• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eleições 2014 Mais de 92% dos deputados federais não foram eleitos apenas pelos seus próprios votos

Se não for pra mudar pra melhor não vejo porque mudar.

Por mim pro legislativo deveria ser por voto majoritário mesmo (como é pro senado), mas sem coligações. os ais votados entrariam. Eu não lembro agora como, mas o fato de se coligar dar mais poder pros partidos, por isso o coeficiente existe, pra evitar uma oligarquia no poder.

Entre voto em lista e voto majoritário nesse estilo que falei ainda não tenho uma posição de qual seria melhor no meu ponto de vista.
 
Não faz sentido nenhum comparar com a votação para Senado. Esse conflito de representatividade não existe pq no Senado estão representados os estados da federação. O Senado é a voz da terra, com a cúpula voltada justamente para o chão. O Congresso deve representar a voz do povo e aí entre o problema da representatividade. Volto a dizer que o problema da eleição majoritária, embora pareça o ideal em termos meritocráticos, é que você vai acabar subrepresentando em termos de participação legislativa um partido ou coligação de um deputados puxador de votos. Russomanno com 1 voto ou Russommano com mais 4 (ou sei lá quantos foram) deputados? Isso faz uma diferença ABSURDA.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo