• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Made in...

Ai ai...Não estamos aki p/ ter aulas de magia e a função de cajados nela, no mundo real, estamos aki discutindo o Mundo de Tolkien, que não é qualquer mundinho, é bem particular, bem ao seu jeito... :wink:
Acho que nunca vi Gandalf usando um caldeirão, colocando patas de aranhas, asas de morcegos, sangue de ratos...tbm nunca vi ele direcionando seu cajado p/ nada, nem o encontando em algo e dizendo Pirilimpimpim... :lol:

Bom...
Ringil disse:
Qual seria a função "real" de um cajado na Magia eu não sei (e nem me interessa, na verdade). Mas Gandalf não era um místico ou estudioso de artes ocultas (que são próprias de Sauron), e sim um Espírito primordial que não realizava "magia" e sim moldava o mundo de acordo com seu poder e autoridade sobre Ea. Esse poder não necessitava de nada para ser usado, além do próprio corpo do ser.
...e....
Fingolfin disse:
E tem outra coisinha.

Tolkien tem suas próprias definições de magia dentro do seu mundo e elas muitas das vezes divergem da magia que conhecemos em outras obras ou no mundo real.

Sinceramente eu não conheço muito de magia em outros lugares... mas na magia(chamada de poder sub-criativo por Tolkien) das obras é muito estranho e incoerente que o cajado sirva pra algo além de apoio.

Concordo plenamente...E meu por enquanto não tenho mais o que dizer nem o que acrescentar...

Até mais... :assobio:

Fäe... :obiggraz:
 
F¡ngolfin disse:
^.^Naty^.^ disse:
Mas se o cajado não tem poder nenhum, por que é que Gandalf não entregou-o aos guardas quando a Comitiva foi visitar Théoden em Rohan?
_________________
...Boa pergunta!!!! :o?:

Pq ele gostava de ter um apoio. :mrgreen:

Só isso mesmo

Certo, nada de separar um velhinho de seu apoio, mas... por que os guardas exigiram que a comitiva entregasse todas as suas armas, inclusive o cajado de Gandalf? Será que eles tinham medo do mago se enfezar e bater com o cajado no rei? :lol:
 
No Rei não, mas no Gríma quem sabe, e alias, a ordem de tirar as armas e o cajado foram do proprio Gríma.
É bom lembrar que Gríma odeia Gandalf tanto quanto Ama Saruman, e ele teme muito Gandalf, então se deixar o velhinho sem seu apoio e sem sua defesa física...seria melhor p/ intimida-lo. :wink:
 
Olha... Grima acha que o cajado tem poder... isso quer dizer que o cajado tem? Não... isso quer dizer que o homem se engana. Se Barbávore, que era um sábio erra ao dizer que Trolls são Ents corrompidos... grima, que era um homem crente em lendas e mitos acreditaria em muitas outras coisas erradas.
 
Mas eu quis dizer nada disso...:nope:

Eu apenas disse que a ordem de tirar as Armas E O CAJADO foi do Gríma. E que para Gríma, tirar o apoio e a defesa física de Gandalf ficaria mais fácil d tentar intimida-lo. :eek:

Pode até ser que Gríma acreditasse que o poder de Gandalf estaria no cajado, e que tirando-o Gandalf ficaria sem o que poder fazer...Porém Gandalf contiuaria c/ se poder sub-criativo e ninguém ali era pareo p/ ele. :aham:

Mas se todos entrassem de mãos abanando seria mais fácil de Gríma tentar intimidá-los pois ele estaria c/ maior confiança em si mesmo, sem cogitar a idéia de que poderia ser atacado... :wink:

Foi isso que eu quis dizer... :roll:

Até Mais... :assobio:

Fëa... :obiggraz:
 
RottEN GeNeRAtiON disse:
Bom, Gandalf era chamado de o peregrino, ele andava muito, era bom ter um apoio... Além disso acho q não nenhuma outra função para o cajado do Gandalf.

E por que o Saruman também tinha um cajado? :think:

E se só os magos tinham cajados, então é porque os cajados têm alguma função que apenas os magos possam usar. Senão todo mundo que precisasse de apoio na Terra Média teria um cajado.
 
Thais Tûk disse:
RottEN GeNeRAtiON disse:
Bom, Gandalf era chamado de o peregrino, ele andava muito, era bom ter um apoio... Além disso acho q não nenhuma outra função para o cajado do Gandalf.

E por que o Saruman também tinha um cajado? :think:

Saruman tb era velhinho :mrgreen:

Thais Tûk disse:
E se só os magos tinham cajados, então é porque os cajados têm alguma função que apenas os magos possam usar. Senão todo mundo que precisasse de apoio na Terra Média teria um cajado.

Bilbo tinha um cajado e nunca fez magia :wink:
 
Putz agora ue realmente acho q cajados n tinham poder nenhum o.o
Mas só uma coisa, Tolkien poderia até ter algum contato com magia(não q ele acreditasse ou praticasse ela) pq um dos Inklings q c n me engano c cahmava William algumacoisa foi membro da Ordem Hermetica da Aurora Dourada(Hermetical Order of The Golden Dawn) q é uma das mais famosa ordens d magos q existem
 
Mesmo que tivesse conhecimento de magia como arte oculta praticada ainda hoje, ele nunca a associaria a um ser angélico como Gandalf. Na Obra Tolkien associa a magia à Melkor, chamando de artes negras e Magia, como sub-criatividade tirânica.
 
[quote="Thais TûkE por que o Saruman também tinha um cajado? :think:

E se só os magos tinham cajados, então é porque os cajados têm alguma função que apenas os magos possam usar. Senão todo mundo que precisasse de apoio na Terra Média teria um cajado.[/quote]

pq tolkien usou o simbolismo q sempre esteve presente em nossa cultura do cajado ser um símbolo de poder......ker dizer....essa eh minha hipótese...
 
Thais Tûk disse:
E por que o Saruman também tinha um cajado? :think:

E se só os magos tinham cajados, então é porque os cajados têm alguma função que apenas os magos possam usar. Senão todo mundo que precisasse de apoio na Terra Média teria um cajado.

Mas todos que precisavam de um apoio, tinham sim um cajado ao seu lado, por exemplo:

Sarumam - era velho, precisava e tinha...fazia magia 8O
Gandalf - Era velhinho tbm, precisava e tinha...fazia magia :amem:
Bilbo - estava velhinho, precisava e tinha...nunca fez magia :clap:

Até mesmo Frodo, qndo saiu em sua longa cansativa viagem, usou um cajado e ele não faz magias, não estava velhinho e nem estava cansado ainda...apenas usou p/ ajudá-lo em sua caminhada... :dance:

Melian era uma Maiar tbm, fazia magias tanto qnto gandalf e Sarumam e não usava cajado... :grinlove:


Está vendo?? :eh:
Não eram só os magos que usavam cajados...usa quem quer... :mrgreen:

Cajado não tem poder algum... :nope:

Valeuzzzz... :assobio:

Fëa... :obiggraz:
 
E Gandalf criando fogo para aquecer os hobbits em Caradhras.

"... apanhando um pedaço de madeira ele o segurou no alto por um momento, e então deu um comando, naur um ammen de edraith! Imediatamente uma grande flama verde azulada pulou fora, e a madeira chamejou e estalou. " [A Companhia do Anel - O Anel Vai para Sul]

"... na mão esquerda ele sustentou o cajado brilhante, a luz do qual só mostrou o chão a seus pés; na mão direita dele ele segurou a espada Glamdring ..." [A Companhia do Anel - Uma Viagem na Escuridão]

De alguma maneira, o cajado era importante. Obviamente Gandalf (ou os Istari, no geral) não precisava do cajado para gerar Magia. Mas isso não quer dizer que o cajado não seja usado para direcionar a Magia. Por que não?

Ou o cajado serve realmente como uma extensão do braço de Gandalf e direcionador de energia, ou Gandalf é portador de uma força física descomunal, como diz no trecho abaixo:

"... batendo o cajado com força na ponte de pedra Gandalf a despedaçou, com um grito terrível o Balrog caiu da ponte e sua sombra mergulhou abaixo desaparecendo no vazio ..."
 
Axo q direcionar não seria a palavra certa...
O cajado servia como "alvo" do efeito de algumas magias...
no 1º exemplo, Gandalf precisava de material p/ manter o foga q ELE CRIOU. Dai ele pegou o tal pedaço de madeira.
já no 2º exemplo, o gajado servia como uma lâmpada, mas a "energia" q gerava a luz vinha de Gandalf independente do cajado.
 
Bom, esses trechos são exatamente os que Gandalf realiza algum tipo de ação extraordinária com o cajado. E são óbvias, Gandalf utiliza mesmo seu poder através dele. Isso pode parecer que o cajado conduziu poder, mas nào é assim. Sub-criatividade não é uma energia, e sim a capacidade de realizar. É óbvio que não se canaliza realização. Mas essa capacidade está condicionada ao físico, de forma que um fea desabitado é completamente impotente. Portanto é necessário alguma base material para que a realização se efetue (isso deve ser considerado como inerente à natureza de transformação de matéria pré-existente da sub-criação), seja ele o corpo, os dedos ou a ponta de um cajado. Mas isso em nada muda a importância ou natureza do cajado.
 
Eu juro q tava tentando dizer o q vc disse (se eu entendi direito) Ringil... :pray:
Mas eu naum consegui por em palavras...
Ringil disse:
Sub-criatividade não é uma energia(..)
eu sei, só usei o termo p/ exemplificar...

De qualquer forma vc conseguio explicar muito bem :clap:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo