1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Macedônia antiga e sua influência

Tópico em 'Influências, Seguidores e Recomendações' iniciado por Elminster, 7 Abr 2007.

  1. Elminster

    Elminster Usuário

    Com essa onde grega, ou melhor... Espartana! Eu me lembrei da nação que posteriormente se tornaria a "dona do mundo": Estou falando da Macedônia de Alexandre :cerva:.

    Mais a fundo eu associei Alexandre com Elendil, e analisando bem pensei em como estes dois líderes fortes têm de semelhanças:

    - Foram os últimos grandes líderes de seus impérios.
    - Eram PODEROSOS em todos os sentidos :joy:
    - Suas vidas marcaram e mudaram a história para sempre
    - Seus exércitos eram poderosos, temíveis e lutavam com uma ótima estratégia.

    Bom possivelmente há mais semelhanças, para quem souber poste aqui, e é claro vamos discutir se Tolkien se influenciou pelo império Macedônio da antiguidade e seu líder :yep:.
     
  2. Kainof

    Kainof Sr. Raposo

    Puxa, última olhada no fórum antes de ir, mas não resisto:

    Sabe que comparações deliberadas são sempre perigosas não? Em todo caso, aqui é o lugar pra se fazer isso.

    Elendil não me parece o "conquistador implacável" que Alexandre se tornou para a posteridade.

    Mas ambos passaram suas vidas em guerras. Elendil contra Sauron. Alexandre numa entrada desenfreada rumo à Ásia. Alexandre não governou seu império, que alguns até nem ousam em chamar de império devido à baixa duração dele. Alexandre foi um grande general, mas talvez não um bom rei.
     
  3. Oropher

    Oropher Hmm... oi?

    Acredito que Alexandre teria sido um bom rei, liderança e carisma é dito que ele tinha. O problema é que morreu cedo, o que não aconteceu com Elendil, que teve tempo de organizar todo o reino.

    No entanto, o próprio Elendil carrega todos os atributos de um bom líder. Sendo assim, podemos fazer comparações com muitos outros, como Júlio César, Carlos Magno, etc.
     
  4. Cad

    Cad The punishment is loneliness.

    Mago dos Reinos Esquecidos, suas comparações não são muito específicas, como o Oropher disse acima, vários conquistadores tinham também essas características.
     
  5. Elminster

    Elminster Usuário

    Eu não conciliei o assunto conquista ou qualquer semelhança, se observar bem, apenas comparei em outro termos :think:.

    No caso, o que seria comparação específica?
     
  6. Cad

    Cad The punishment is loneliness.

    Podemos aplicar esses atributos a inúmeras pessoas. Gengis Khan, Júlio César, Carlos Magno, entre outros vários.
     
  7. Erick Van Pato

    Erick Van Pato Celta ácido que detesta um

    Isto é verdade. Tanto é que desde a antiguidade os grandes conquistadores foram comparados.

    O mais engraçado disto tudo que os conquistadores existem em conjunturas algumas vezes MUITO diferentes de difíceis comparações.

    No caso de Alexandre, Plutarco mesmo associou sua figura a Julia César em suas Biografias.
     
  8. Elminster

    Elminster Usuário

    Mas então, responda a minha pergunta, você deu apenas exemplos.

    Apesar disto eu quis dizer que não inclui o assunto conquista para comparar Alexandre x Elendil, pois isso já é uma diferença inquestionável
     
  9. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    Sim, e sem falar que Alexandre foi o primeiro grande conquistador ocidental, se excluírmos deste cômputo ao Filipe II, pai de Alexandre. Assim o papel que ele veio a desempenhar historicamente falando serviu como molde e inspiração, ainda que incoscientemente, aos grandes conquistadores subsequ~entes da história ocidental, como os já supra-citados julios César, Carlos Magno, etc. Gêngis Khan está totalmente fora deste contexto, é injusto trazê-lo a esta comparação, ele estava enquadrado em uma circunspecção diversa da aplicada aqui aos demais conquistadores. A questão básica de que se me apercebi foi uma certa analogia a fatores da situação ambiental e desempenho de tais refridos indíviduos, pela contextualização em suas respectivas atuações como personagens focalizados em vista da história, e pelas circunstâncias de suas acções sobre indivíduos que os mesmos influenciaram.
     

Compartilhar