• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Magia

Aldamar

Creating a shining future...
Percebi que os Istari, embora tenham poder terrivelmente grande comparado aos outros senhores da Terra-Média, são relativamente pouco poderosos se comparados a outros Maias, isso acontece pelo fato deles serem mais fracos magicamente ou simplesmente pelo fato de eles não se mostrarem volutariamente?

Outra pergunta: Os orcs de Sauron tem medo de luzes? Porque o Gandalf não usou as técnicas dos fogos de artifício para amedrontar os orcs de Sauron, visto que õs fogos dele eram gigantescos e majestosos?
 
Para começar, os Istari não eram sem por sombras os Maiar mais poderosos de todos, haviam muitos obviamente mais poderosos do que eles: Sauorn por exemplo. Depois, temos de ter em conta qual é o Istari referido; pois eles não tinham todos o mesmo poder: Saruman, até à sua queda, era o mais poderoso; depois vinha Gandalf, que era o mais sábio; depois Radagast, que adorava as aves e era claramente mais fraco, sendo inclusive rejeitado desde o início por Saruman; e dos Magos Azuis não se sabe nada. E há ainda a ter em conta que eles ficavam com os seus poderes algo diminuídos, por estarem encarnados naqueles corpos.

Nunca foi objectivo dos Valar enviar os mais poderoso Maiar para a guerra, mas sim enviar aqueles que estivessem dispostos (no caso de Saruman, que muito queria ir), ou aqueles que melhor servissem na luta (Gandalf, por ser muito sábio e ter uma boa relação com os elfos). Até porque eles não queriam deitar abaixo um senhor negro para por outro no trono. E por isso mesmo Gandalf foi escolhido, porque temia Sauron.
 
Bom, os Istaris estavam sujeitos a limitações do corpo mortal que lhes foi concedidos(hröa) e por isso não podiam usar "magia" a qualquer momento. Vamos levar em consideração que a magia como nós conhecemos no mundo de tolkien não existe. Oq existe é uma série de poderes sub-criativos que eram parte inirente do ser. Usar causava desgaste. Em outras palavras, esse poder era finito. Logo usar levianamente tal poder seria um desperdício.

Sobre os orcs, bom, eles não tinham "medo" da luz, mas eram incomodados pela luz do sol. Isso não quer dizer que eles iriam fugir da luz, mas evitá-la se necessário. Numa luta contra vários orcs, fogos de artifício seriam totalmente inúteis.
 
O 10º membro da Sociedade disse:
(...)depois Radagast, que adorava as aves e era claramente mais fraco(...)
Radagast não adorava não só as aves, mas todas as criaturas de Yavanna.
O 10º membro da Sociedade disse:
E há ainda a ter em conta que eles ficavam com os seus poderes algo diminuídos, por estarem encarnados naqueles corpos.
Fingolfin disse:
Bom, os Istaris estavam sujeitos a limitações do corpo mortal que lhes foi concedidos(hröa) e por isso não podiam usar "magia" a qualquer momento.(...)
Também tem essa questão do corpo, mas há uma a mais: foi decido no Conselho que era proibido os Istari usarem em liberdade o seu poder, pois poderiam ser vistos pelos habitantes da TM como "deuses" (não soube usar a palavra certa :mrgreen:).
 
Também tem essa questão do corpo, mas há uma a mais: foi decido no Conselho que era proibido os Istari usarem em liberdade o seu poder, pois poderiam ser vistos pelos habitantes da TM como "deuses" (não soube usar a palavra certa ).
Sim, e não apenas pq tb não era o intento dos Valar interferir diretamente na situação de Arda, como uma "força tática" e sim apenas unir os povos contra a ameaça de Sauron, por isso enviou os istari.
 
Exato,os istari tinham que ajudar aos povos mas não podiam usar de seus poderes para isso,apenas de sabedoria.
Saruman e Sauron passaram para o lado do mal e claramente usaram seus poderes,assim,deduz-se que os istari não usavam os seus poderes porque não queriam(obediciam aos Valar) e nào por ter qualquer limitação com seus corpos.
 
Bagrong disse:
Saruman e Sauron passaram para o lado do mal e claramente usaram seus poderes,assim,deduz-se que os istari não usavam os seus poderes porque não queriam(obediciam aos Valar) e nào por ter qualquer limitação com seus corpos.
Bom, quem passou para o lado do mal foi apenas Saruman. Saruman já estava nesse lado.
E eles tinham os seus corpos limitados ao poder. :mrgreen:
 
Tinham. O Gandalf Cinzento por exemplo precisava ir ao banheiro, dormir, tomar banho, comer, etc, etc, etc, etc... Se não fizesse isso seu corpo físico iria definhar e morrer. É claro que ele tinha uma capacidade superior à dos eruhíni, mesmo assim ele era limitado pelo corpo físico sim. Agora, Manwë por exemplo, não precisava de nada disso.
 
Sim, Gandalf como Olórin em Aman e sem um hröa não tinha necessidade dessas coisas, mas como Encarnado, apesar de um corpo "superior", com uma "durabilidade" maior que a dos homens, apesar da aparência de velho, era limitado as deficiências do corpo e as fraquezas do mesmo, como o "amor a vida", o fato de ter medo de morrer, sentir dor, não querer se machucar, etc.
Elron me corrija se estiver errado, mas Manwë proibiu os Istari de agir diretamente, né? Com uma ordem direta!!!
 
Não diria que foi uma ordem direta, nesse caso acho que foi mais um conselho de os magos não enfrentarem Sauron diretamente. Acho que se os cinco magos se unissem e tentassem derrubar Sauron eles conseguiriam... entretanto isso iria nos levar novamente ao dilema da disputa entre seres-superpoderosos modificando o mundo. Os magos foram aconselhados a ajudar os eruhíni a enfrentar Sauron, dando apoio e sabedoria. O único mago que seguiu o conselho foi Gandalf.
 
Fingolfin disse:
Usar causava desgaste. Em outras palavras, esse poder era finito. Logo usar levianamente tal poder seria um desperdício.

E quanto ao Gandalf, como O Branco (agora com fána). O poder sub-criativo dele também era finito? Ele ainda se desgastava em usá-lo?
 
Eönwë Æ disse:
Fingolfin disse:
Usar causava desgaste. Em outras palavras, esse poder era finito. Logo usar levianamente tal poder seria um desperdício.

E quanto ao Gandalf, como O Branco (agora com fána). O poder sub-criativo dele também era finito? Ele ainda se desgastava em usá-lo?
Era sim. Tanto que na luta contra o Balrog de Moria, Gandalf demonstrou um pouco de seu poder, mas ficou exausto.
 
Acredito que mesmo com um fána (O Branco) e não com o hröa (O Cinzento), Gandalf não tinha permissão pra interferir diretamente contra Sauron, e o poder sub-criativo é sempre finito, tanto que com melkor ele desgastou tanto que ficou preso em um hröa.
 
Peregrino disse:
Acredito que mesmo com um fána (O Branco) e não com o hröa (O Cinzento), Gandalf não tinha permissão pra interferir diretamente contra Sauron(...)
Ele nem precisava de permissão ou não, com a sabedoria de Gandalf, ele sabia que não podia com Sauron. Por isso que o principal objetivo da luta dos Istari era lutar contra as forçar de Sauron, e não contra o próprio. :wink:
 
não foi isso que quis dizer, mas ele não interfere nem contra os cervos dele, a não ser en casos isolados, mas ele apesar de liderar a resistencia, não toma a frente dela nem mostra seu verdadeiro poder?
 
A missão de Gandalf (antes e depois de sua morte) era fazer com q os povos da Terra-média lutasse com Sauron usando suas próprias forças.
Acredito que ele voltou com um fána "apenas" para cumprir melhor sua missão.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo