1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Mãe "zelosa" invade o sistema da escola dos filhos para alterar suas notas

Tópico em 'Planeta Bizarro? Estranhices? Bizonhices?' iniciado por abylos, 20 Jul 2012.

  1. abylos

    abylos Usuário Usuário Premium

    Uma ex-secretária de 45 anos chamada Catherine Venusto teve uma atitude um tanto quanto... inesperada, principalmente para uma mãe. Catherine foi acusada de invadir o sistema da escola em que seus filhos estudam, na Pensilvânia, EUA, para alterar suas notas.

    Na última quarta-feira a acusação criminal foi realizada pois, além da invasão, a ex-secretária utilizou senhas que conseguiu na época em que trabalhava na administração do conselho escolar da região (Northwestern Lehigh School District). Uma fiança de US$ 30 mil (cerca de R$ 60 mil) foi estabelecida, mas sem garantias de que não seria presa futuramente.

    Segundo informações do ZD Net, a mãe admitiu os atos e os classificou como não éticos, porém, não sabia que eram ilegais. Mas, ao que tudo indica, ela começou as atividades enquanto ainda trabalhava na Northwestern Lehigh School District.

    Catherine chegou a acessar o sistema 110 vezes para alterar os dados de desempenho de seus três filhos - duas meninas e um menino -, mas a polícia não encontrou vestígios de que a senha tenha sido usada para realizar outras atividades ilegais.

    Quem notou a discrepância nas notas foram os professores, que comunicaram ao superintendente a desconfiança de que havia algo errado. Para descobrir o golpe, eles verificaram os logins realizados no sistema e chegaram até a mãe "zelosa".

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    ~~

    Essa matéria me lembrou a charge abaixo:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    • LOL LOL x 4
    • Gostei! Gostei! x 3
  2. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Não sabia que era ilegal? Ah, tá bom, invasão e fraude nunca foi crime, né?

    Como ele fez? Ensina aí pra mim.
     
  3. Fernanda

    Fernanda Andarilho de Eriador e

    Que absurdo. Essa dona é louca.
     
  4. Arringa Hrívë

    Arringa Hrívë um papo e um bom chimarrão... Usuário Premium

    Nossa, isso é tão, tão irreal! 8-O

    Os pais não percebem o exemplo que passam aos filhos?
    Fazendo suas vontade acima de qualquer regra, lei e educação...
    Apenas ouço os Pais perguntarem o que há com os jovens de hoje, por que a rebeldia? Por que a falta de respeito aos mais velhos?
    Como se a educação fosse algo inato e de DNA, óbvio que observando bem, os exemplos deles estão difíceis de ser bons...
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  5. Turgon

    Turgon 孫 悟空

    E nos EUA essas notas contam mais, já que o desempenho deles é uma nota de classificação para as universidades.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  6. Lu Meyn

    Lu Meyn Usuário

    e eu que achava que só os pirralhos tentam burlar o sistema =)
     
  7. Amon_Gwareth

    Amon_Gwareth Paragon

    • LOL LOL x 2
  8. Turgon

    Turgon 孫 悟空

    Não é ilegal bular as notas? Sério que você acha que talvez não seja?
     
  9. Amon_Gwareth

    Amon_Gwareth Paragon

    uhum, serinho mesmo :)

    ela realizou um acesso autorizado (possuia login e senha deliberadamente delegados pela instituição responsável pelo sistema), executou comandos que estavam nas competências do seu usuário (alterar as notas), não danificou dados (nada foi deletado), não atentou contra dados governamentais, não extraiu vantagem financeira de uma falha de sistema. onde está o crime?

    com certeza é anti-ético, mas tenho minhas dúvidas sobre ser crime - e com certeza essa reportagem não dá informações suficientes para tirar uma conclusão mais sólida. só dá infos suficientes pra eu achar q n é
     
    Última edição: 21 Jul 2012
    • Fail Fail x 1
  10. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Pode ser pensado como vantagem financeira, pois nos EUA as bolsas de estudo (acho que em todo lugar) se baseia nas notas dos anos anteriores, então com notas melhores o filho tiraria a bolsa e a vaga de alguém que merecia mais.
     
  11. Amon_Gwareth

    Amon_Gwareth Paragon

    diretriz básica de direito é que ninguém é culpado até que o crime seja consumado
     
  12. Eriadan

    Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

    Ex-secretária. As competências do cargo não são vitalícias. Se foi exonerada, não tem mais autorização para utilizar o sistema, mesmo que ainda tenha acesso.

    É óbvio que, a princípio, a competência é para passar as notas para o sistema. Não é o usuário quem dá as notas. Ela deliberadamente inseriu dados falsos.

    Não vou dar o tipo penal porque aconteceu nos Estados Unidos (aqui seria um crime contra a Administração Pública), mas é claro que também é crime por lá.
     
    Última edição: 22 Jul 2012
    • Gostei! Gostei! x 1
  13. Amon_Gwareth

    Amon_Gwareth Paragon

    n viaja, cara :lol:

    notícia original:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    parte principal:
    ou seja: segundo as autoridades, ela foi acusada de obter acesso ilegal a informações confidenciais, e não de alterar as notas (q serviram mais de agravante do q de causa).

    se uma pessoa é exonerada e não tem mais autorização de utilizar um sistema, é responsabilidade legal dos administradores da segurança do sistema de atualizarem o login dela. não dá pra tomar também sistemas governamentais como base, pois eles possuem exceções explícitas para defende-los.

    fora q, lendo a notícia original do morning call, fica claro que ela não utilizou as senhas dela, mas sim a do superintendente

    e sobre o óbvio, nesse tipo de assunto, n existe nada óbvio
     
    Última edição: 22 Jul 2012
  14. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    Pais vagabundos e filhos bandidos = atual sistema de educação
     

Compartilhar