• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mais um "e se?"

Edrahil

Usuário
Não encontrei nenhum tópico a este respeito, então vamos lá.

Os Maiar vieram em auxílio à Terra Média uma vez, contra Morgoth.

Será que, se Sauron fosse vitorioso, recuperasse o Um Anel, será que os Maiar novamente viriam socorrer a Terra Média?

Com certeza sabiam dos problemas que ocorriam nas terras de fora, mas não acho que estavam despreocupados, pois enviaram os istari para ajudar a manter a TM livre de Sauron!

O que vocês acham?
 
Que eu me lembre, os Maiar só viriam a comando dos Valar, e estes deixaram de intervir em Arda depois dos Istari. Portanto, acho que eles não viriam.

A menos que fosse em último caso, mas não consigo imaginar isso.
 
Os Valar enviaram os maiar (Istari) para mostrar que ainda se preocupava com os povos da TM, mas, ao mesmo tempo, mostrou tbm que a luta não era mais deles (já que a missão dos Istari era convencer os povos livres a lutarem). Eu acho que se Sauron tivesse vencido, os Valar não iam fazer mais nada (pq isso iria demostrar a fraqueza, principalmente, dos homens).
 
Concordo com isso, que uma vitória de Sauron demonstraria uma fraqueza dos homens, mas será que, como "guardiões" das criações de Eru, eles não iriam tentar preserva-las?

Ainda, a derrota seria por alguém mais poderoso que os homens, um maiar! Será que por isso, se compadecendo dos homens, os Valar não mandariam novamente uma tropa de salvação?
 
Existe essa possibilidade, mas eu ainda axo q naum.
Os homens ainda exitiriam (não seriam exterminados, senod q nesse caso talvez os Valar fariam alguma coisa) mesmo que em grande sofrimento, seguindo as ordens de Sauron. E os Valar, de qualquer forma, ainda não tinham esquecido do que os homens fizeram durante a queda de Numenor. Ou seja, se Sauron dominasse seria por culpa e fraqueza (num sentido de serem facilmente persuadidos pela sombra) da raça humana, assim os Valar não teriam razão para formar uma tropa e atacar Sauron (mas se o fizessem creio que teriam uma vitória até fácil).
 
Acho que a principio eles relutariam em ir ajudar, pra ver se os povos da TM ainda conseguiriam se virar sozinho sem os elfos e tal... se bem q eu acho que seria meio impossivel... ai se a TM entrasse em completa escuridao e destruiçao acho que eles iriam interferir sim... ah nao ser que eles se preocupassem somente com os elfos que estariam no bem bom la em Valinor, o que eu acho que nao aconteceria... de uma maneira ou de outra eles ajudariam, sendo mandando maiar ou qq coisa, e pq nao eles mesmos irem la ajudar ??? vai saber... :wink:
 
Humm nunca tinha pensado nisso.
Acho que eles viriam ao socorro sim. Na verdade esse é um topico de Se.. entao pra eu me basear em algo concreto é dificil..
Acho que eles nao iriam somente se preocupar com os elfos, nao tem o porque, elfos e humanos erraram na historia, os homens eram amados da mesma maneira que os elfos pelos Valar.
 
Na parte final do Comentário ao Athrabeth, HoME10, existe um texto que não foi traduzido ainda para o Português, descrevendo uma situação parecida com essa que o Edrahil está propondo. É o "Relato de Adanel", que conta uma lenda de como teria sido o primeiro contato de Melkor com os humanos. Esse relato conta, como eu disse, uma lenda, que pode ou não ser verdadeira; mas quer ela seja verdadeira ou não dentro do legendário, acho que ela ilustra como o Tolkien poderia ter abordado essa questão colocada pelo Edrahil.

A virada da Terceira para a Quarta Era marca o começo do Domínio dos Homens, quando os elfos deveriam ou deixar a TM ou esvaecer aqui; e da mesma forma que eles, outros povos não humanos deveriam entrar em decadência, até desaparecerem todos eles e os humanos tornarem-se os únicos seres conscientes a habitarem a TM. Então, dado tempo suficiente, só precisamos nos preocupar com o modo com que os humanos reagiriam diante de uma tirania global em Arda. E é aí que entra o Relato de Adanel. A história que ele conta é exatamente assim.

No começo, de acordo com esse texto, os homens foram todos enganados e atraídos pelas mentiras de Melkor, e todos eles o aclamaram como Lorde, rejeitando com isso Eru. Eru então lhes apareceu como um Voz e lhes disse que suas vidas seriam encurtadas e que cada um deles iria ter com ele dentro de pouco, para com isso saberem quem era o verdadeiro Lorde de Arda; e os deixou. Melkor então mostrou-se tirano e favoreceu especialmente os que lhe eram mais favoráveis e leais dentre todos os homens, atormentando quem se opusesse a ele e em especial os poucos que se arrependiam de tê-lo tomado por deus. A tirania e a crueldade de Melkor oprimiu os homens de tal forma que ao fim houve muitos que se rebelaram, dizendo que agora sabiam quem era o verdadeiro criador de Arda. O texto não afirma isso, mas fica claro na leitura que desses rebeldes, que fugiram para longe de Melkor, é que vieram os Edain.

Bem, acho que se Sauron vencesse a Guerra do Anel, aconteceria a mesma coisa, dado é claro tempo suficiente. O bem ressurgiria mesmo num mundo inteiramente dominado pelo mal. Pois como Eru diz aos homens no texto, eles permaneciam Lhe pertencendo.

E sobre os Maiar, não acredito que eles viriam. Se o plano fracassase uma vez, com a vitória de Sauron na Guerra do Anel, os Valar não iam tentar de novo com o mesmo plano. E depois de mandar um auxílio tal, duvido que eles mandariam mais alguma coisa. É interessante observar que o Domínio dos Homens estava começando, independente do resultado da Guerra do Anel, o que quer dizer que dali para a frente os homens seriam completamente responsáveis por si.
 
Não viriam. Os Maiar e os Valar entregaram a Terra-média e o seu destino por completo aos homens, e aos outros que se dispusessem a ajuda-los. Por isso os elfos começaram a abandonara a Terra-Média, pois com o seu senso percentiam que aquele mundo já não era para eles. Era tampo de partirem, e para nunca mais voltarem. Se a Terra-Média fosse conquistada por Sauron eles não viriam, pois a Terra-Média era como que já não pertencesse a eles ou a Eru, e fosse um local separado de todos os outros.

Basta ver por estas palavras ditas no concelho de Elrond:

"...-disse Elrond- E os que vivem para lá do mar não o receberão: para o bem ou para o mal, o anel pertence à Terra-Média, e é a nós, que ainda aqui vivemos, que compete resolver o problema."

Estas palavras demonstram bem que os Valar já não viriam em auxilio da Terra-Média. Era assunto próprio dos que aqui estavam. E reparem no ainda. Dizem isso como que a referir que a Terra-Média estava em decadência ( e realmente estava ), e os povos tivessem de se ir embora, mais cedo ou mais tarde. Apenas cá ficariam os homens. Talvez como castigo ( ao que a Terra-Média chegou! ) por lhe terem de certa maneira obedecido no início dos tempos. Mas não concordo com isto, pois sendo assim também os elfos deveriam ser castigados. Ou não. Discutam, que é para isso que serve o forum!!! :D

Nota: É provável que o excerto de texto não coincida com o que têm nos vossos livros em casa, pois este é da versão de Portugal, ok? :wink:
 
Swanhild disse:
Na parte final do Comentário ao Athrabeth, HoME10, existe um texto que não foi traduzido ainda para o Português, descrevendo uma situação parecida com essa que o Edrahil está propondo. É o "Relato de Adanel" (...)

Ainda não foi terminado de ser traduzido, mas o será assim que eu terminar a tradução de um ensaio sobre a influência do Sampo finlandês sobre Tolkien. :mrgreen:

E é o "Conto de Adanel", apenas para sermos mais exatos. :wink:
 
Certo, Tilion. No original é "Tale of Adanel" e a tradução, se formos ficar no padrão, é "conto" e não "relato". E vai ser muito bem vinda essa sua tradução. Eu queria ter traduzido isso aí na Ordem, mas sempre fui deixando. :roll:

E... agora entendi seu nick de há uns dias atrás.
 
Eu acho muito difícil que os Valar voltassem a pisar na Terra-Média para proteger os Filhos de Eru... De novo.

Todos sabiam que o destino da TM jazia na Força dos Homens. Os valar contribuíram por uma última vez com o envio dos Istari, mas acho que não se envolveriam mais profundamente.

FendiOrc
 
Tendo em vista que os homens eram os preferidos de Eru, será que, a mando dele, os Valar não viriam?

As minhas perguntas são exatamente para nos fazer pensar sobre a relação criaturas e Criador!
 
Edrahil disse:
Tendo em vista que os homens eram os preferidos de Eru, será que, a mando dele, os Valar não viriam?

As minhas perguntas são exatamente para nos fazer pensar sobre a relação criaturas e Criador!

Sim, é muito bem pensado.
Mas eu achava que os elfos é que eram os favoritos de Eru. Ou isso é só uma hipótese ( isso de os homens serem os favoritos ). Mesmo se forem acho que eles não viriam. Isso está esplicito. E compreender a mente de Eru é uma coisa difícil, penso que até mesmo para Tolkien. Porque se virmos bem, Eru não é mais do que a representação literária no Senhor dos Anéis ( e outros livros ) do próprio Deus presente nas religiões monoteístas ( no caso de Tolkien a cristã ou a judaica, não me lembro ). Acho que Tolkien nem se aprofunda muito na exploração de o que é Eru devido ao fato de ele identificar Eru com o seu próprio Deus ( e baseando-se até telvez nele para criar Eru),e devido ao respeito que sentia pelo Deus que ele seguia não quis aprofundar isto. Até se podem encontrar mesmo muitas alegorias entre a própria Bíblia e o Silmarillion, se se tiver um olho atento. Eru representa o Deus, os Valar os santos, os MAiar os anjos. Melkor representa de creta forma o Diabo. E Valinor é sem dúvida o Paraíso. A Terra-Média é o mundo em que vivemos, nós, os Homens.
Enfim. Há muito para discutir aqui.
 
O 10º membro da Sociedade disse:
Eru representa o Deus, os Valar os santos, os MAiar os anjos. Melkor representa de creta forma o Diabo. E Valinor é sem dúvida o Paraíso. A Terra-Média é o mundo em que vivemos, nós, os Homens.
Enfim. Há muito para discutir aqui.
Se Melkor é Lúcifer, os Valar são os demais arcanjos, e os Maiar os anjos de ordem inferior! :wink:
 
Edrahil disse:
O 10º membro da Sociedade disse:
Eru representa o Deus, os Valar os santos, os MAiar os anjos. Melkor representa de creta forma o Diabo. E Valinor é sem dúvida o Paraíso. A Terra-Média é o mundo em que vivemos, nós, os Homens.
Enfim. Há muito para discutir aqui.
Se Melkor é Lúcifer, os Valar são os demais arcanjos, e os Maiar os anjos de ordem inferior! :wink:

Lúcifer e diabo são sinónimos. 8-)
De resto obrigado pela correção!!!
 
Os Valar já haviam enviado os Maiar antes da Guerra do Anel. Mas acho que se Sauron conseguisse atingir seu objetivo e retomar o anel para si, os Valar enviariam mais alguns Maiar para dar uma ajuda. :wink:
 
Edrahil disse:
Tendo em vista que os homens eram os preferidos de Eru, será que, a mando dele, os Valar não viriam?

Não concordo que os homens fossem os preferidos. Cada um dos tipos, elfos e homens, tinha uma função diferente no mundo; não havia mais ou menos favorecidos por Eru entre eles.

E não acho que Eru comandaria os Valar dessa forma, quando tudo tendia para que os homens fossem responsáveis pelos rumos de Arda. Eru fez uma intervenção tão drástica apenas uma vez: na Queda de Númenor. Mesmo uma intervenção dos Valar, depois da Terceira Era, eu só esperaria para o final dos tempos.
 
O 10º membro da Sociedade disse:
Lúcifer e diabo são sinónimos. 8-) !!

:nope:

Lúcifer é um deus antigo que representa a luz. Sua associação com o diabo é muito mais recente, provavelmente porque a Igreja Católica queria acabar com o seu culto, assim como fez com vários outros deuses antigos.

Mas o assunto do tópico..

É uma possibilidade interessante, mas acredito que eles não viriam em auxílio, a não ser em último caso.
 
Acho que não seria uma fraqueza dos homens, e sim de todos, elfos, hobbits, anões, homens... todos habitavam o mesmo mundo, todos tinham a obrigação de defende-lo.. :twisted:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo