• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Magnus Carlsen o novo gênio do Xadrez

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
carlsen-campeao-grand-slam-2011.jpg


[h=1]Magnus Carlsen vence Grand Slam de Xadrez 2011[/h]Recentemente as TV´s brasileiras começaram a exibir matérias sobre esse norueguês que com apenas 13 anos já alcançou o título máximo de mestre em xadrez e desde então vem atropelando todo mundo. É o mais jovem enxadrista a chegar ao topo do ranking mundial.

Desde pequeno sempre treinou jogando contra computadores e jogando contra o então super mestre Kasparov deixou o russo atordoado.

Algumas empresas estão correndo atrás de produzir um novo computador para derrota-lo já que no mundo dos seres humanos hoje ele está imbatível.
 
Jovem mesmo, heim?

Treinando apenas com computador? Sei não. Acho que deve ter um professor junto para mostrar-lhe algumas jogadas erradas, momentos de ataques e coisas do tipo.
 
O Esporte Espetacular fez uma excelente matéria de 15 minutos com ele. Não curto muito esse programa, mas quando anunciou que ia passar eu assisti só pra ver.

Ele é autodidata mesmo e tem um QI altíssimo. Queria no fundo ser jogador de futebol, foi reprovado nas escolinhas, mas foi por vontade própria jogando no computador que se interessou pelo xadrez.

Até esteve no Brasil a pouco tempo.
 
Interessante. Jogar assim sozinho e alcançar tal nível é meio raro. Precisa gostar e se dedicar bem.

Eu até jogava no computador xadrez, mas contra outras pessoas por um site. É legal, mas estranhei depois que fui para um tabuleiro depois de um tempo, pois no tabuleiro não dá para ficar vendo apenas por uma vista superior.
 
E bota raro nisso. Ele adquiriu uma forma de pensar fantástica capaz de analizar e antecipar várias jogadas do adversário.

Ele foi iniciando com softwares simples e pedindo pros pais compararem jogos com niveis de dificuldades cada vez maiores e quando enfrentou o grande mestre humano que é o Kasparov este ficou completamente pasmo com a forma dele jogar, deixando a maior parte do tempo irritado pois no final o russo que sempre foi um dos melhores do mundo não conseguiu derrota-lo.

No final da reportagem fizeram uma comparação que a mente dele é a que mais se aproxima a de um computador pois ele tem armazenado milhares de combinações de jogadas de grandes partidas.
 
Eu vi a matéria do Esporte Espetacular e realmente esse garoto é um gênio.. só mesmo inventando um computador bem poderoso pra derrota-lo!
 
Foi bom ter lembrado, eu tinha esquecido de postar o video.

Pra quem não viu aqui está.

 
Última edição por um moderador:
Treinando apenas com computador? Sei não. Acho que deve ter um professor junto para mostrar-lhe algumas jogadas erradas, momentos de ataques e coisas do tipo.

Ele não treina apenas com PC's, Turgon.

São centenas de livros de aberturas, defesas e variáveis que ele deve ter lido, fora diversos oponentes em torneios. Eu, em 2 anos de liga de Xadrez, li uns 10 livros, e nunca fui nem profissional, apenas joguei torneios em São Bernardo. Ele é um prodígio, mas deve ter tido um mestre, um tutor inicial.

E assim, jogos simples de Xadrez, como o Chess Master X, possuem uns esquemas fodas. Você pode jogar contra um Alekhine virtual, que simula jogadas feitas pelo Grande Mestre, pois o software possui toda uma estatística sobre a forma de jogar de Alekhine. Tem vários gênios nessa, como Capablanca, Fischer e Karpov.

Xadrez tem muito estudo, por isso larguei essa vida de Liga de Xadrez e tals. Mas fazer liga é apaixonante. :grinlove: Torneios relâmpagos (relógios em 5mim, apenas, sem direito a jogadas irregulares), aulas, análises de grandes partidas, e ainda a recreação (Xadrez australiano \o/ ).

Mas...não acho que ele vença o Kasparov ano que vem. :think:
 
Mas...não acho que ele vença o Kasparov ano que vem. :think:

Será foda um novo confronto entre eles

A diferença é que agora ambos já tem uma noção melhor de como o seu adversário pensa, mas o Magnus ainda tá numa crescente e acho na próxima vai derrotar o grande mestre Kasparov sim. Vamos ver!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo