1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Lúthien vs. Galadriel

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por rogermc, 31 Jan 2015.

  1. rogermc

    rogermc Usuário

    Quem vocês acham que iria ganhar numa luta entre Lúthien e Galadriel?
    Eu sei que a Galdriel é muito poderosa e tudo, mas pessoalmente eu prefiro mais a Lúthien e ela é filha de uma Maia e enfrentou Sauron e Morgoth e foi a única que conseguiu fazer Mandos sentir piedade, vamos admitir ela é muito (perdoem meu linguajar) foda!
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  2. Lindoriel

    Lindoriel Saurita Catita

    Acho que a Lúthien vence, além do mais ela era metade maia... nem o Sauron resistiu!
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  3. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Luta como? Com unhada e puxando cabelo?

    Não sei se elas possuíam poder de luta, e acho que Tolkien quando as fez poderosas nem imaginou uma situação onde elas usassem os poderes delas pra batalha.
     
    • Fail Fail x 3
    • LOL LOL x 3
    • Gostei! Gostei! x 1
    • Bobo Bobo x 1
  4. Lindoriel

    Lindoriel Saurita Catita

    Há muitas formas de luta além do embate físico. Sauron por exemplo destruiu todo um povo e um reinado (Númenor) só com a astúcia. Lúthien mesma não lutou contra Morgoth (no embate físico contra ele, ela perderia feio, certamente, então ela usou das armas que tinha), se ofereceu pra cantar e lançou um feitiço sobre todo mundo.

    Ainda há poderes élficos e "maiar" que talvez Tolkien não tenha detalhado nos livros, mas certamente deviam ser de grande uso e poder.
     
    • Ótimo Ótimo x 2
    • Gostei! Gostei! x 2
  5. Thor

    Thor ἀλήθεια

    Galadriel ganha. Tem um dos Anéis do Poder. Qual poder combativo a Lúthien tem?

    - Uso de armas? Não.
    - Magia? Não.

    Acabou. Perdeu.
     
    • LOL LOL x 1
  6. earwem

    earwem atingida por um raio!!

    difícil!:think: Lúthien è meia maia...
    mas Galadriel tem um dos anéis de poder... Realmente eu não sei!?:dente::roll:
     
  7. Lindoriel

    Lindoriel Saurita Catita

    Lúthien tem magia sim, ela fez Morgoth e todo o seu séquito dormir com... magia.
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  8. Taefel

    Taefel Hobbit grande

    Acho que elas até poderiam ir pra batalha pois eram personagens destemidas e cada uma enfrentou o mal a sua própria maneira. Mas acho engraçado perguntar "quem ganharia uma batalha entre elas". Não consigo imaginar as duas brigando entre sí, é meio patético, nada a ver com as personagens.
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  9. Ragnaros.

    Ragnaros. Usuário

    Acho que numa confrontação a nível pessoal, o embate não seria físico/forças de corpos, mas uma disputa análoga com o que ocorrera entre Sauron/Gourthaur vs Finrod Felagund, ou seja: canções de poder.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    O grande poder de Galadriel advém não só pela posse de um dos três anéis élficos (não maculados por Sauron), haja vista ser considerada em corpo e mente - na descrição dos contos inacabados e com a percepção que temos no Legendarium - como uma das maiores Noldo, rivalizando até mesmo com Fëanor! Aqui há de se analisar o seu conhecimento/sabedoria adquiridos na estadia em Valinor, sem contar com sua morada em Doriath e uma possível tutela (nos assuntos de Arda e seus "mecanismos") com Mélian, a maia.

    Dentre os poderes (subcriativos/"mágicos") tangentes e dedutíveis nas obras, temos:

    1) Telepatia. Sendo uma reminiscência dos escritos de Tolkein sobre Ósanwe Kenta, a grosso modo a capacidade dos seres racionais poderem ler, captar ou se comunicar por pensamentos, sendo, portanto, uma capacidade inata:

    Esta habilidade dependente/se correaciona de três fatores: a) Afinidade, b) urgência e c) autoridade:

    Seu exemplo prático a nível de comunicação/troca de informações tá na conversação de Gandalf e Galadriel retratada na Reunião do Conselho Branco no 1º filme do Hobbit:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Bem como na obra:

    Ademais:

    Lembrar que esta capacidade mental (analisando o caso de Galadriel) não se limita só a comunicação verbalizada, mas se externa também em imagem, sensações, sons e o próprio ambiente. A conversação entre ela e Frodo na Sociedade do Anel, parece indicar que os dois foram incorporados numa espécie de bolsão/realidade do pensamento - alheia aos que não participam da conversa, tanto que Galadriel comenta sobre ser uma portadora do anel e assume a forma terrível, de altura incalculável e de beleza insuportável:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Mas para Samwise, que estava a poucos metros de ambos, não presenciou nada:

    2) Um certo controle sobre o Tempo e Espaço de Arda: Uma das habilidades inatas do anel élfico de Galadriel, pois os três não foram feitos como armas ou para conquistas, mas para curar a T.M dos danos do inimigo, não só a destruição externalizada fisicamente (como a tática de Terra Arrasada que Sauron empreendeu nas Terras Castanhas ou na destruição de boa parte de Eriador na guerra contra os elfos), mas também pela própria essência material de Arda, haja vista a disseminação da "ingrediente Morgoth" na terra, o que colocou uma tendência de envelhecimento/desgaste no espaço físico. Sendo assim, Lothlorien se converteria num bolsão no meio de tudo isso e uma representação ao que Galadriel vivenciou em:

    - Valinor e a relação do tempo e espaço em Lothlorien:

    Sobre a sensação de preservação/pureza do ambiente:

    A (percepção) passagem de tempo de Lothlorien diferente do "tempo do mundo externo":

    - E a proteção que havia em Doriath, e algo parecido parecia ocorrer em Lórien:

    Neste caso:

    O legal é que neste contraponto há um elemento muito legal e convergentes de Doriath e Lórien - a possível utilização de portais/vórtices espaço-temporais para as pessoas de fora. Em Doriath era um cinturão invisível que colocava os intrusos em labirintos de sombras e desorientação, algo que me lembrou o poder do Cavaleiro de Gêmeos no labirinto de sombra e luz na Saga das 12 casas:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    No caso de Lórien, havia algo interessante, pois em vez de desorientação e sombras, houve uma ocasião descrita nos Contos Inacabados em que Galadriel lança uma névoa para enfrentar a nuvem negra proveniente de Dol Guldur que ameaçava cobrir o Eored que Eorl, o jovem, estava levando a Gondor para prestar ajuda contra o Balchoth que invadiam o norte do reino:

    E não vamos nos esquecer das clássicas:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    E o melhor, o acesso aos ecos da Música dos Ainur presentes na água, e em sendo "acessada" por meios especiais, concede o entendimento aos fatos/eventos/acontecimentos do passado, do presente e do futuro - é um acesso aos acordes da "música divina" que "traduzem/prenunciam" a grande e majestosa história do mundo, ou seja, o Espelho de Galadriel é um instrumento e tanto:

     
    Última edição: 1 Fev 2015
    • Ótimo Ótimo x 3
    • Gostei! Gostei! x 3
    • Mandar Coração Mandar Coração x 1
  10. Thor

    Thor ἀλήθεια

    Ah... Nem lembrava que ela tinha usado magia no Silmarillion... Bem, nesse caos teria um pouco mais de pressão. Mas, ainda assim, a Galadriel venceria. Me parece que, no universo da Terra Média, os poderes concedidos pelos Anéis de Poder são muito superiores às magias que podem ser desenvolvidas naturalmente por um Maia...
     
  11. Éomer

    Éomer Well-Known Member

    Se fosse uma disputa onde somente a força física contasse acho que a Galadriel também levaria a melhor. Ela era descrita como
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    e Nerwem, o nome dado à ela por sua mãe, significava donzela-homem.
     
    • Gostei! Gostei! x 3
  12. Lindoriel

    Lindoriel Saurita Catita

    O Silma não dá detalhes, mas dá a entender que ela (Galadriel) era resistente e atlética mesmo ainda em Valinor.
     
  13. Pim

    Pim God, I love how sexy I am!

    Lúthien não só usou magia no Silmarilion como usou muita magia no Silmarilion. Quando li a primeira vez achei ela a mulher mais poderosa da Terra-Média, tirando sua própria mãe. Ilustro com alguns trechos tirados do Silma: CAPÍTULO XIX - De Beren e Lúthien

    Ou seja, Lúthien, além do poder subcriativo e curativo dos elfos, tinha poderes mais diretos, como conseguir materializar objetos mágicos, evocar canções encantadas (com efeitos distintos e muito úteis numa batalha [cegueira, sono]) e usar palavras de poder (tombou Carcaroth, destruiu o muro do castelo de Morgoth) que colocavam até um vala pra rodar um D20 de teste de vontade.

    Galadriel é uma elfa poderosíssima, mas é mais nova que a possível adversária (Lúthien nasceu em YT 1200 e Galadriel em YT 1362), sendo a idade um fator engrandecedor do poder subcriativo dos elfos. Tem também o fato que o anel do poder da Galadriel não é voltado à batalha, como o dos homens e anões, mas sim para a manutenção da juventude e das belezas do mundo (ou pelo menos de Lórien). Num embate direto, ou mesmo por canções de poder, ele em nada ajudaria a Senhora dos Galadhrim.

    Diante desses fatos acho que, apesar de um embate improvável, a vitoriosa seria Lúthien sim!
     
    • Ótimo Ótimo x 8
  14. Thor

    Thor ἀλήθεια

    É, @Pim... Realmente eu tava viajando. Eu tava crente que o Huan é que tinha resolvido tudo sozinho nessa quest da Lúthien e do Beren. Não tava lembrando de todos esses momentos.

    E depois ainda quer me chamar de nerd de D&D... :roll:
     
    Última edição: 2 Fev 2015
    • LOL LOL x 1
  15. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Pra mim é difícil imaginar as duas sendo inimigas, uma contra a outra, no auge de sua forma de combate para disputarem até a morte. (Galadriel, por exemplo, era amiga da mãe de Lúthien e as duas deviam ter muito mais em comum do que diferenças.)

    Pois que para Lúthien o auge da forma fora usado nos momentos de grande necessidade junto de Beren quando ela foi forçada a enfrentar uma grande maldade. E isso estava escrito em seu destino, que se fosse para ela ficar junto do amado ela sairia livre no final igual a Beren e que por causa disso Mandos e Morgoth foram influenciados e que nenhuma fronteira no mundo poderia separá-los.

    Já Galadriel, fisicamente, eu teria que considerá-la em outra categoria (elfos puros) e seria mais fácil vê-la sendo comparada a criaturas de mesma categoria (elfos contra elfos). Entretanto é muito comum nos livros colocarem dois seres de classes distintas guerreando, ou que nesse caso duas mulheres de categorias diferentes (elfa e meia-maia) para comparação em tipos específicos de combate.

    E isso ocorria com freqüência em Ëa quando um ser inferior desafiava um poder maior. Como quando Elendil e Gil Galad desafiaram a habilidade militar em armas de Sauron.

    E que nesse sentido é possível supormos um combate, mas que cada uma delas seria mais forte e experiente em uma qualidade diferente da outra.

    Tendo dito isso posso dizer com segurança que além de haver imprevisibilidade haveria um risco muito alto de não apenas nenhuma das duas sair ilesa mas de tal combate poder parir no mundo uma devastação pior uma vez que as duas conheciam encantamentos que afetavam também a harmonia da terra. (Doriath e Lorien haviam sido fundados nisso e essa fora mais uma semelhança entre as duas).

    No fim iria depender de muita coisa, dentre elas, o favor de Eru e dos Poderes com relação a quem estivesse correto em sua sina.

    Os elfos chorariam para sempre depois de uma luta amarga desse tipo.
     
    • Gostei! Gostei! x 2
    • Ótimo Ótimo x 1
  16. Loptry

    Loptry Usuário

    A opera que a Luthien faria explodiria Arda (se com a voz destruiu muros de pedra, ela de ser barulhenta a pau!):coxinha:
     
  17. LuizWsp

    LuizWsp A torch in the dark In Memoriam

    Acho que a Galadriel ganhava. Galadriel era filha de Noldor, briguentos por natureza.
     
  18. iRá

    iRá Usuário

    Galadriel teria a seu favor o fato de ter um dos anéis de poder, estatura e porte atlético, porém... lúthien no silma, consegue "evocar" poderes com sua canção muito superiores a qualquer coisa que galadriel tenha feito, Além do fato que Lúthien encarou morgoth e prevaleceu. Para derrotar um oponente, não só a força física conta...
     
  19. shayene lima

    shayene lima Usuário

    Lúthien!!! Apesar de gostar muito da Galadriel... A Lúthien é bem mais sinistra! \o/:-):wink::wink:
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  20. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    Luthien encarou Sauron e depois foi na casa de Morgoth fazer uma visitinha. Galadriel não fez isso.

    Mas acho que o poder das duas se equilibram.
     

Compartilhar