• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Maiar x Valar x Elfos.....

Olá a todos...

Sou novo na obra do tolkien. E enquanto estava lendo o Silmarillion, algumas dúvidas me vieram a cabeça.

1 - Como Melkor, sendo um vala, lutou praticamente de igual para igual com um elfo (esqueci o nome dele agora), e ficou manco de uma perna, enquanto Sauron, que é um Maia, toma porrada p/ caramba, morre e reconstrói um outro corpo?!?

2 - Ainda sobre Melkor, como Lúthien, conseguiu fazer Melkor adormecer sendo apenas metade maia e metade elfo. Tudo bem que ela devia ser gata p/ caramba, mas mesmo assim, Melkor não tinha que conseguir resistir a seus encantos?!?!?

Bom, esclareço que li apenas o Silmarillion e o Hobbit por enquanto, e me descupem se existe respostas para isto em algum livro que eu ainda não tenha lido. Mas por se tratar de eventos anteriores a terceira era, creio que não deve existir muita referência sobre isto nos outros livros...

obrigado.
 
Cara, eu tb li bem pouco do Silmarillion (nem cheguei à história de Lúthien), mas acho que Morgoth perdeu muito de seus poderes de quando ele ainda era Melkor. Li, não me lembro onde que ele disfarçava que ainda era um ser poderosíssimo, mas era tudo uma farsa. Enquanto Sauron não, Sauron só não era mais poderoso que Morgoth porque foi servo deste por muuuito tempo.

Mas não tenho certeza disso aí não.....

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
Melkor dispersou muito de seu poder pela Terra-média (a famosa teoria do "Melkor´s Ring"). O que o tonrou fisicamente, pessoalmente, mais fraco. Por isso ele ficava escondidinho ali em Angband evitando confrontos/aparicoes fisicos.

No final da Segunda e Terceira Eras a escala de poderes envolvida era muito menor, o que faz Sauron parecer poderosissimo, mesmo sendo bastante inferior a Melkor, mesmo no poior da sua forma fisica.
 
TODO mundo sabe q o Morgoth já não era tão fodão quanto o Manwë ou o Ulmo a muito tempo, desde q ele espalhow seu poder pelo mundo..
Porém falar q ele ficava escondido é foda, pq ele continuava fazendo merda pelo mundo sem se importar com os valar ou qualquer outro..
Além do mais, Tolkien jamais se referiu a Morgoth sendo poderoso pelo termo "strenght" (força) e sim "might"(poder).
Pra explicar isso devemos pensar no Tulkas, que era o " Astaldo", o Forte , FISICAMENTE, porém sua opinião não contava no Círculo dos Valar, pois não tinha o "poder" ea compreensão do mundo como os outros.
 
Eu andei lendo e discutindo com outros ávidos leitores de Tolkien essa parte do confronto , e depois de discutir a passagem que eu acho que dizia o nome do elfo ( que não me lembro, mas acho começava com F e era um Noldo) e que ele NÃO lutou de igual para igual, mas foi literalmente ESMAGADO pelo Morgoth com seu martelo Grond.
A verdade é essa...o fato é que o elfo era muito valente e empunhava armas mágicas.
“Master of Doom by doom mastered.”
 
O elfo era Fingolfin, realmente forte
Mas mesmo parecendo q foi um combate igual, acho q a diferença de poderes era muito grande. Com uma martelada em cheio morgoth mataria fingolfin, enquanto mesmo q fingolfin atingisse muito morgoth, ele poderia se enfraquecer de espirito, e fazer q nem Sauron, possuindo um outro corpo;
E tbm tem q ver q as vezes q Sauron "morreu" perdendo o corpo foram ocasioes especiais. Numa, ele foi soterrado na queda de Numenor, naum lembro se foi pelo proprio Eru, e na outra ele perdeu o anel onde tinha depositado grane partye de seu poder
 
Cara, pelo que compreendo da obra Tolkien, considero que Melkor dentre os todos os Valar era o mais poderos, no entanto, pois se render a escuridão interior e a maldade que aos poucos foi lhe consuminondo, teve, mesmo assim seus poderes minados. Achei interessante teu comentário, pois ao findar o Smlr irá notar que ele, em verdade, era bem poderoso, mesmo manco e com a mão rota e uma série de chagas que foi adquirindo ao longo de sua permanceia na terra média enquanto entidade física.
abraços,
Hakar da casa de Klanã.

Que a glória dos antigos Generais Ytuclium jamais seja esquecida!!!
 
quote:
O elfo era Fingolfin, realmente forte
Mas mesmo parecendo q foi um combate igual, acho q a diferença de poderes era muito grande. Com uma martelada em cheio morgoth mataria fingolfin, enquanto mesmo q fingolfin atingisse muito morgoth, ele poderia se enfraquecer de espirito, e fazer q nem Sauron, possuindo um outro corpo;
E tbm tem q ver q as vezes q Sauron "morreu" perdendo o corpo foram ocasioes especiais. Numa, ele foi soterrado na queda de Numenor, naum lembro se foi pelo proprio Eru, e na outra ele perdeu o anel onde tinha depositado grane partye de seu poder

Acho também, que nesse ponto, quando se compara Sauron com Melkor devemos considerar o que é "Poder". Não um poder físico medido em um simples combate, mas sim pela maldade e dominio impressos em palavras e pensamentos, doutrinas ensinadas e a sagazidade em ludibriar e usar um fato verdadeiro, ou potencialmente real e destorce-lo a tal forma que possa ludiabriar qualquer um e rete-lo em uma "teia de maldade". Isso, ocorre com a maioria, quando se deparam com Melkor e Sauron. Nesse ponto, é incomparavel o poder de Melkor, mesmo Sauron ostentando um poder sem igual nessa modalidade também. é ESSE o Poder. Pelo menos vejo toda a obra de Tolkien sob essa visão.

abraços,

Hakar da casa de Klanã.



Que a glória dos antigos Generais Ytuclium jamais seja esquecida!!!
 
quote: Acho também, que nesse ponto, quando se compara Sauron com Melkor devemos considerar o que é "Poder". Não um poder físico medido em um simples combate, mas sim pela maldade e dominio impressos em palavras e pensamentos, doutrinas ensinadas e a sagazidade em ludibriar e usar um fato verdadeiro, ou potencialmente real e destorce-lo a tal forma que possa ludiabriar qualquer um e rete-lo em uma "teia de maldade". Isso, ocorre com a maioria, quando se deparam com Melkor e Sauron. Nesse ponto, é incomparavel o poder de Melkor, mesmo Sauron ostentando um poder sem igual nessa modalidade também. é ESSE o Poder. Pelo menos vejo toda a obra de Tolkien sob essa visão.



Concordo
 
Acho também, que nesse ponto, quando se compara Sauron com Melkor devemos considerar o que é "Poder". Não um poder físico medido em um simples combate, mas sim pela maldade e dominio impressos em palavras e pensamentos, doutrinas ensinadas e a sagazidade em ludibriar e usar um fato verdadeiro, ou potencialmente real e destorce-lo a tal forma que possa ludiabriar qualquer um e rete-lo em uma "teia de maldade". Isso, ocorre com a maioria, quando se deparam com Melkor e Sauron. Nesse ponto, é incomparavel o poder de Melkor, mesmo Sauron ostentando um poder sem igual nessa modalidade também. é ESSE o Poder. Pelo menos vejo toda a obra de Tolkien sob essa visão.





Concordo, apesar de ser exatamente a mesma coisa q escrevi.... quote: quote:
 
quote:2 - Ainda sobre Melkor, como Lúthien, conseguiu fazer Melkor adormecer sendo apenas metade maia e metade elfo. Tudo bem que ela devia ser gata p/ caramba, mas mesmo assim, Melkor não tinha que conseguir resistir a seus encantos?!?!?

Po kr, vc fala como se fosse ruim ser meio elfo e meio Maia.
Se o Fingolfin (acho q eh ele) conseguiu ser valente e forte o bastante pra desafiar o Melkor, sendo soh um elfo, o q vc me diz de um ser q (além de gostosa) é meio elfo e meio Ainur??!!
Lembra q o Melkor não conseguia achar o Reino do Elu thingol pq a Melian , q era a rainha e era maia, escondia ele com seu poder ??
Esses seres são poderosos soh q numa escala menor..
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo