• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Maglor

Maglor tentou convencer o irmão a desistir;

Sim, duas vezes ele viu o que era o certo a se fazer, aí e mais tarde antes de planejarem o roubo de Eonwe.

e como por alguma razão ele não queria abandoná-lo sozinho

É talvez ele nunca fosse convencer Maedhros mesmo... talvez ele não quisesse deixar o irmão sozinho, mas se tivesse deixado não teria sido melhor? Se tivesse deixado o irmão agir sozinho menos desgraças se colocariam a sua frente e seria uma bela forma de redenção o não assalto ao Sirion.

Que tal culparmos Maedhros um pouco também, que não levou em conta os sentimentos do irmão e estava ele sim disposto a tudo para se apossar das Silmarils, ainda que detestasse esse 'tudo'?

Mas o ponto que me indigna é que Maedhros em tamanho 'gelo', 'ambição' ou seja o que for o sentimento que o movia não possuia a visão de Maglor que sabia (pelo menos no fim) o que era certo a se fazer e não fez.

Se bem que se Maglor ainda vive por aí ele até que tem como se redmir ainda.... :mrgreen:
 
Acho que não vive não. O corpo dele já deve ter se esvaido depois de tantos milhares de anos na Terra-Média.
 
A compaixão de Maglor é tão grande que ele não quis abandonar o irmão diante da danação certa. O Juramento só trouxe sofrimento, o Juramento só trouxe dor; Maglor viu isso, percebeu isso, mas não conseguiu convencer o irmão.

Ainda que soubesse de tudo isso, ele não ousou abandonar seu irmão. Fosse como fosse, ele estaria ao lado dele; não porque concordava com a decisão dele, mas sim porque aquele era seu irmão, e ele não o abandonaria.

O resultado foi uma das almas mais entristecidas da História de Arda, daquele que, se as coisas tivessem sido um pouco diferentes, poderia ter até mesmo o maior dos heróis dos Eldar.

Maglor pensava tão pouco em si mesmo que acabou tendo um destino mais triste que muitos daqueles por quem ele teve compaixão.
 
Mas Fëa, não dá pra amenizar o sangue que ele derramou no assalto ao Sirion e em tantos outros lugares que ele acompanhou a vontade de Maedhros... é esse o ponto que quero chegar, apesar de carregado com uma opinião pessoal muito grande, eu não acho que a "compaixão" dele sirva como atenuante, se foi esta que de certo modo levou ele a seguir com os erros.

Que não pensasse só em Maedhros, e sim em todos diretamente envolvidos com a questão das Silmarrili.
 
Charlie Brown disse:
Acho que não vive não. O corpo dele já deve ter se esvaido depois de tantos milhares de anos na Terra-Média.

Eu fico pensando se esse esvair é considerado "morte", porque apesar de acelerado (e talvez tornado mais triste) pela desfiguração do mundo, ela era "natural", fazia parte do que era previsto a toda raça élfica.
 
Acho que não é não. Um elfo esvaído podia revelar sua forma corpórea a quem ele quisesse. Um fëa élfico desabrigado não podia fazer isso; apenas os Valar podiam ler no seu fëa quais eram a forma e as características do corpo que ele havia tido. Tem um trecho do Leis e Costumes que fala sobre isso (esse trecho está traduzido na versão do Leis e Costumes que está na Dúvendor; a versão da Valinor eu não consegui achar):

[Thus it may be seen that those who in latter days hold that the Elves are dangerous to Men and that it is folly or wickedness to seek converse with them do not speak without reason. For how, it may be asked, shall a mortal distinguish the kinds? On the one hand, the Houseless, rebels at least against the Rulers, and maybe even deeper under the Shadow; on the other, the Lingerers, whose bodily forms may no longer be seen by us mortals, or seen only dimly and fitfully. Yet the answer is not in truth difficult. Evil is not one thing among Elves and another among Men. Those who give evil counsel, or speak against the Rulers (or if they dare, against the One), are evil, and should be shunned whether bodied or unbodied. Moreover, the Lingerers are not houseless, though they may seem to be. They do not desire bodies, neither do they seek shelter, nor strive for mastery over body or mind. Indeed they do not seek converse with Men at all, save maybe rarely, either for the doing of some good, or because they perceive in a Man's spirit some love of things ancient and fair. Then they may reveal to him their forms (through his mind working outwardly, maybe), and he will behold them in their beauty. Of such he may have no fear, though he may feel awe of them. For the Houseless have no forms to reveal, and even if it were within their power (as some Men say) to counterfeit elvish forms, deluding the minds of Men with fantasies, such visions would be marred by the evil of their intent. For the hearts of true Men uprise in joy to behold the true likenesses of the First-born, their elder kindred; and this joy nothing evil can counterfeit. So spoke AElfwine.]
 
A resposta mais direta e reta é que ele sumiu da história mas morrer entre o começo da Segunda e final da Terceira Era, pois é dito que com a partida de Galadriel partiam os últimos dos Noldor. Uma resposta boa, razoável e muito, muito chata.

Contudo, nem todos os Eldailë estavam dispostos a abandonar as Terras de cá, onde haviam sofrido e vivido muito tempo. E algums permaneceram muitas eras na Terra-média. Entre eles, estavam Cirdan, o Armador, e Celeborn de Diriath, com Galadriel, sua esposa, a única remanescente daqueles que conduziram os Noldor para o exílio em Beleriand,....

acontece que esse trecho do Silmarillion deixa fora da cogitação a hipótese de Maglor ter permanecido vivo na Terra-média até o fim da tercéira Era. Pelo menos como um Noldo.
realmente é muito difícil conseguir formar uma boa teoria sobre o destino do Maglor.
 
Eu tenho certeza que o Tolkien nem pensou no Maglor quando escreveu essas linhas. Se ele se perdeu depois que arremessou a Silmaril no Mar, é bastante aceitável que viessem a crer que ele tinha morrido e já tinha abandonado a terra-média.
 
Fëaruin Alcarintur disse:
Eu tenho certeza que o Tolkien nem pensou no Maglor quando escreveu essas linhas. Se ele se perdeu depois que arremessou a Silmaril no Mar, é bastante aceitável que viessem a crer que ele tinha morrido e já tinha abandonado a terra-média.


Ah sim, é vero. Tolkien escria em ciclos... surtos criativos. Dá pra contar uns 7 ou 8 ciclos principais, nos quais ele praticamente reescrevia tudo que escreveu aparentemente sem consultar escritos antigos (exceção seja feita aos BoLT de 1917/1918)

Por isso essa bagunça generalizada.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo