• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Maior fazenda vertical do mundo usará 95% menos água com método mais produtivo

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
aerofarms-11-1260x710.jpg
Uma enorme fazenda vertical – onde as plantas são cultivadas e colhidas sem sol nem solo – está sendo construída em Nova Jersey (EUA). Quando estiver concluída, ela será a maior no mundo.

O vídeo abaixo mostra a primeira fase do projeto, realizado pela AeroFarms. Trata-se de altas torres com bandejas aeropônicas iluminadas por LED. Elas recebem nutrientes através de uma nuvem de gotículas nas raízes, em vez de serem mergulhadas em água.


A AeroFarms afirma que seu método é 75 vezes mais produtivo do que uma fazenda tradicional ao ar livre por metro quadrado, mesmo usando 95% menos água. E como se trata de um método interno, ele não utiliza pesticidas.

aerofarms-2.jpg
Nada do que eles estão fazendo ou planejando é realmente novo, no entanto: vegetais vêm sendo cultivados há muito tempo em ambientes internos sob luzes LED e sem solo.

Até mesmo a ideia de uma “fábrica” de vegetais já existe: a empresa japonesa Mirai vem fazendo algo semelhante em uma escala ligeiramente menor.

A diferença da fazenda vertical da AeroFarms estará, é claro, em seu tamanho: serão 6.500 m² e 9 m de altura em uma antiga usina siderúrgica. Quando estiver pronta, a fazenda deve produzir 900 toneladas de alface, rúcula, couve e outras verduras por ano.

aerofarms-4.jpg
E quanto a outros vegetais? A AeroFarms não diz, mas Shigeharu Shimamura, CEO da Mirai, explicou em 2014 à National Geographic:

… pelo menos tecnicamente, podemos produzir quase qualquer tipo de planta em uma fábrica. Mas o que faz mais sentido econômico é produzir vegetais de rápido crescimento que podem ser enviados para o mercado rapidamente. Isso significa vegetais folhosos para nós agora. No futuro, porém, gostaríamos de expandir para uma ampla variedade de produtos.
Há quem diga que a agricultura vertical é o futuro da comida, reaproveitando espaços que normalmente não serviriam para plantações – a Mirai usa uma fábrica abandonada da Sony, por exemplo.
No entanto, isto se manteve como uma atividade de nicho até o momento. Para que ela realmente decole, precisaremos ver várias operações bem-sucedidas em grande escala, e de forma contínua. Até lá, precisaremos depender da terra para cultivar nossos alimentos.

aerofarms-3.jpg

fonte
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

As fazendas verticais não são tão novidade, mas faltava a elas conseguir grandes rendimentos de produtividade para que finalmente possam expandir e fazer frente as horizontais onde em muitos lugares o solo se encontra totalmente esgotado e assim finalmente começar a reaproveitar melhor muitos espaços ociosos e improdutivos inclusive em grandes metrópoles. O futuro da agricultura pode estar literalmente na vertical.
 

Anexos

  • aerofarms-11-1260x710.jpg
    aerofarms-11-1260x710.jpg
    348 bytes · Visualizações: 6
  • aerofarms-2.jpg
    aerofarms-2.jpg
    1.013 bytes · Visualizações: 6
  • aerofarms-4.jpg
    aerofarms-4.jpg
    390 bytes · Visualizações: 6
  • aerofarms-3.jpg
    aerofarms-3.jpg
    1,2 KB · Visualizações: 6
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo