositor da moratória de pesquisas de Asilomar, única que efetivamente teve seu resultado atingido, defende a idéia de que os embriões congelados e não utilizados para fins reprodutivos, quando atingirem o limite de sua validade de uso legal devem servir como material para pesquisas. Esta posição, de que o bem da sociedade pode estar acima do indivídual já havia sido proposta por Charles Nicolle, que foi diretor do Instituto Pasteur, na Tunísia. Uma citação utilizada por Tereza R. Vieira exemplifica esta posição:

    A consciência humana, as leis, a humanidade, a consciência dos médicos condenam a experimentação no homem, mas ... ela é sempre feita, se faz e se fará por ser indispensável ao progresso da ciência médica para o bem da humannidade.

    A integra por ser vista em
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .
     
  15. Anigel

    Anigel Eu atropelo duendes!

    Vatho, os cientistas podem divergir a vontade sobre quando a vida começa, mas acompanhe o meu raciocínio. Você é 46 XY falando sob o ponto de vista de cromossomos correto? Concorda que a partir do momento em que houve a fusão dos gametas do seu pai e da sua mãe e o número diploide de cromossomos foi estabelecido você já era um ser humano? Você já tinha todo material genético necessário para se tornar o que é hoje. O fato de que ainda está se desenvolvendo não torna o embrião menos humano ou com menos direito a vida.

    Também não acho isso certo, mas um erro não justifica o outro. Se é assim então porque não matar todos os doentes HIV positivos e dessa forma acabar com a AIDS? Eles não irão morrer de qualquer forma? Não é muito mais nobre morrer fazendo um bem para a humanidade erradicando uma doença incurável?

    Se não me engano houve citações semelhantes no julgamento de Nuremberg, por pessoas que haviam feito experiências com seres humanos e queriam se justificar.
    Bastante semelhante ao "ordens são ordens".
     
  16. Logan Mcloud

    Logan Mcloud Usuário

    Vatho escreveu:

    A consciência humana, as leis, a humanidade, a consciência dos médicos condenam a experimentação no homem, mas ... ela é sempre feita, se faz e se fará por ser indispensável ao progresso da ciência médica para o bem da humannidade.


    cara nao tenhu nada a dizer quanto a alguem q se desculpa por tras de um argumento como esse.....

    sr vartho eu nao coemto falacias...... eu estodu para ser um cientista..... eu nao poso cometer uma falta como essa..... e a srt anigel tb..... ela provavelmente entende isso melhor q nos dois juntos..... afinal se eu nao me engano vc tb eh de exatas...... creio q vc esta discordando so de birra como uma crianaça... portanto nao comentarei mais nehum post... nao vale a pena... eu nao gosto de discutir com crianças...... eu estudei de mais para isso......


    Dwarf
     
  17. Vatho

    Vatho Usuário

    Não comete falácias, então vejamos....
    Ataques Pessoais (argumentum ad hominem)
    Definição:

    Ataca-se pessoa que apresentou um argumento e não o argumento que apresentou. A falácia ad hominem assume muitas formas. Ataca, por exemplo, o carácter, a nacionalidade, a raça ou a religião da pessoa. Em outros casos, a falácia sugere que a pessoa, por ter algo tem algo a ganhar com o argumento, é movida pelo interesse. A pessoa pode ainda ser atacada por associação ou pelas suas companhias.

    Primeiro vocêz que não tem nada a dizer quanto a alguém que "se escode" atrás de um comentário desses. Em seguida diz falácias ad hominem. Uma contradição não?

    Agora peguemos suas contradições lógicas. O fato de você estudar para ser "cientista" não lhe exime de cometer falácias, o que fica bem óbvio nesse post.

    A sua afirmação de que a srta anigel sabe melhor do que nós não procede, pois não existe prova alguma disso. Um "EU ACHO QUE SABE MAIS" não serve.

    Não procede o "está discordado por birra de criança". Qual conhecimento sobre o que se passa na minha cabeça vc tem? Nenhum, logo vc chegou a essa conclusão por falta de argumentos e apelou para um ad hominem.

    Quanto ao "não falo com crianças" nada mais é que um ad hominem. Rapaz, respeite os mais velhos.
     
  18. Anigel

    Anigel Eu atropelo duendes!

    :roll: Na verdade procede Sr Vatho, eu e o Sr Logan já discordamos muito em outro tópico e ele notou que eu sou da área médica. Na verdade eu me formo médica em alguns meses.
     
  19. Vatho

    Vatho Usuário

    Sem querer ser chato mas você caiu em uma falácia.

    Apelo à Autoridade (argumentum ad verecundiam).
    Definição:
    Ainda que às vezes seja apropriado citar uma autoridade para suportar uma opinião, a maioria das vezes não o é. O apelo à autoridade é especialmente impróprio se:

    (ii) não há acordo entre os peritos do campo em questão.

    E como eu disse antes, a questão é a Igreja meter o bedelho em questões científicas, não importa quais. Infelizmente se concentrou em células-tronco.
     
  20. Anigel

    Anigel Eu atropelo duendes!

    Sr Vatho, há alguma espécie de falácia (já que o Sr é especialista o assunto) que consista em dizer que os argumentos de quem não concorda com o Sr são meras falácias?

    Em momento algum eu usei de uma pretensa autoridade para defender meus pontos de vista nesse tópico.

    Eu citei o fato que me formarei médica no final desse ano, apenas para confirmar a afirmação do Sr Logan Macloud (afirmação essa que o Sr contestou) que eu entendia mais sobre pesquisas com seres-humanos, por ser da área biomédica.

    Nos meus replys ao Sr, o penúltimo o Sr ainda não respondeu, eu em momento algum fiz uso de alguma pretensa autoridade. em todos os momentos fiz afirmações lógicas.

    Se quer saber minha opinião sincera, o Sr abriu esse tópico com o objetivo preconceituoso de atacar uma religião baseado no fato de a Igreja Católica ser contra experiências com células tronco. O título do tópico já é preconceituoso e agressivo: "Mais Uma da Igreja Católica". E o tom do seu primeiro post também. Para que o Sr não tenha trabalho de ir reler o que escreveu lá em cima eu copiei nesse post:

    Como eu já disse antes, a Igreja é contra a pesquisa com embriões humanos. Esse tipo de pesquisa é anti-ético, e acho que a Igreja está sendo bastante corajosa de levantear a sua voz em defesa dos inocentes.


    ---------------------------------------------------------------------------------------------------

    PS: Essa sua afirmação ao Sr Logan não seria uma falácia Apelo à Autoridade (argumentum ad verecundiam). :o?:

     

Compartilhar