• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Made in...

Lúthien_Tinúviel disse:
mas então Gandalf realmente não mentiu para o guarda de Rohan quando perguntou se ele não separaria um velho de seu apoio?

Pois é... não mentiu não... o sarcasmo fica por conta do filme. Gandalf não costuma usar da mentira para conseguir oq quer... isso é arma de Morgoth e Sauron, não de Gandalf

Lúthien_Tinúviel disse:
mas realmente.. basicamente ele deve ser um instrumento de apoio.. mas dá uma ajudinha na hora da magia não dá não?

Não existe nada além que leve a crer q ele ajuda além da nossa vontade de acreditar nisso. Nós estamos muito acostumados com varinhas mágicas e cajados poderosos q é meio estranho aceitar q era um simples pedaço de pau. Eu mesmo demorei a aceitar.
 
Acho que o cajado, além de apoio, servia tão somente para intmdar seus oponentes, e até mesmo para a luta.

Talvez o cajado tivesse alguma utilidade para o mago que nós desconhecemos, mas com certeza não dependia dele, e muito menos servia como direcionamento (mira) da magia a ser feita.
 
Um cajado nada mais é do que a extensão do braço do mago, para ele direcionar o poder. Com o Gandalf devia ser assim também, além de lhe servir de apoio e de lustre. :mrgreen:
 
Gente!!!...Cajado não é varinha magica!!!... :aham:
Voces leram o exemplo de Melian...e ela não usa nenhum cajado... :grinlove:
Um Istari nunca precisou de um instrumento p/ dividir seu poder, para canaliza-lo, p/ usa como mira... :eek:
Isso é coisa da nossa cabeça...colocamos q um Istari necessita ~e não há nada que prove isso...
 
Fëanarsil disse:
Gente!!!...Cajado não é varinha magica!!!... :aham:
Voces leram o exemplo de Melian...e ela não usa nenhum cajado... :grinlove:
Um Istari nunca precisou de um instrumento p/ dividir seu poder, para canaliza-lo, p/ usa como mira... :eek:
Isso é coisa da nossa cabeça...colocamos q um Istari necessita ~e não há nada que prove isso...

Em algum lugar está dizendo isso?

Não tenho conhecimento profundo a respeito dos Istari, mas acredito que a sua forma humana lhes traria certas limitações, por assim dizer. Por que o cajado não poderia ter essa função?

Porque a mini-orthankzinha do Saruman não pode ter a mesma função do cajado do Gandalf? :o?:
 
Thais Tûk disse:
Fëanarsil disse:
Gente!!!...Cajado não é varinha magica!!!... :aham:
Voces leram o exemplo de Melian...e ela não usa nenhum cajado... :grinlove:
Um Istari nunca precisou de um instrumento p/ dividir seu poder, para canaliza-lo, p/ usa como mira... :eek:
Isso é coisa da nossa cabeça...colocamos q um Istari necessita ~e não há nada que prove isso...

Em algum lugar está dizendo isso?

Não tenho conhecimento profundo a respeito dos Istari, mas acredito que a sua forma humana lhes traria certas limitações, por assim dizer. Por que o cajado não poderia ter essa função?

Porque a mini-orthankzinha do Saruman não pode ter a mesma função do cajado do Gandalf? :o?:

Também creio nisso, acho que, embora não necessário para usar as Magias, os Istari usavam o cajado, sim além de apoio, para uma "canalização" de sua magia. Eu creio nisso, mesmo porque não deve ser de um material qualquer..

A orthankzinha deve servir para o Saruman, a mesma coisa do que o Lustre do Gandalf serve (que confuso!) :mrgreen: .
 
Thais Tûk disse:
Fëanarsil disse:
Gente!!!...Cajado não é varinha magica!!!... :aham:
Voces leram o exemplo de Melian...e ela não usa nenhum cajado... :grinlove:
Um Istari nunca precisou de um instrumento p/ dividir seu poder, para canaliza-lo, p/ usa como mira... :eek:
Isso é coisa da nossa cabeça...colocamos q um Istari necessita ~e não há nada que prove isso...

Em algum lugar está dizendo isso?

Não tenho conhecimento profundo a respeito dos Istari, mas acredito que a sua forma humana lhes traria certas limitações, por assim dizer.

Como eu já disse, Melian tinha as mesmas limitações de um hroa q gandalf e não usava um cajado.

E mais.... vcs estão confundindo RPG com Tolkien... em Tolkien... nada de raiozinhos saindo pela ponta do cajado... nada de emanar poder direcionado...

Veja a luta entre Sauron e Finrod... ambos lutaram com canções de poder... magia mesmo... e um atingia o outro sem apontar nada...

Mas... fazer oq... dessa discussão eu realmente desisto... :disgusti:
 
Sinceramente, se há algum argumento a mais dos que foram postados nas outras oito páginas do tópico que o Fingolfin postou na página anterior para convencer que os cajados não eram necessários eu não conheço. Por outro lado, nãop conheço nenhum argumento sólido pra dizer que era. Ou seja...
 
Se o cajado era ou não importante, acho que ninguém entrou nessa discussão. Estávamos falando apenas da função dos cajados. Ninguém carrega um cajado inútil, na minha opinião. E eu disse também qual é a função real de um cajado na Magia, que acredito ser a mesma do Gandalf.

Da mesma forma que não adianta um cara que não lê Tolkien discutir se balrogs têm ou não asas, não adianta alguém que não conhece Magia querer discutir sobre, poxa. A função do cajado é essa. Se Tolkien quis usar a mesma função para os seus magos, é o que estamos discutindo.

O que eu acho é que ele fez tudo tão perfeito, tão planejado e estudado, que duvido que tenha colocado alguma coisa ali "simplesmente por acaso".
 
Qual seria a função "real" de um cajado na Magia eu não sei (e nem me interessa, na verdade). Mas Gandalf não era um místico ou estudioso de artes ocultas (que são próprias de Sauron), e sim um Espírito primordial que não realizava "magia" e sim moldava o mundo de acordo com seu poder e autoridade sobre Ea. Esse poder não necessitava de nada para ser usado, além do próprio corpo do ser.
 
E tem outra coisinha.

Tolkien tem suas próprias definições de magia dentro do seu mundo e elas muitas das vezes divergem da magia que conhecemos em outras obras ou no mundo real.

Sinceramente eu não conheço muito de magia em outros lugares... mas na magia(chamada de poder sub-criativo por Tolkien) das obras é muito estranho e incoerente que o cajado sirva pra algo além de apoio.
 
de q interessa saber de q era feito o cajado? o importante é q era bem utilizado...se era de madeira ou marfim não me interessa nem um pouco. :x
 
Na verdade esse é um dos pontos que provam que o cajado não é importante. Gandalf, como emissário dos Valar, e posteriormente do próprio Eru, não poderia de forma alguma recorrer a subterfúgios para conseguir o que queria. Ele não mentiu, o cajado era só um apoio.
 
Bom, Gandalf era chamado de o peregrino, ele andava muito, era bom ter um apoio...
Poderia ser tb um estereotipo: Velho com Cajado=Mago. Assim todo mundo sabia com quem estava mexendo :twisted:
Além disso acho q não nenhuma outra função para o cajado do Gandalf.
 
Mas será q o cajado não servia nem como material p/ usar algumas magias?
Pq eu axo q no Hobbit ele fala q não pode usar magia assim do nada, sem nada. Por exemplo ele precisava de material (como papel ou madeira) p/ fazer fogo (pq fogo não se inflama só com oxigênio é preciso mais alguma coisa)...

Assim em como em Moria por exemplo ele usa o cajado como "fonte de luz" (eu não lembro se isso ocorre só no filme :o?: )...
 
Acho que o cajado é mais um simbolismo mesmo....então acho que o material com que é feito não é relevante para a estória....
 
Proview disse:
Mas será q o cajado não servia nem como material p/ usar algumas magias?
Pq eu axo q no Hobbit ele fala q não pode usar magia assim do nada, sem nada. Por exemplo ele precisava de material (como papel ou madeira) p/ fazer fogo (pq fogo não se inflama só com oxigênio é preciso mais alguma coisa)...

Mas aí ele não precisa do cajado pra magia... ele precisa de qq coisa q pegue fogo pra por fogo... a magia está em fazer o fogo surgir do nada... e não fazer o fogo pronto, pegar na madeira.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo