• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Magia=Alquimia?

Hamfast

Melodia e distorção
Estava eu lendo Sda quando me deparei com esse trecho:

''Se Gandalf se dispusesse a ir á frente com uma chama forte, poderia derreter a neve e fazer uma trilha para vocês''.Disse Legolas.

''Mas preciso de algum material para trabalhar.Não posso queimar a neve''.Respondeu Gandalf

Lendo isso, imaginei se a magia dos magos da terra média não seria uma espécie de alquimia, pois, de outro modo, Gandalf apenas faria jorrar fogo de seu cajado e abriria caminho, contudo esse trecho da a entender que ele precisa de algo que faça com que ocorra a combustão.
O que acham?
 
Não. Era magia mesmo. Sim, ele teria que transformar algo....nada se cria..ele não criaria o fogo.....mas, sempre fora magia...como já discutimos no tópico : "Magia Inata Na Terra Média". Assim como os encantamentos, os anéis mágicos..e tudo mais.
 
Acredite, DarK_Avenger, se Gandalf fosse Alquimista, com certeza a Comitiva teria morrido congelada em Caradhras. A Alquimia não é como a de FullMetalAlchemist, onde se produz materia do nada. O poder está em toda a T-m, mas o mago precisa empregar uma parte de sua própria força para criar algo como o fogo em um objeto comburente: madeira seca, estopa seca ou qualquer outro tecido inflamável.

E fora que um dos objetivos do Alquimista era a busca da fórmula para criar a Pedra Filosofal e a criação do Homúnculo.
 
É como disseram, para um mago era necessário uma peça de alguma coisa para usar magia, é como se esse material o ajudasse na eficiência de sua ''mágica''.
 
Estava eu lendo Sda quando me deparei com esse trecho:

''Se Gandalf se dispusesse a ir á frente com uma chama forte, poderia derreter a neve e fazer uma trilha para vocês''.Disse Legolas.

''Mas preciso de algum material para trabalhar.Não posso queimar a neve''.Respondeu Gandalf

Lendo isso, imaginei se a magia dos magos da terra média não seria uma espécie de alquimia, pois, de outro modo, Gandalf apenas faria jorrar fogo de seu cajado e abriria caminho, contudo esse trecho da a entender que ele precisa de algo que faça com que ocorra a combustão.
O que acham?

É uma boa pergunta vou conferir a passagem do livro e tentar chegar a algum lado.
 
A Magia, em Arda, é muito mais uma exteriorização dos poderes sub-criativos de seu usuário do que simplesmente uma força inesgotável e maleável nas mãos de estudiosos. Quando tratamos da magia na Obra, é necessário deixar de lado todas as concepções que temos da magia "artificial" e começar a pensar na magia como algo mais natural e instrínsceco.

Quando um personagem exterioriza esses poderes, ele exterioriza uma parte de sua própria energia, jamais utilizando o ambiente como fator determinante para fazer suas mágicas.

Abraços.
 
É isso mesmo que o Aldamar disse, o Mago precisou de um canalizador (fetiche) para fazer a magia!

Nesse caso, ele precisou. Mas deve-se lembrar que muitas das chamadas "magias" não precisavam de canalizadores (se é que tal coisa existe, como já foi discutido no tópico dos Cajados).

Abraços.
 
Mas afinal o que seria a magia no mundo de Tolkien?
Então Senhor de Gondor. Essa é uma grande discussão onde temos vários tópicos antigos que você pode procurar.

Mas resumidamente a magia nas obras de Tolkien é um dom natural. Faz parte do que é a raça (do determinado personagem). É uma habilidade natural como a dos Hobitts de desaparecer quando encontram uma pessoa grande. É mágica? Para as pessoas que não conseguem fazer, pode ser que chame essa habilidade de mágica (e chama, pode ver nos livros).
 
A magia em Tolkien, diferentemente do que estamos acostumados a ver, não se trata de uma energia inesgotável e maleável. A "magia", como chamamos, seria mais um tipo de exteriorização do poder subcriativo inerente a cada raça. Seriam mais habilidades específicas do que uma canalização de "mana", como se coloca em alguns RPG de hoje.
 
talvez os tres aneis, de galadriel , de elrond e de gandalf , fosse do tipo q so faziam efeito perto da materia prima a que eram ligados, e o de ganfdalf era o do fogo! como ele mesmo declarou ao balrog... e por isso ele nao pode abrir com fogo a passagem pela neve! nao tinha nada ali q progetasse fogo...
 
A magia geralmente tem um foco material, algo que canalize ou transforme a magia "inerente" em utilizável... deve ser a esse foco que Gandalf que se referiu
 
Lembram-se da Batalha de Gandalf contra o Balrog? O que é que ele diz para intimidar a criatura? Gandalf é um Manipulador do Fogo Sagrado. Todos os Feiticeiros enviados pelos Filhos de Eru para a Terra Média controlam de algum modo um ou outro elemental mas não o conseguem criar do nada. Gandalf trata do Fogo. Alquimia? Se considerarmos a tentativa de compreensão das bases da Magia de forma racional Alquimia...
 
Não não não, pessoal. Resistam à tentação de tratar a magia por elementos, fetiches, canalizações de mana e esse tipo de coisa. A magia de Tolkien é algo completamente diferente da magia de Harry Potter, de RPGs e assim por diante.

A magia era uma habilidade natural e inerente aos seres, não sendo inesgotável e nem podendo ser "medida". Para a magia de Tolkien não havia estudos nem técnicas, e nem todas as pessoas possuiam poder subcriativo.

E os três anéis élficos tinham como poder apenas retardar o envelhecimento do mundo nos locais aonde era guardade, pelo que sabemos. O Fogo Secreto a que Gandalf se refere não é o seu anel.
 
Encontramo-nos a dizer as mesmas coisas por outras palavras, Aldamar amigo. Tudo é tudo em tudo. O que eu queria dizer era que Gandalf poderia ser imune e manipular o fogo do Balrog contra a própria criatura, mas daí a criá-lo no meio da neve... Mais difícil, não?
 
Acredito eu que para se trabalhar como os elementos naturais e menuseá-los, magos como Gandalf precisam de um canalizador(fragmento). Em Caradhras, Gandalf precisava de um fragmento para fazer sua magia, e Saruman, para fazer sua magia e provocar as avanlanches também precisou de fragmento, que no caso seria os próprios ventos, e concordo com Menegroth, cada raça tem sua "magia", suas habilidades e características próprias...
 
Então, é a pura química se encaixando na magia.
Veja a seguinte equação:
Combústivel + Comburente + Combustor -> Fogo(Energia)

Agora imagine a situação de Gandalf:
Comburente(O2, como sempre) + Combustor(A Magia que ele tinha) -> Nada(porque não a fogo sem combústivel). :dente:

Quanto a questão da magia de Gandalf e de todas presentes no legendarium, acho isso uma questão muito peculiar, já que não se trata de fazer mágica e pã! Mas sim de um dom que todos possuíam, assim como o Aldamar falou. É claro, havia aqueles com essas habilidades mais afloradas. =]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo