• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Maiar, Valar: Ents, Balrogs, Magos. Quem é quem?

Quem são exatamente os Maiar e os Valar? O que os diferencia?
Os ents eram Valar/Maiar? E os Balrogs? E os Magos?
Caso estes (principalmente Ents e Balrogs) eram Maiar/Valar, por que foram para a Terra Média?

E aproveitando o tópico, a Terceira Era terminou ou começou com a destruição do Anel?
 
Bom, em primeiro lugar eu te aconselho seriamente a ler o Silmarillion que é muito gostoso. Mas posso te responder essas perguntas, pra matar a curiosidade. :D

Luna Telperion disse:
Quem são exatamente os Maiar e os Valar? O que os diferencia?

Existem os Ainur, que são seres angelicais. Desses existem os Valar, os mais poderosos, e os Maiar os menos poderosos. Os Maiar trabalham ao serviço dos Valar.

Os ents eram Valar/Maiar? E os Balrogs? E os Magos?

Os ents não eram nenhum dos dois. Eram criaturas como os homens, elfos, anões e hobbits.
Os Balrogs eram Maiar, espíritos da sombra e da chama que foram corrompidos a muito tempo pelo Primeiro Senhor do Escuro.
Os Magos também eram Maiar, enviados à Terra-Média para ajudar na luta dos povos livres contra Sauron, um Maia ele mesmo.

Caso estes (principalmente Ents e Balrogs) eram Maiar/Valar, por que foram para a Terra Média?

Os Balrogs foram para a Terra-Média, assim como todos os outros Ainur, quando do início dos tempos. Só que ao serem corrompidos por Melkor eles lá permaneceram para realizar seus trabalhos maléficos equanto todos os outros deuses do "bem" foram embora para Valinor.

E aproveitando o tópico, a Terceira Era terminou ou começou com a destruição do Anel?

Terminou.
 
1º - Os ents não são nem Maiar ou Valar essas criaturas surgiram na canção para serem os "Pastores das Arvores" , para protegerem as craições de Yavanna.

2º - Os Valar são os Ainur que vieram a Arda ( Terra ) após a canção.

3º - Os Maiar são o povo dos Valar ou seja seus servos q os acompanharam quando vieram para a Arda, tinham menor poder q os Valar.

4º - Os Balrogs eram Maiar que foram corrompidos por Morgoth

5º - Os Magos eram Maiar q vieram a Terra - Média com a missão de derrotar Sauron, ficaram conhecidos pelo termo "Istari".
 
Primeiramente, apreciei muito as respostas, e até as anotei para lembrar sempre :D . Bom, enquanto eu nao tiver como comprar o livro, e tempo para lê-lo ( :? ), eu vou ter que, pelo menos, fazer uma ou outra perguntinha, pois esse universo de Tolkien me encanta ( bem, tenho certeza absoluta de que nao sou a única :wink: )

Então...por que os Valar vieram para Arda?
 
Luna Telperion disse:
Então...por que os Valar vieram para Arda?

Calma que isso é complicado, se você não tiver lido o livro. Claro que perde um pouco da graça se você não ler por si mesmo o conto, mas já que perguntou, ajudamos. :)

Os Ainur todos teriam criado uma grande música a partir de um tema musical dado, e esse tema foi transformado em visão. Nessa visão estava o Mundo, e muitos dos Ainur desejaram que aquilo pudesse ser real. Eru Ilúvatar, o criador dos Ainur e o único capaz de criar propriamente, então determinou que aquilo existiria, e os ainur que desejassem poderiam ir até lá, e "moldar" aquela existência de acordo com o que haviam cantado. Entretanto, havia uma condição: aqueles ainur que entraram no Mundo, teriam seus poderes contidos lá, e apenas lá.

Encare isso como um resumo do resumo. Eu sugiro sinceramente que leia O Silmarillion, que tem muito mais detalhes, um texto bem mais rico, e muitas outras histórias além da que conta a criação do Mundo.
 
Com certeza vc deve ler o Silmarillion, se vc nao tiver como comprar vai na biblioteca publica da sua cidade vc vai amar é o melhor livro de Tolkien na minha opiniao, perto dele o SdA fica até apagado...

Como surgiram e onde surgiram os elfos? De quem os anoes eram filhos? Como os orcs se tornaram oq sao? Todas essas respostas vc acha lá o livro é perfeito e introduz perfeitamente td que existe no mundo de Tolkien na epoca de Osda e O hobbit . Vale a pena soltar a grana ! :wink:

E aproveitando o tópico, a Terceira Era terminou ou começou com a destruição do Anel?
Termina. Após a guerra do anel temos a quarta era onde ingressa o poder do rei Elessar... isso vc pode ler mais a respeito nos apendices do Senhor dos anéis
 
E aproveitando o tópico, a Terceira Era terminou ou começou com a destruição do Anel?

