• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Maia ou Maiar?

nana

Usuário
Afinal de contas... :think:

é MaiA ou MaiaR ?
já vi dos dois jeitos aqui no fórum :roll:

na Valinor está como Maiar..
bem.. por favor :wink:
 
E vale pra vala, que é o singular de valaR. Porque valars dói na alma. :?

E silmarils até o Tio T chegou a usar, mas é uma forma "aportuguesada"; elficamente o correto é silmarilli.
 
Maglor disse:
E silmarils até o Tio T chegou a usar, mas é uma forma "aportuguesada"; elficamente o correto é silmarilli.

É, parece que silmarils é aceitável. É como se silmaril fosse uma palavra "intradutível" ou melhor, de importância demais que acabou bastardizada em todos os idiomas, ganhando esses plurais elficamente incorretos. :mrgreen:
 
Silmarils era um plural aceitável em westron, onde a quase totalidade dos plurais era feita com o -s no final das palavras (partindo do ponto em que o westron corresponderia ao inglês atual), além do fato de que não havia uma palavra equivalente para Silmaril em qualquer língua que não fosse élfica (em sindarin seria Silevril).
 
Só pra acompanhar o embalo, já que estamos esclarecendo, aí vai uma ajudinha que muita gente também confunde:
Istar é o singular de Istari

Ou seja, nenhuma das duas formas está incorreta (desde que aplicada nas situações certas), e é outro exemplo de plural "diferenciado". :mrgreen:
 
Um pouco sobre o Quenia

Bom, estas expressões estranhas que você pode encontrar aqui neste fórum são originárias do Quenia, a língua "arcaica" (ou antiga, como preferir) dos Elfos. Pois bem, o plural no Quenia ocorre da seguinte forma: quando o substantivo a ser passado para o plural termina em uma vogal ou "-ië" ("Elda", por exemplo, palavra para "elfo" em Quenia; ou "Valië", que corresponde a "Deusa"), adiciona-se a letra "r". No caso de o substantivo terminar em uma consoante ou quaisquer hiatos diferentes de "-ië", somente adiciona-se um "i" ao final dele... (pessoal ban-ban-bã do Quenia, por favor me corrija se eu estiver errado!!! :) )
 
pois eh....como ja foi respondido, MAIA eh singular e MAIAR eh plural, assim como ISTAR e ISTARI, SILMARILL e SILMARILLI(silmarils tbm serve pra mim, ja q o blind guardian tbm usou), VALA e VALAR, AINU e AINUR, FËA e FËAR, etc.....
 
Que eu saiba, o Westron não conrresponde ao inglês, tanto que existem algumas palavras nessa língua "traduzidas" para o inglês. :eek:
Sendo assim, a Língua Geral da Terra-Média simplesmente não existe de fato.
 
Aira_Eldar disse:
Bom, estas expressões estranhas que você pode encontrar aqui neste fórum são originárias do Quenia, a língua "arcaica" (ou antiga, como preferir) dos Elfos. Pois bem, o plural no Quenia ocorre da seguinte forma: quando o substantivo a ser passado para o plural termina em uma vogal ou "-ië" ("Elda", por exemplo, palavra para "elfo" em Quenia; ou "Valië", que corresponde a "Deusa"), adiciona-se a letra "r". No caso de o substantivo terminar em uma consoante ou quaisquer hiatos diferentes de "-ië", somente adiciona-se um "i" ao final dele... (pessoal ban-ban-bã do Quenia, por favor me corrija se eu estiver errado!!! :) )

Não sou nenhum ban-ban-bã mas...

Mas faltou especificar que as vogais que recebem desinência (final) em -r são apenas -a, -i, -o, -u, pois substantivos terminados em -ë
(exceto, é claro, como parte do -ië), ou em consoante (que vc jah falo) tem seu plural com a desinência -i (no caso do -ë remove-se o -ë final e acrescenta-se o -i).

Uns exemplos:

Elda - Eldar
rocco - roccor

vendë - vendi
tasar - tasari

Acho que fiko melhor :wink:, pois se não tinha dito que subst, terminados em -ë tem o plural em -i, mas eh só.

E mais uma coisinha é Quenya com Y e não com I, pois com I fica o país africano :mrgreen:

.::quem quiser saber mais deve fazer como o Tauraherion falo e visita www.ardalambion.com.br ou visitar o tópico Línguas & Escritas Tolkienianas. Pra não fica repetindo perguntas e tal :wink: ::.
 
Entrando nessa Onda de Palavra errada.... é palaNTRI ... PALANTIR ..PALANTIRI?
Eu sempre boio nisso :o?: !!!! e como é o Plural ?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo