1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Machado de Assis Historiador (Sidney Chalhoub)

Tópico em 'Literatura Brasileira' iniciado por Meia Palavra, 19 Jun 2011.

  1. Meia Palavra

    Meia Palavra Usuário

    Sidney Chalhoub é um dos nomes mais proeminentes da historiografia brasileira, seus trabalhos investigam diferentes processos da História do país (Cidade Febril é um ótimo estudo sobre epidemias, sanitarização e reformas urbanísticas no Rio de Janeiro; Trabalho, lar, botequim analisa facetas da vida de trabalhadores do Rio de Janeiro em fins do século XX; Visões da Liberdade trata de importantes discussões sobre a escravidão no Brasil dialogando com os pontos de vista dos escravos) e reúnem uma multiplicidade de fontes e de aspectos concernentes ao processo histórico que revelam um zelo especial pelas análises que faz e pelos nuances que essa gama de material lhe permite perceber.

    Suas pesquisas acerca do Brasil Imperial o levaram a mergulhar num universo de materiais, documentos, fontes e bibliografias diversas que lhe revelaram informações importantes no que concerne aos debates acerca da abolição da escravidão e como esse processo foi balizado (não determinado), do início ao fim, pelos interesses senhoriais que imperavam ao longo de todo o chamado Segundo Império.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

     

Compartilhar