• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Luthien e Beren x Arwen e Aragorn

Eu tou relendo SdA e percebi q os elfos de Valfenda comparam Arwen a Luthien...
...Arwen, a filha de Elrond, através da qual, dizia-se, a figura de Luthien tinha voltado a terra de novo.

Então começei a pensar e compara a vida de 'Aragorn e Arwen' a 'Luthien e Beren' e percebi algumas semelhanças... Será coincidência ou foi algo proposital? O q vcs axam?
 
nao seria proposital, apenas acho q traz uma historia da 1a era pra 3a era, pois há todo jogo de mortalidade x imortalidade(retratado mto bem no apendice do sda e da visao de arwen vendo aragorn morto no adt filme)
tanto q aragorn ao ver arwen a chamou de lúthien, a mesma nao poderia mais reencarnar pois foi isso a obrigacao de mandos para q ela vivesse novamente com beren.
ja acredito q há uma diferenca com arwen, pois aragorn nao ressucitou, ou seja acredito q ela tenha continuado a viver depois nos palacios de mandos.

são muito parecidas, mas cada uma com sua diferenca(epoca e poder), mas são historias lindas.
 
Penso que as parencenças sao obvias e propositadas. Berens descente de rei, mas sem reino, um grande inimigo das forças do mal, vivendo na floresta, passando pelas trevas e lutando contra inimigos muito maiores q ele para pode casar com a mais bela das belas. Aragorn, tambem ele rei sem reino, um caçador, q ja passou as portas de Mordor e q precisa de derrotar Sauron para casar com o seu amor. Para além disso quer Beren quer Aragorn se apaichonaram na primeira vez q viram os seus amores.

(Meu segundo duocentesimo post)
 
Na minha opinião as coincidências são propositais e o motivo delas é quase que "cármico". Tolkien desenvolveu Aragorn de forma a reconfrontar vários aspectos vividos por seus antepassados (por exemplo, a passagem pelas Sendas dos Mortos) e sendo ele descendente direto de Beren, nada mais natural que encontrar paralelos em suas vidas.
 
Eu acho que esse tema foi proposital, o próprio Tolkien adimitiu isso dizendo que gostaria de expandir o romance desses dois. O pai de Luthien bem como Erold não queria deixa-la ir com um relis mortal. beren foi ate Mordor e conseguiu a Silmarill de Morgoth e Aragon conseguiu-se tornar rei... É como se hoje Shekspeare fize-se um Romeu e Julieta com final feliz...



Q até q naum seria má idéia.
 
morgoth ficava na fortaleza de Angband, a noroeste da TM, q apos a guerra da ira foi afundada.
Thingol achando a tarefa impossivel, ordenou q daria a mao de sua filha caso Beren trouxesse para ele uma das silmaril. Ele morrendo para o Chacaroth, ela morre de tristeza e chora as pés de Mandos, este pela primeira e ultima vez ficando "tocado" ele devolve a vida a ela e a ele, colocando a imposição de q ela c tornaria mortal.
Qto a Elrond, ele disse q daria a mão de sua filha, caso o mesmo unisse os reinos de Arnor e Gondor e se tornasse os reis do homem. Depois da guerra do Anel ele sobe ao trono de Gondor e casa com ela.
 
Querem semelhança maior???
Samwise Português disse tudo, na minha humilde opinião.
As histórias se parecem, tem pontos em comum que já foram ressaltados aki, e são ambas lindas.
Talvez pq eu tenha uma paixão enorme pelo Silmarillion eu ache a história de Beren e Lúthien ainda mais linda. A parte em que o lamento de Lúthien comove Mandos me fez ficar com os olhos cheios d'água (é... eu sou tosca...).
Ela lutou muito para ficar com Beren (naum q Arwen naum tenha lutado por Aragorn... naum quis dizer isso) e o final deles é lindo...

*Lady Lorien in love*

:grinlove:
 
Na minha opinião, a história de Beren e Lúthien é muuuuuuuuuito mais bonita, e muito mais intensa!: Beren infrentou Morgoth cara a cara, com a ajuda de sua amada, não apenas SE TORNOU REI. Não desmerecendo o Aragorn, mas ele não enfrentou Sauron diretamente. E a Arwen! IIIIIIII, essa aí nem para ajudar o pobre do Aragorn, e não ficou ao se lado , como Lúthien, que encarou TODOS os perigos junto de Beren.
E quando Aragorn morreu, ela não morreu junto com ele, e cantou uma canção tão triste, mas tão, tão triste que Mandos se comoveu e deixou os dois voltarem para a Arda para viver mais um pouquinho juntos.
Não me venham falar que Mandos só faria isso uma vez. A Arwen não ficou tão triste quendo Aragorn morreu, quanto a Lúthien ficou quando Beren morreu, isso sim! :aham:
 
Eu acredito que ninguém possui a menor dúvida que a história de Beren e luthien era muito mais bonita e mais detalhada. E isso porque o prórpio Tolkien admitiu não ter tido tempo desenvolver esse romance (as próprias passagens em SdA são muito supreficiais), enquanto para Beren u luthien temos um capítulo enorme (com trocentas páginas) para esse belo romance.
Eu achop uma história meio baseada em Romeu e Julieta e vcs??????
 
Sinceramente, eu num achei mt parecido com romeu e julieta não, mas.....
Acho q esse paralelismo entre as duas histórias é proposital, tanto que qnd Aragorn vê Arwen pela primeira vez a chama de Tinúviel, assim como Beren fizera...no entanto, a partir daí eu acho que as duas histórias são completamente diferentes...
 
Siëlenor disse:
Na minha opinião, a história de Beren e Lúthien é muuuuuuuuuito mais bonita, e muito mais intensa!: Beren infrentou Morgoth cara a cara, com a ajuda de sua amada, não apenas SE TORNOU REI. Não desmerecendo o Aragorn, mas ele não enfrentou Sauron diretamente. E a Arwen! IIIIIIII, essa aí nem para ajudar o pobre do Aragorn, e não ficou ao se lado , como Lúthien, que encarou TODOS os perigos junto de Beren.
E quando Aragorn morreu, ela não morreu junto com ele, e cantou uma canção tão triste, mas tão, tão triste que Mandos se comoveu e deixou os dois voltarem para a Arda para viver mais um pouquinho juntos.
Não me venham falar que Mandos só faria isso uma vez. A Arwen não ficou tão triste quendo Aragorn morreu, quanto a Lúthien ficou quando Beren morreu, isso sim! :aham:

me convenceu...
 
Concordo que é mais bela a história de Beren e Luthien. Como tudo o que recorre ao legendarium da primeira era, tudo na história dos dois é mais grandioso. O confronto no braço com Sauron antes do mesmo dissipar seu poder, o fato de ser Luthien filha de uma maia com Elu Thingol, a capacidade de Luthien distrair Morgoth (não Sauron, mas Morgoth) e outros riscos que enfrentaram, envolvendo personagens épicos como Finrod Felagund, para roubar os artefatos mais cobiçados da história de Arda da coroa de Morgoth (sim, as Silmarils), e tudo isso não pela cobiça mas sim pelo amor que nutriam um pelo outro, todos esses fatores elevam ao limite o amor dos dois, que enfrentaram de forma mais forte a relação entre ele (um mortal) e ela (uma imortal). No caso de Arwen, Elrond já tinha telhado de vidro (ele mesmo era mestiço :mrgreen: ), e os riscos que Aragorn enfrentou são diminutos, são proporcionais a terceira era, onde Sauron era uma sombra em assenção e não mais o senhor dos lobisomens, com seu Fëa enfraquecido, e onde o senhor do escuro não mais interferia nos destinos dos povos. Além disso, o amor de Beren e Luthien é tão mais intenso que ela, filha de Thingol e Melian, abandona a segurança de Doriath e do Cinturão de Melian e vai até o trono de Morgoth se arriscar por um homem que já estava se arriscando tão somente pelo amor a ela, apesar de ter conseguido uma das pedras que causaram todas as confusões que causaram na primeira era.
 
Hmmm...
eu compararia sim, Arwen a Luthien, mas nunca Aragorn a Beren.

Por melhor que Aragorn seja, Beren era...
um... "outstanding".

Acho que tenha sido proposital sim, fico imaginando inclusive relacoes entre o que as duas fizeram - ajudar a manter as maiores joias do mal (Silmarills e depois o anel) longe do mal, e dos maus...

mas minha opiniao sobre isso naum esta muito formada ainda, tenho que pensar um pouco mais
 
Depois de tanto ler este tópico temos um padrão:
Comparável??? >>> SIM
Igual??? >>> Claro que não!!!!
Melhor delas??? >>> Lúthien Tinúviel é cativante mesmo!!! Viva as mulheres guerreiras!!! :mrgreen: E Beren não ficou pra trás tbm, sendo mega-elogiado!!!

Conclusão:
VIVA O SILMARILLION!!!!

*Lady Lorien pensando em Beren e Lúthien: "Gosto mesmo é do Mandos"*

:grinlove:
 
Há uma relação entre as histórias.... São coisas do destino, ele se repete.... Mas isso naum significa q eles eram reencarnações de Beren e Lúthien.... Acho mais simples pensar q é apenas uma coincidência q uma ação dos deuses para trazer o fëa ou o q quer q seja deles de volta.......

O mundo após a morte do Tolkien é bem complicado.... Prefiro pensar q é um daqueles casos q o cara parece com o antepassado mesmo muitos anos depois.... Mostra como o Beren tinha "sangue forte"......
 
silmarillion eh a obra mais grandiosa do mestre tolkien...
a historia de beren e luthien eh mto linda e nao foi soh vc q ficou com os olhos cheios d´agua diante da canção dela perante mandos não. :osigh:

viva o silmarillion!
 
Penso que as parencenças sao obvias e propositadas. Berens descente de rei, mas sem reino, um grande inimigo das forças do mal, vivendo na floresta, passando pelas trevas e lutando contra inimigos muito maiores q ele para pode casar com a mais bela das belas. Aragorn, tambem ele rei sem reino, um caçador, q ja passou as portas de Mordor e q precisa de derrotar Sauron para casar com o seu amor. Para além disso quer Beren quer Aragorn se apaichonaram na primeira vez q viram os seus amores.

Mas Aragorn só era sem reino porque queria, ele poderia muito bem ter reclamado o trono antes. E mesmo assim quando ele assume não é só por causa de Arwen, ele também sabe que milhares de vidas poderiam estar em jogo e que aquele era o povo dele, então era sua obrigação defende-lo. Imaginem se Elrond tivesse permitido que Arwen ficasse com Aragorn sem colocar a condição que ele teria que se tornar rei, se bem conheço Aragorn(aquela que fala como se fossem velhos amigos de infancia :mrgreen: ), ele sentiria sua responsabilidade e não faltaria com o seu dever. Mas também não estou negando que o fato de ele poder se casar com Arwen tenha tido influencia sobre ele.

Bem, o que se vê de semelhante em ambas as histórias é que há o clássico do garoto pobre que se apaixona pela menina rica. No entanto, eu concordo que o romance entre Beren e Lúthien seja muito mais intenso. Se repararmos bem, há um pouco de politica envolvida no romance entre Arwen e Aragorn.
 
Eldarwen, eu sei q naum foi intensional, mas vc me fez amar mais ainda Beren fofuchinho lindo!!!
Pois se Aragorn tinha n interesses na coroa de Gondor, Beren só tinha um na coroa de Morgoth: cumprir sua parte para casar-se com Lúthien.
Ai!!!!
Que coisa mais linda!!!!

*Lady Lorien sensível ao extremo do extremo esta noite*

>>>Quem não keria um amor assim???<<<

*Lady Lorien lembrando de Moulin Rouge e da fala do tocador de cítara*

:grinlove:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo