1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Luthien e Beren x Arwen e Aragorn

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Proview, 17 Nov 2003.

1. Proview

Proview Go

Eu tou relendo SdA e percebi q os elfos de Valfenda comparam Arwen a Luthien...
    Então começei a pensar e compara a vida de 'Aragorn e Arwen' a 'Luthien e Beren' e percebi algumas semelhanças... Será coincidência ou foi algo proposital? O q vcs axam?

2. Finrod-Felagund

Finrod-Felagund Usuário

nao seria proposital, apenas acho q traz uma historia da 1a era pra 3a era, pois há todo jogo de mortalidade x imortalidade(retratado mto bem no apendice do sda e da visao de arwen vendo aragorn morto no adt filme)
    tanto q aragorn ao ver arwen a chamou de lúthien, a mesma nao poderia mais reencarnar pois foi isso a obrigacao de mandos para q ela vivesse novamente com beren.
    ja acredito q há uma diferenca com arwen, pois aragorn nao ressucitou, ou seja acredito q ela tenha continuado a viver depois nos palacios de mandos.

são muito parecidas, mas cada uma com sua diferenca(epoca e poder), mas são historias lindas.

3. Penso que as parencenças sao obvias e propositadas. Berens descente de rei, mas sem reino, um grande inimigo das forças do mal, vivendo na floresta, passando pelas trevas e lutando contra inimigos muito maiores q ele para pode casar com a mais bela das belas. Aragorn, tambem ele rei sem reino, um caçador, q ja passou as portas de Mordor e q precisa de derrotar Sauron para casar com o seu amor. Para além disso quer Beren quer Aragorn se apaichonaram na primeira vez q viram os seus amores.

(Meu segundo duocentesimo post)

4. Vilya

Vilya Pai curuja, marido apaixonado

Na minha opinião as coincidências são propositais e o motivo delas é quase que "cármico". Tolkien desenvolveu Aragorn de forma a reconfrontar vários aspectos vividos por seus antepassados (por exemplo, a passagem pelas Sendas dos Mortos) e sendo ele descendente direto de Beren, nada mais natural que encontrar paralelos em suas vidas.

5. Metz

Metz ...

Apenas o tema central é parecido ao meu ver, eu só diria que a história é parecida se o Aragorn enfrentasse o Sauron

• Gostei! Gostei! x 1
  6. Eriøn Nårglin

Eriøn Nårglin Usuário

E ele nao o enfrenta? :P

7. karlusss

karlusss Usuário

Eu acho que esse tema foi proposital, o próprio Tolkien adimitiu isso dizendo que gostaria de expandir o romance desses dois. O pai de Luthien bem como Erold não queria deixa-la ir com um relis mortal. beren foi ate Mordor e conseguiu a Silmarill de Morgoth e Aragon conseguiu-se tornar rei... É como se hoje Shekspeare fize-se um Romeu e Julieta com final feliz...

Q até q naum seria má idéia.

8. Finrod-Felagund

Finrod-Felagund Usuário

morgoth ficava na fortaleza de Angband, a noroeste da TM, q apos a guerra da ira foi afundada.
    Thingol achando a tarefa impossivel, ordenou q daria a mao de sua filha caso Beren trouxesse para ele uma das silmaril. Ele morrendo para o Chacaroth, ela morre de tristeza e chora as pés de Mandos, este pela primeira e ultima vez ficando "tocado" ele devolve a vida a ela e a ele, colocando a imposição de q ela c tornaria mortal.
    Qto a Elrond, ele disse q daria a mão de sua filha, caso o mesmo unisse os reinos de Arnor e Gondor e se tornasse os reis do homem. Depois da guerra do Anel ele sobe ao trono de Gondor e casa com ela.

9. Lady Lorien

Lady Lorien De volta...

Querem semelhança maior???
    Samwise Português disse tudo, na minha humilde opinião.
    As histórias se parecem, tem pontos em comum que já foram ressaltados aki, e são ambas lindas.
    Talvez pq eu tenha uma paixão enorme pelo Silmarillion eu ache a história de Beren e Lúthien ainda mais linda. A parte em que o lamento de Lúthien comove Mandos me fez ficar com os olhos cheios d'água (é... eu sou tosca...).
    Ela lutou muito para ficar com Beren (naum q Arwen naum tenha lutado por Aragorn... naum quis dizer isso) e o final deles é lindo...

*Lady Lorien in love*

:grinlove:

10. Siëlenor

Siëlenor Usuário

Na minha opinião, a história de Beren e Lúthien é muuuuuuuuuito mais bonita, e muito mais intensa!: Beren infrentou Morgoth cara a cara, com a ajuda de sua amada, não apenas SE TORNOU REI. Não desmerecendo o Aragorn, mas ele não enfrentou Sauron diretamente. E a Arwen! IIIIIIII, essa aí nem para ajudar o pobre do Aragorn, e não ficou ao se lado , como Lúthien, que encarou TODOS os perigos junto de Beren.
    E quando Aragorn morreu, ela não morreu junto com ele, e cantou uma canção tão triste, mas tão, tão triste que Mandos se comoveu e deixou os dois voltarem para a Arda para viver mais um pouquinho juntos.
    Não me venham falar que Mandos só faria isso uma vez. A Arwen não ficou tão triste quendo Aragorn morreu, quanto a Lúthien ficou quando Beren morreu, isso sim! :aham:

• Gostei! Gostei! x 1
  11. karlusss

karlusss Usuário

Eu acredito que ninguém possui a menor dúvida que a história de Beren e luthien era muito mais bonita e mais detalhada. E isso porque o prórpio Tolkien admitiu não ter tido tempo desenvolver esse romance (as próprias passagens em SdA são muito supreficiais), enquanto para Beren u luthien temos um capítulo enorme (com trocentas páginas) para esse belo romance.
    Eu achop uma história meio baseada em Romeu e Julieta e vcs??????

12. Knight

Knight Rider On The Storm

Sinceramente, eu num achei mt parecido com romeu e julieta não, mas.....
    Acho q esse paralelismo entre as duas histórias é proposital, tanto que qnd Aragorn vê Arwen pela primeira vez a chama de Tinúviel, assim como Beren fizera...no entanto, a partir daí eu acho que as duas histórias são completamente diferentes...

13. me convenceu...

14. Eru- o Ilúvatar

Eru- o Ilúvatar Usuário

Concordo que é mais bela a história de Beren e Luthien. Como tudo o que recorre ao legendarium da primeira era, tudo na história dos dois é mais grandioso. O confronto no braço com Sauron antes do mesmo dissipar seu poder, o fato de ser Luthien filha de uma maia com Elu Thingol, a capacidade de Luthien distrair Morgoth (não Sauron, mas Morgoth) e outros riscos que enfrentaram, envolvendo personagens épicos como Finrod Felagund, para roubar os artefatos mais cobiçados da história de Arda da coroa de Morgoth (sim, as Silmarils), e tudo isso não pela cobiça mas sim pelo amor que nutriam um pelo outro, todos esses fatores elevam ao limite o amor dos dois, que enfrentaram de forma mais forte a relação entre ele (um mortal) e ela (uma imortal). No caso de Arwen, Elrond já tinha telhado de vidro (ele mesmo era mestiço :mrgreen: ), e os riscos que Aragorn enfrentou são diminutos, são proporcionais a terceira era, onde Sauron era uma sombra em assenção e não mais o senhor dos lobisomens, com seu Fëa enfraquecido, e onde o senhor do escuro não mais interferia nos destinos dos povos. Além disso, o amor de Beren e Luthien é tão mais intenso que ela, filha de Thingol e Melian, abandona a segurança de Doriath e do Cinturão de Melian e vai até o trono de Morgoth se arriscar por um homem que já estava se arriscando tão somente pelo amor a ela, apesar de ter conseguido uma das pedras que causaram todas as confusões que causaram na primeira era.

15. Ogden

Ogden Usuário

Hmmm...
    eu compararia sim, Arwen a Luthien, mas nunca Aragorn a Beren.

Por melhor que Aragorn seja, Beren era...
    um... "outstanding".

Acho que tenha sido proposital sim, fico imaginando inclusive relacoes entre o que as duas fizeram - ajudar a manter as maiores joias do mal (Silmarills e depois o anel) longe do mal, e dos maus...

mas minha opiniao sobre isso naum esta muito formada ainda, tenho que pensar um pouco mais

16. Lady Lorien

Lady Lorien De volta...

Depois de tanto ler este tópico temos um padrão:
    Comparável??? >>> SIM
    Igual??? >>> Claro que não!!!!
    Melhor delas??? >>> Lúthien Tinúviel é cativante mesmo!!! Viva as mulheres guerreiras!!! :mrgreen: E Beren não ficou pra trás tbm, sendo mega-elogiado!!!

Conclusão:
    VIVA O SILMARILLION!!!!

*Lady Lorien pensando em Beren e Lúthien: "Gosto mesmo é do Mandos"*

17. Barlach

Barlach Verde. E arqueiro

Há uma relação entre as histórias.... São coisas do destino, ele se repete.... Mas isso naum significa q eles eram reencarnações de Beren e Lúthien.... Acho mais simples pensar q é apenas uma coincidência q uma ação dos deuses para trazer o fëa ou o q quer q seja deles de volta.......

O mundo após a morte do Tolkien é bem complicado.... Prefiro pensar q é um daqueles casos q o cara parece com o antepassado mesmo muitos anos depois.... Mostra como o Beren tinha "sangue forte"......

18. Finrod-Felagund

Finrod-Felagund Usuário

silmarillion eh a obra mais grandiosa do mestre tolkien...
    a historia de beren e luthien eh mto linda e nao foi soh vc q ficou com os olhos cheios d´agua diante da canção dela perante mandos não. :osigh:

viva o silmarillion!

19. Eldarwen

Eldarwen Usuário

Mas Aragorn só era sem reino porque queria, ele poderia muito bem ter reclamado o trono antes. E mesmo assim quando ele assume não é só por causa de Arwen, ele também sabe que milhares de vidas poderiam estar em jogo e que aquele era o povo dele, então era sua obrigação defende-lo. Imaginem se Elrond tivesse permitido que Arwen ficasse com Aragorn sem colocar a condição que ele teria que se tornar rei, se bem conheço Aragorn(aquela que fala como se fossem velhos amigos de infancia :mrgreen: ), ele sentiria sua responsabilidade e não faltaria com o seu dever. Mas também não estou negando que o fato de ele poder se casar com Arwen tenha tido influencia sobre ele.

Bem, o que se vê de semelhante em ambas as histórias é que há o clássico do garoto pobre que se apaixona pela menina rica. No entanto, eu concordo que o romance entre Beren e Lúthien seja muito mais intenso. Se repararmos bem, há um pouco de politica envolvida no romance entre Arwen e Aragorn.

• Gostei! Gostei! x 1
  20. Lady Lorien

Lady Lorien De volta...

Eldarwen, eu sei q naum foi intensional, mas vc me fez amar mais ainda Beren fofuchinho lindo!!!
    Pois se Aragorn tinha n interesses na coroa de Gondor, Beren só tinha um na coroa de Morgoth: cumprir sua parte para casar-se com Lúthien.
    Ai!!!!
    Que coisa mais linda!!!!

*Lady Lorien sensível ao extremo do extremo esta noite*

>>>Quem não keria um amor assim???<<<

*Lady Lorien lembrando de Moulin Rouge e da fala do tocador de cítara*

Compartilhar