Nem um nem outro, a Terceira Era terminou quando o portador do Anel (Frodo, no caso) partiu para o oeste junto com Elrond, sua sogra Galadriel, Gandalf e outros elfos.
 
hehehe, eu nao savbia q os magos eram maiar, foi bom sbr isso, lembrando q sda ainda se passa nos tempos mitologicos d arda, mas sob o pontyo d vista d quem tah no sda os tempos m itologicos foram o silmarillion
 
*Guinevere* disse:
Com certeza vc deve ler o Silmarillion, se vc nao tiver como comprar vai na biblioteca publica da sua cidade vc vai amar é o melhor livro de Tolkien na minha opiniao, perto dele o SdA fica até apagado...

Como surgiram e onde surgiram os elfos? De quem os anoes eram filhos? Como os orcs se tornaram oq sao? Todas essas respostas vc acha lá o livro é perfeito e introduz perfeitamente td que existe no mundo de Tolkien na epoca de Osda e O hobbit . Vale a pena soltar a grana ! :wink:
[\quote]

Oras, assim eu fico com mais vontade ainda. Eu já procurei o livro na biblioteca que eu frequento aqui perto de casa, mas não tem :( . Acho que pelo jeito vou ter que fazer uma pesquisa em outras bilbiotecas... :wink:

Valeu a todos pelas informações. ^ ^
 
Só para vc ter uma referencia....

Um Vala: Melkor, o Morgoth

Um Maia: Gandalf, que era um maia istar (mago)

Um Balrog: Aquele que luta com Gandalf em Moria é um balrog...com certeza apos a derrota de morgoth na Guerra da Ira ele se escondeu la.

Ents: pastores de arvores...o Barbarvore...

enfim...vale a pena mesmo vc comprar o Silmarillion e Contos Inacabados (esse eu preciso comprar tb.... :lol: ) alem dos classicos SdA, O Hobbit entre outros.

ate mais...
 
Isildur £ disse:
Só para vc ter uma referencia....

Um Vala: Melkor, o Morgoth

Um Maia: Gandalf, que era um maia istar (mago)

Um Balrog: Aquele que luta com Gandalf em Moria é um balrog...com certeza apos a derrota de morgoth na Guerra da Ira ele se escondeu la.

Ents: pastores de arvores...o Barbarvore...

enfim...vale a pena mesmo vc comprar o Silmarillion e Contos Inacabados (esse eu preciso comprar tb.... :lol: ) alem dos classicos SdA, O Hobbit entre outros.

ate mais...

Bom só pra completas...Temos tbm

Valar: Manwë (o Senhor dos Valar), Yavanna (A provedora de Frutos) :wink:

Maiar: Gandalf (Istari), Saruman (Istari), Sauron, Balrog :aham:

Os Ents são pastores de arvores, ele foram criados, podemos dizer, por Iluvatar a pedido de Yavanna p/ que pudessem defender as florestas...
E Eles são muuuuuuuuuuuiiito velhos... :roll:

Istari é uma ordem dos Maiar, como um grupo especial de Maiar, eles são os nossos conhecidos Magos. e dentre os Istari/Magos temos o conhecimento de Alatar (Mago Azul), Gandalf (o Cinzento), Pallando (Mago Azul), Radagast (o Castanho), Saruman (o Branco)

Até ... :assobio:

Fëa... :obiggraz:
 
Luna Telperion disse:
A Terceira Era terminou ou começou com a destruição do Anel?

A Terceira Era na verdade terminou com a partida dos Portadores do Anel para Aman, dos Portos Cizentos (Mithlond).

FendiOrc
 
Legal, bastante instrutivo este tópico, mas uma dúvida que eu fiquei ao lê-lo(tb não li Silmarillion ainda)..

O que faziam e onde estava os Valar antes de vierem Arda??
Tolkien fala sobre isso em algum lugar???
 
Night Owl disse:
Legal, bastante instrutivo este tópico, mas uma dúvida que eu fiquei ao lê-lo(tb não li Silmarillion ainda)..

O que faziam e onde estava os Valar antes de vierem Arda??
Tolkien fala sobre isso em algum lugar???

Os Valar foram criados por Erú a partir de si mesmo.

"Sozinho no vazio vivia um ser onisciente chamado Eru, o Único, que depois seria chamado de Ilúvatar. Ele fez primeiro os Ainur, que eram filhos do seu pensamento e que estiveram com ele antes de alguma coisa mais ser feita, e para os Ainur habitarem criou os Salões Eternos."

"E falava-lhes propondo temas de música que cantavam perante ele, e ficava satisfeito. Mas durante muito tempo cantavam só um de cada vez ou poucos juntos enquanto os restantes escutavam, pois cada um compreendia apenas uma pequena parte da mente de Ilúvatar e só lentamente iam compreendendo seus irmãos. No entanto todas as vezes que escutavam adquiriam uma compreensão mais profunda, e a sua unissonância e harmonia aumentavam."

Então ele disse aos Ainur:

"Do tema que agora vos anunciei quero agora que façais juntos em harmonia uma grande música. E como acendi em vós a chama imperecível demonstrareis os vossos poderes no adorno deste tema, cada um com os seus próprios pensamentos e engenho, se assim quiser. Mas eu ficarei sentado e escutarei e feliz me sentirei por, através de vós grande beleza ter despertado num canto."

"Ilúvatar sentou-se a escutar e durante muito tempo aprovou o que ouvia, pois não havia erros na música. Mas à medida que o tema se desenvolvia entrou no coração de Melkor a vontade de cantar assuntos da sua própria imaginação que não estavam de acordo com o tema de Ilúvatar, pois procurava assim aumentar a força e a glória da parte que lhe fora destinada. A Melkor entre os Ainur tinham sido dados os maiores dons do poder e conhecimento, e ele compartilhava de todos os dons dos seus irmãos. Melkor fora muitas vezes sozinho aos lugares vazios à procura da flama imperecível pois crescia ardente nele o desejo de dar vida a coisas suas, e parecia-lhe que Ilúvatar não pensava no vazio e estava impaciente com esta vacuidade. Contudo não encontrou o fogo, pois ele estava com Ilúvatar. Mas sozinho começara a conceber pensamentos próprios, diversos dos seus irmãos."

Depois disso começou o desafio de Melkor à majestade de Eru, que mostrou sua superioridade, envergonhando Melkor. Mostrou-lhes então o resultado da Música, e assim surgiu a visão de Arda.

"Mas, depois de os Ainur terem olhado essa morada numa visão e terem visto erguer-se nela os filhos de Ilúvatar, então muitos dos mais poderosos dentre eles concentraram todo o seu pensamento e todo o seu desejo nesse lugar. E, deles, Melkor foi o principal, assim como foi no princípio o maior dos Ainur que tomou parte na música. E fingiu, ao princípio até para consigo próprio, que desejava ir para lá e organizar todas as coisas para bem dos filhos de Ilúvatar, controlando as tempestades de calor e frio que através dele tinham passado. O que, porém, desejava era submeter à sua vontade tanto os Elfos como os Homens, invejoso dos dons com os quais Ilúvatar prometia dotá-los; e, pessoalmente, desejava ter súditos e servidores e ser tratado por senhor e dominar outras vontades."

E foi aí que começou a história contada no Silmarillion. Essa parte se chama Ainunlindalê, e retrata a criação do mundo, uma das melhores partes do Silmarillion.

Para maiores informações sobre esse tema:

http://www.duvendor.hpg.ig.com.br/Historia/Historia_1_Era.htm

FendiOrc
 
Através do pensamento de Eru, vieram os Ainur. Dentre eles tinhamos os Valar, que eram os mais poderosos, e que participaram da criação pela música que Eru havia pedido, Ainunlindalë. Os Valar eram: Melkor, Manwë, Varda, Ulmo, Aulë, Yavanna, Oromë, Nienna, Mandhos, Lórien, Essë, Vairë, Vana, Tulkas e Nessa, sendo que Melkor foi desilado por se rebelar a Eru, e Melkor é o mais poderoso de todos, e no pensamento de Eru, era irmão de Manwë.
Os ainur inferiores eram chamados de Maiar, que vieram para Arda com o propósito de ajudar os Valar, então eram vassalos dos Valar. os Maiar são: Eonwë, Ilmarë, Mairon, Melian, Arien, Tilion, Ossë, Uinen, Salmar, Curumo, Olorin, Alatar, Pallanto e Aiwendil.
Sendo que Mairon passou a ser conhecido como Sauron, e quando se apresentou aos numenorianos e a Celebrindor para a forjadura dos anéis, Sauron era conhecido pela sua forma Annatar.
Com a corrupção de Sauron, 5 maiar foram mandados a Terra-Média para vigiar e derrota-lo. Estes eram os Istari, conhecidos como magos. Eram eles: Curumo, tb conhecido pelos elfos como Curunir, ou conhecido por todos como Saruman, o branco; Olorin, conhecidos pelos elfos como Mithrandir ou Gandalf, o cinzento; Alatar e Pallanto, os magos azuis, poucos conhecidos, também eram chamados de Morinehtar e Romestamo; e Aiwendil, conhecido como Radagast, o castanho.


Balrogs eram maiar corrompidos por Melkor (Morgoth) no inicio da criação.

Ents eram os pastores das florestas, criados por Eru como um presente para Yavanna.
Já as águias gigantes tudo indica que foram feitos por Manwë,ou pelo próprio Eru e entregues a Manwë.
Elfos e homens foram feitos por Eru, e anões por Aulë.
Orcs, trolls, dragões e tal foram feitos por Melkor.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo