• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mãe de jovem que quis se juntar às Farc culpa Web

Gothic Legolas

Usuário
Em sua primeira noite de volta ao Rio, depois dos sete dias de tentativa frustrada de se juntar a guerrilheiros colombianos na selva, o adolescente A.D. quis dormir na cama dos pais. Além da proteção da família, o menino de 14 anos está recebendo assistência de uma psicóloga - que atende a família desde que a residência em que vivem foi assaltada, ano passado, na Ilha do Governador.
A mãe, Catarina de Souza Paccagnella, acredita que o computador - que não ficava no quarto do filho e também era usado pelos pais - pode ter sido o pivô da fuga. Ela, no entanto, não acredita na hipótese de o filho ter sido orientado, via Internet, por alguém ligado às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). A., após deixar um bilhete para a família, dia 23, justificando a empreitada, partiu na intenção de juntar-se aos guerrilheiros.

"A Internet pode ser uma arma. É um perigo dentro de casa. O acesso não pode ser impedido, mas alguma barreira tem que ser criada. O meu filho sabia de tudo porque tinha feito uma pesquisa sobre as Farc para a escola e foi à Biblioteca Nacional para copiar o mapa daquela região (San Pablo, na Colômbia). Mesmo assim, as conversas no computador têm que ser investigadas", disse.

A mãe de A. D. disse que ele estava arredio quando se encontraram em Manaus, no sábado à tarde, porque o "sonho dele havia terminado". Conforme ela, o filho ficou decepcionado com as Farc depois de conversar com a Polícia Federal e ouvir detalhes sobre as operações do movimento guerrilheiro.

"Ele agora classifica o grupo como de direita. Não acredito que A. tenha feito isso exatamente por uma ideologia mas por convicção. Depois daquele assalto, ele ficou muito abalado e dizia que era melhor agir do que morrer nas mãos dos bandidos", justificou.

Para localizar o estudante - encontrado na madrugada de sábado, em Manaus, dentro de uma embarcação - foi montada uma operação de resgate, com mobilização de aeroportos e rodoviárias. Foram acionados a Polícia Federal, o setor de inteligência da Polícia Civil e o programa SOS Crianças Desaparecidas da Fundação para Infância e Adolescência. O superintendente da PF na Amazônia, Mauro Spósito, entrou em contato com a Capitania dos Portos, orientando-a a interceptar embarcações.


JB Online
 
Claro q tem uma influencia, mas culpar a internet é exagero, é mto facil culpar os outros e fica por isso msmo :?
 
Eu acho q cada um tem q saber o q é melhor pra si, se ele queria ir para às FARC ele estava decidido, e a internet não teve INFLUÊNCIA nisso, pode ter ajudado, mas influência não, não foi por cauas da Internet que ele foi pra lá...
 
Olha só, imagine q ele não tivesse internet, ele não ia ter contato com as ideias da farc como teve e não iria (é mto mais facil pela internet), a internet influenciou sim o moleke mas não foi só ela

Por falar nisso, qual é o site da farc? :eh:
 
Dá pra incluir aqui o mesmo argumento que se dá quando alguém insiste em dizer que jogos de computador são responsáveis por tragédias. Se o mentecapto é tão influenciável por um jogo (ou por um site), a culpa é dele, inteira. :roll:
 
Provavelmente esse jovem deve tem problemas familiares...Ou coisas do gênero...Só q ele planejou essa "viagem" bem, isso temos que admitir...Pode até ser q ele tava meio diferente, e os pais não perceberam, ou não se preocuparam com ele...Vai saber, pode ser tantas coisas, inclusive drogas... :o?: :o?: :o?:
 
seguindo a analogia do texto, do qual a internet influencia
vivemos em uma terra magica, na qual naum passamos de baterias alienadas para as maquinas q dominam o mundo, e que estamos sendo observados por algo/alguem
 
culpa é dele, inteira.

Não se pode culpar alguem por ser influenciavel, nguem é influenciavel pq quer.

E a casa do infeliz foi assaltada e ele entrou em paranoia dizendo q "era melhor estar do lado dos bandidos q ser morto por ele"
Vai ver foi medo msmo :eek:
 
Gente, acho q o assunto aqui é mais sério! O cara quis sair de casa para se juntar à um grupo terrorista no país vizinho!

PORRA! Pra que viajar tanto? Era so subir o morro e entrar pro Comando Vermelho!!

Os caras sao tao bem equipados quanto, tem a mesma disposicao e táticas de guerrilha semelhantes...e tudo isso com vista pro mar!!

Esses mauricinhos nao dao mesmo valor pro q é nosso né?

:wink: :mrgreen: :lol: :lol: :lol: :lol:
 
Huahauahuahauahauahauha! Ainda culpam os meios pelos fatos? A internet não influenciou nada. O que está na internet está aí, pelo mundo... Eu penso que não devemos culpar o carro por uma pessoa ter atropelado outra. A internet é algo que o homem domina... Se ele foi influenciado, foi por falta de instrução dos pais ou por instabilidade mental! Eu digo porque sou influenciável, mas nunca peguei um machado e saí por aí matando pessoas só porque tinha isso no Silent Hill. Eu sei muito bem que é errado e sei das consequências desses atos porque fui bem-educado por meus pais, porque fui criado à luz da Palavra de Deus e porque sei meus limites!
 
a culpa naum eh da net e sim inteirinha dele ... !!
pq a internet naum t manda por inferno sozinha .. vc tem q ir .. !!!
se ele quis se comunicar com alguem da Farc a culpa naum eh da net e sim dele !!!
se ele voiu algo q ele curtiu .. a culpa eh da pessoa q mostrou e dele em parte .. e naum da net ... !!!

essas pessoas q põe a culpa na internet saum desocupadas isso sim ... !!!
 
A internet te oferece muita informação, praticamente ilimitada. E a informação exposta pode ser qualquer uma: boa, má, legal, ilegal, verdadeira, falsa, maquiada, distorcida. Saber diferenciar o tipo de informação que você está obtendo não é uma tarefa nem fácil, nem simples.

Olhem o caso das FARC... a Internet é um ótimo lugar para recrutarem, ainda mais pessoas um pouco ingênuas ou inexperientes com garimpagem e avaliação de informação na mesma (o que deve englobar uns 80% de todo mundo que navega). É claro que se mostrou como uma proposta atraente para um jovem sem muito sentido na vida mas com muitas idéias e ideias na cabeça.

Claro que a Internet foi de certa forma responsável pelo comportamento dele, por oferecer informações irreais e ilegítimas que alimentaram um lado "idealista" que ele achava possuir.
 
O deriel falow tudo.
O negócio num é a Internet que fornece as informações, mas a pessoa que lê o conteudo. Os caras tem liberdade de colocar qualquer coisa que eles acharem interessante [liberade de expressão, lembra?].

O problema é que tem muito neguim nonsense que cai na besteira de pensar que akilo é do jeito que é apresentado na internet. Nem tudo é real :grinlove:
 
Se meu filho realmente não quisese morar comigo por causa de motivos tão ingênuos, é possível que eu também procurasse colocar a culpa disso em qualquer coisa que não em mim mesmo.

O garoto não queria ser terrorista, ele queria "acabar com o capitalismo". Alguém perspicaz o suficiente pra ler Marx e Nietzche com 14 anos não podia ser tão inocente.
 
A Internet facilita mas não é o motivo!! O motivo é que o menino é um bosta que naum tem nada na cabeça. Não pelo fato de querer se juntar a uma farc, mas pelo fato de fazer isso só por brincadeirinha, sem ter uma ideologia nem nada....

Esse menino é fruto é da televisão (ehehe) e dessa sociedade vazia. A internet, ao contrário dessa caixa de fazer bobos, tem várias opções. Nada simplesmente passa sem vc querer, vc procura o que quer, pesquisa o que quer. Um menino de 14 anos com uma cabecinha dessa é o resultado dessa sociedade totalmente má estruturada...
 
Isso, na minha opinião, é uma idiotice.
A internet é perigosa? :eek: Sim, é perigosa, e muito. Não ela em si, mas pode ser um instrumento perigoso. Tudo pode ser usado para virar perigoso. Do mesmo jeito que o RPG (sim, pode ser, mas não acredito que tenha muito a ver), e coisas bem mais sérias, como a religião,possam ser perigosas (exemplo: pedofilía dos padres...) :x :x :x
Não acho que a internet foi a causa, e sim um instrumento, e considero imaturidade o que o adolescente fez, fugir de casa com um plano ingênuo, achando que conseguiria fazer o que queria.
Além disso, provavelmente ele não estava bem psicologicamente (isso é claro), causas podem ser o jeito que era tratado na família, exclusão, preconceito, etc... ou até algum trauma. A Internet, meio pelo qual descobriu sobre a Farc, foi apenas um instruemtno que o "liberou", o que o empurrou a fazer isso... :tsc: :tsc: :tsc:
Portanto, não considero que a internet teve culpa, e sim o garoto...
 
A culpa não é da Internet é do proprio A.D. para mim 14 anos já é idade + que suficiente para saber o que é bom ou ruim.

Se esse garoto não vive a realidade a culpa é dele
 
Vcs sabiam q aqui em Manaus ele nao quis beber Coca-Cola pq era "coisa de americano"??

:roll:

Ele só sossegou qd os guardas ofereceram um guarana daqui (Baré, bom pra cacete viu?).

Eu nao sou a favor de espancamentos, muito menos acho q bater numa crianca eh o melhor corretivo, mas às vezes um puxao de orelha nao faz mal a ninguem.

Estao vendo ne? Qd tiverem filhos lembrem-se disso. Melhor umas palmadas agora do q ter q pegar o moleque em Manaus pq ele fugiu tentando se juntar a algum grupo terrorista. :lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo