1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Magia=Alquimia?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Hamfast, 14 Nov 2007.

  1. Hamfast

    Hamfast Melodia e distorção

    Estava eu lendo Sda quando me deparei com esse trecho:

    ''Se Gandalf se dispusesse a ir á frente com uma chama forte, poderia derreter a neve e fazer uma trilha para vocês''.Disse Legolas.

    ''Mas preciso de algum material para trabalhar.Não posso queimar a neve''.Respondeu Gandalf

    Lendo isso, imaginei se a magia dos magos da terra média não seria uma espécie de alquimia, pois, de outro modo, Gandalf apenas faria jorrar fogo de seu cajado e abriria caminho, contudo esse trecho da a entender que ele precisa de algo que faça com que ocorra a combustão.
    O que acham?
     
  2. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Não. Era magia mesmo. Sim, ele teria que transformar algo....nada se cria..ele não criaria o fogo.....mas, sempre fora magia...como já discutimos no tópico : "Magia Inata Na Terra Média". Assim como os encantamentos, os anéis mágicos..e tudo mais.
     
  3. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Acredite, DarK_Avenger, se Gandalf fosse Alquimista, com certeza a Comitiva teria morrido congelada em Caradhras. A Alquimia não é como a de FullMetalAlchemist, onde se produz materia do nada. O poder está em toda a T-m, mas o mago precisa empregar uma parte de sua própria força para criar algo como o fogo em um objeto comburente: madeira seca, estopa seca ou qualquer outro tecido inflamável.

    E fora que um dos objetivos do Alquimista era a busca da fórmula para criar a Pedra Filosofal e a criação do Homúnculo.
     
  4. Senhor_de_Gondor

    Senhor_de_Gondor Usuário

    É como disseram, para um mago era necessário uma peça de alguma coisa para usar magia, é como se esse material o ajudasse na eficiência de sua ''mágica''.
     
  5. elrohir99

    elrohir99 Banned

    É uma boa pergunta vou conferir a passagem do livro e tentar chegar a algum lado.
     
  6. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    A Magia, em Arda, é muito mais uma exteriorização dos poderes sub-criativos de seu usuário do que simplesmente uma força inesgotável e maleável nas mãos de estudiosos. Quando tratamos da magia na Obra, é necessário deixar de lado todas as concepções que temos da magia "artificial" e começar a pensar na magia como algo mais natural e instrínsceco.

    Quando um personagem exterioriza esses poderes, ele exterioriza uma parte de sua própria energia, jamais utilizando o ambiente como fator determinante para fazer suas mágicas.

    Abraços.
     
  7. Erion Storm eyes

    Erion Storm eyes Usuário

    É isso mesmo que o Aldamar disse, o Mago precisou de um canalizador (fetiche) para fazer a magia!
     
  8. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    Nesse caso, ele precisou. Mas deve-se lembrar que muitas das chamadas "magias" não precisavam de canalizadores (se é que tal coisa existe, como já foi discutido no tópico dos Cajados).

    Abraços.
     
  9. Senhor_de_Gondor

    Senhor_de_Gondor Usuário

    Mas afinal o que seria a magia no mundo de Tolkien?
     
  10. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    Então Senhor de Gondor. Essa é uma grande discussão onde temos vários tópicos antigos que você pode procurar.

    Mas resumidamente a magia nas obras de Tolkien é um dom natural. Faz parte do que é a raça (do determinado personagem). É uma habilidade natural como a dos Hobitts de desaparecer quando encontram uma pessoa grande. É mágica? Para as pessoas que não conseguem fazer, pode ser que chame essa habilidade de mágica (e chama, pode ver nos livros).
     
  11. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    A magia em Tolkien, diferentemente do que estamos acostumados a ver, não se trata de uma energia inesgotável e maleável. A "magia", como chamamos, seria mais um tipo de exteriorização do poder subcriativo inerente a cada raça. Seriam mais habilidades específicas do que uma canalização de "mana", como se coloca em alguns RPG de hoje.
     
  12. talvez os tres aneis, de galadriel , de elrond e de gandalf , fosse do tipo q so faziam efeito perto da materia prima a que eram ligados, e o de ganfdalf era o do fogo! como ele mesmo declarou ao balrog... e por isso ele nao pode abrir com fogo a passagem pela neve! nao tinha nada ali q progetasse fogo...
     
  13. Arcavius

    Arcavius Ezio Auditore da Firenze

    A magia geralmente tem um foco material, algo que canalize ou transforme a magia "inerente" em utilizável... deve ser a esse foco que Gandalf que se referiu
     
  14. Herenecco

    Herenecco Usuário

    Lembram-se da Batalha de Gandalf contra o Balrog? O que é que ele diz para intimidar a criatura? Gandalf é um Manipulador do Fogo Sagrado. Todos os Feiticeiros enviados pelos Filhos de Eru para a Terra Média controlam de algum modo um ou outro elemental mas não o conseguem criar do nada. Gandalf trata do Fogo. Alquimia? Se considerarmos a tentativa de compreensão das bases da Magia de forma racional Alquimia...
     
  15. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    Não não não, pessoal. Resistam à tentação de tratar a magia por elementos, fetiches, canalizações de mana e esse tipo de coisa. A magia de Tolkien é algo completamente diferente da magia de Harry Potter, de RPGs e assim por diante.

    A magia era uma habilidade natural e inerente aos seres, não sendo inesgotável e nem podendo ser "medida". Para a magia de Tolkien não havia estudos nem técnicas, e nem todas as pessoas possuiam poder subcriativo.

    E os três anéis élficos tinham como poder apenas retardar o envelhecimento do mundo nos locais aonde era guardade, pelo que sabemos. O Fogo Secreto a que Gandalf se refere não é o seu anel.
     
  16. Herenecco

    Herenecco Usuário

    Encontramo-nos a dizer as mesmas coisas por outras palavras, Aldamar amigo. Tudo é tudo em tudo. O que eu queria dizer era que Gandalf poderia ser imune e manipular o fogo do Balrog contra a própria criatura, mas daí a criá-lo no meio da neve... Mais difícil, não?
     
  17. andreftm

    andreftm Usuário

    Acredito eu que para se trabalhar como os elementos naturais e menuseá-los, magos como Gandalf precisam de um canalizador(fragmento). Em Caradhras, Gandalf precisava de um fragmento para fazer sua magia, e Saruman, para fazer sua magia e provocar as avanlanches também precisou de fragmento, que no caso seria os próprios ventos, e concordo com Menegroth, cada raça tem sua "magia", suas habilidades e características próprias...
     
  18. Asca

    Asca Usuário

    Então, é a pura química se encaixando na magia.
    Veja a seguinte equação:
    Combústivel + Comburente + Combustor -> Fogo(Energia)

    Agora imagine a situação de Gandalf:
    Comburente(O2, como sempre) + Combustor(A Magia que ele tinha) -> Nada(porque não a fogo sem combústivel). :dente:

    Quanto a questão da magia de Gandalf e de todas presentes no legendarium, acho isso uma questão muito peculiar, já que não se trata de fazer mágica e pã! Mas sim de um dom que todos possuíam, assim como o Aldamar falou. É claro, havia aqueles com essas habilidades mais afloradas. =]
     

Compartilhar