• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Magos - escolhas equivocadas

Riff disse:
Radagast: alguém que saiba mais sobre ele, por favor se pronuncie, pois eu ainda não tomei um tempo para estudá-lo. Aliás, a vida não-Tolkien tem tomado muito do meu tempo Tolkeniano ultimamente.

Hmm, será q trazer as aguias e outros animais para o lado do bem seria uma ajuda? Talvez Radagast tenha lutado contra a sombra da floresta das trevas e ajudado a manter o Reino de Thranduil, sem contar q é ele q manda Gwaihir salvar Gandalf em Orthanc, ele tbem foi util :)

Ele não manda Gwaihir salvar. Ele faz apenas o que Gandalf pediu, mandar seus amigos para colherem notícias.
 
A meu ver no final das contas, não há escolhas erradas, Eru e toda sua hierarquia descendente (mesmo Melkor e Sauron) sempre fizeram o certo, fizeram sempre o que estavam destinados a fazer, Eru com certeza já tinha tudo em mente e nada foi durpresa.
Por isso não existiram decisões erradas, lembrem-se que durante todo o livro, mesmo que pensassem em fazer algo diferente, tudo ao redor conspirava para que não ocorresse daquela forma.
Leiam o livro com essa idéia na cabeça e comcordarão comigo, tudo se encaixa, tudo dá certo na hora certa.
 
Foryaránon disse:
Leiam o livro com essa idéia na cabeça e comcordarão comigo, tudo se encaixa, tudo dá certo na hora certa.

As coisas vão dando certo a base de muito sofrimento... mas muito mesmo... Todo munda espera um final feliz, mas isso naõ faz da história uma série de acontecimentos q deram certo.
Poderia ter dado certo de forma muito menos penosa
 
Foryaránon disse:
A meu ver no final das contas, não há escolhas erradas, Eru e toda sua hierarquia descendente (mesmo Melkor e Sauron) sempre fizeram o certo, fizeram sempre o que estavam destinados a fazer, Eru com certeza já tinha tudo em mente e nada foi durpresa.
Por isso não existiram decisões erradas, lembrem-se que durante todo o livro, mesmo que pensassem em fazer algo diferente, tudo ao redor conspirava para que não ocorresse daquela forma.
Leiam o livro com essa idéia na cabeça e comcordarão comigo, tudo se encaixa, tudo dá certo na hora certa.

A forma como vc coloca as coisas faz com que não exista livre arbitrio, já que tudo, não importa oq vc faça, vai ocorrer da forma que Eru quer. E caso for msm assim, então chega-se a conclusão de que Eru queria que toda sua criação fosse deformada e seus filhos sofressem.
Sim, eu acredito que há destino na obra de Tolkien, mas não tudo.
 
nao sei c alguem ja escreveu, mas aqui vai...
eles eram maiar qdo vieram do oeste, mas chegam na TM como "homens", pois possuem uma carne, de certa forma sao mortais(ferimentos mto graves) e estão propensos a abandonarem suas missoes, mudar de lado, inveja e tudo o mais e isso q ocorreu, pois embora fossem de luz em valinor, ao chegar na terra do oeste ou c corremperam(estavam propensos, devido ao fardo do corpo) ou então abandonaram suas missoes
e o unico q c empenhou foi gandalf, q morre e eh mandado de volta como gandalf o branco(o mais poderoso dos inimigos de sauron).
 
Fosco Cachopardo disse:
E caso for msm assim, então chega-se a conclusão de que Eru queria que toda sua criação fosse deformada e seus filhos sofressem.

A questão é que o que pode ser deformado pra vc pode não ser exatamente deformado para Eru. Obviamente ele está além dos conceitos de moralidade que eu e vc estamos presos. Assim como no mundo real aonde basicamente tudo que vive sofre, na Terra-Média tb.
 
Quem vai saber os objetivos de Manwe, Radagast e os outros magos podem ter vindo com outros propositos
isso é uma coisa que acho que ninguem vai saber, o proposito deles. e acho legal essa duvida da obra de tolkien
 
os propositos eram ajudar os homens da terra media, mas eles tinham o "livre arbitrio" de fazer o q quiserem, mas sempre lembrando q eles estavam limitados a um corpo "humano".
 
os propositos eram ajudar os homens da terra media, mas eles tinham o "livre arbitrio" de fazer o q quiserem, mas sempre lembrando q eles estavam limitados a um corpo "humano".
é pensando assim também tá certo.
 
Os istari foram enviados com o propósito de prestar assistência aos povos livres na luta contra Sauron, mas não de agir diretamente contra ele, e para tal vieram em corpos humanos mortais e sujeitos ao envelhecimento. Conforme está escrito nos C.I., "tinham ordens para aconselhar e persuadir homens e elfos no sentido do bem e procurar unir no amor e na compreensão todos aqueles a quem Sauron, se voltasse, tentaria dominar e corromper".


É dito no Senhor dos Anéis que, Saruman, desde que chegou a Terra-Média, sempre esteve disposto mais a comandar do que ser comandado, e que ele era mais egoista, arrogante etc. Portanto, alguem com tais caracteristicas não parece a melhor escolha para lidar com os problemas da Terra-Média.

Não sei se isso se aplica a ele, mas, a partir do momento em que foram confinados em corpos mortais e sujeitos ao envelhecimento, a dores, a ferimentos, etc, os istari também se tornaram sujeitos a corrupção e outras coisas, e embora as lembranças da Terra Abençoada fossem pálidas lembranças, teoricamente anelavam muito pela missão pra qual foram enviados. Não sei se Curumo, no explendor de seu fëa, teria sucumbido tão fácil. Cumpre notar que Curumo diminuiu para tornar-se Saruman.
 
Hmmm. Minha opinião:

Radagast: Embora a gente saiba muito pouco sobre ele, diz-se que foi ele quem mandou Gwaihir tirar Gandalf de Orthanc. Por outro lado, também foi ele quem comunicou a Gandalf que Saruman queria falar com ele. Não me lembro de mais nada sobre ele, mas acho que foi uma boa escolha.

Saruman: Saruman teria sido excelente se não tivesse resolvido ir pra Isengard e achado o Palantír, já que foi isso que o corrompeu. Foi uma boa escolha sim, já que as circunstâncias de sua traição eram imprevisíveis.

Alatar e Pallando: Não lembro de ter lido isso no Contos(vou checar mais tarde), mas no MERP fala que eles tinham virado vilões...

Gandalf: Obviamente a melhor escolha, já que foi o único que nós sabemos que conseguiu cumprir sua missão.
 
É muito instigante o fato de dois grandes maiar do Aulë terem se corrompido tanto: Sauron e Saruman.
Mas também é verdade que Saruman teve papel crucial para que tudo desse certo no final. Acho que seus melhores feitos, mesmo que não intencionais, foram os uruk hai, que não se derem bem com os orcs de Mordor e graças as suas brigas, os hobbits tiveram uma chance... esta briga interna foi muito importante. E outra coisa, a perda do palantír, que Gríma atirou da janela, tb essencial.
Não sabemos o propósito com que os istari foram mandados, de uma forma geral para combater o Sauron, mas cada um a sua maneira...
Assim, Radagast, que chegou junto com Saruman, talvez veio equilibrar o desastre ecológico de Saruman, além de ajudar outros povos, como os beornings...
Mas sem dúvida, Mithrandir foi o mais importante, o último a chegar. E mesmo Círdan reconhece nele o mais sábio e lhe confia seu anel...isto sem dúvida causou grande inveja em Saruman. Assim, Galadriel, Elrond e Círdan, os elfos mais influentes da TM, o queriam para líder do conselho branco... :mrgreen:
 
pra mim a escolha alem de Gandalf foi errada, pra que mandar os magos azuis se aparetemente eles não fizeram nada, saruman fez o que fez aquele estupido! justo tbm que radagsta fez esse feito de salvar gandalf que u não sabia mais o riff contou pra nós... olha sinceramente pra mim Gandalf foi o unico que se salva dessa escolha e Istari!
 
Valaraukar disse:
Hmmm. Minha opinião:

Radagast: Embora a gente saiba muito pouco sobre ele, diz-se que foi ele quem mandou Gwaihir tirar Gandalf de Orthanc. Por outro lado, também foi ele quem comunicou a Gandalf que Saruman queria falar com ele. Não me lembro de mais nada sobre ele, mas acho que foi uma boa escolha.

Mas não foi culpa de Radagast levar Gandalf a Saruman. Lembre-se também que inicialmente não era uma armadilha de Saruman, mas sim uma tentativa de convencer Gandalf a se aliar a ele. De qualquer jeito, Radagast não teve culpa, pois não sabia da traição de Saruman. Se Gandalf só percebeu isso quando este era óbvio, é meio dificil contar que Radagast já soubesse da traição.
 
Eu acho q a utilidade dos istari foi medida assim como dos 4 hobbits no condado, q terminou como os verdadeiros heróis sendo Merry e Pippin ao invés de Frodo
 
Radagast: alguém que saiba mais sobre ele, por favor se pronuncie, pois eu ainda não tomei um tempo para estudá-lo. Aliás, a vida não-Tolkien tem tomado muito do meu tempo Tolkeniano ultimamente.

No Contos Inacabados, Tolkien cita que Yavanna implorou para Curumo (Saruman) levar Radagast com ele. Lembrem-se que a Yavanna era muito ligada à Arda, ela gostava das coisas que ali cresciam e gostava de cuidar delas, mas a partir de um momento ela não podia mais ficar passeando por Arda.

De certa forma, eu acho que a escolha do Radagast foi exatamente de "preservar a natureza". Essa foi a missão principal incubida a ele pela Yavanna, essa missão estava desfarçada na outra, de combater a Sombra de Sauron.

Enfim, tem isso no capitulo dos Istari no Contos Inacabados.
 
Os eventos narrados em Senhor dos Anéis são de mínima importancia comparado aos do Silma, o papel dos Istari (pelo menos Gandalf e Saruman) não era acabar com o mal e sim despertar nos povos da Terra-Média um sentimento de liberdade em nenhum momento Gandalf se propoem a ter um papel principal na demanda e sabe que tem que ensinar as pessoas a pescar e naum dar um peixe a elas :wink:
 
Olórin of Lórien disse:
Mas uma coisa me estalou na mente agora: por que os Istari vieram como homens idosos?

Caro Olórin,
A função dos Istari na Terra Média era aconselhar e encaminhar os povos para o Bem, no intuito de impedir a expansão da Sombra, não é?
Se eles vieram em corpos mortais para sentir na pele o sofrimento daqueles que deviam auxiliar, vieram idosos para terem crédito. Como senhores de idade, a confiança que passavam para os povos era mais forte. Afinal, pense bem, quem dá crédito para os jovens em nosso mundo? Por que seria diferente na Terra Média? Os povos que lá viviam, com raras exceções talvez, prezavam a Tradição e os antepassados. Idodos personificam isso. Com barba então . . ;O)

How they say, is that.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo