• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

LULAF - Links Úteis Linguísticos de Acesso Fácil

Eu abri esse tópico com o propósito de demonstrar uma lista de links úteis para o Línguas Tolkienianas, tal como o Tópico criado lá na área do Geral, pelo Deriel. Ele é do mesmo estilo, no seguinte formato:

[Nome do Site]
[Link para o Site]
[Breve descrição do Site]

Então, vou começar, já colocando alguns links aqui:

Behind the Name
http://www.behindthename.com
Um site que diz o significado de muitos nomes, e sua origem. Em Inglês.

Ardalambion - Of the Tongues of Arda
http://www.ardalambion.com
Ardalambion, o site com mais conteúdo línguístico sobre Arda na Internet. Em Inglês.

Ardalambion - Das Línguas de Arda
http://www.ardalambion.com.br
Ardalambion, o site com mais conteúdo línguístico sobre Arda na Internet. Versão em tradução por Tilion. Em Português.

YaTT - Yet Another Tengwar Tool
http://www.jadro.cz/tengwar/index.php
Um site extremamente bom, que distribui um programa com arquivos sobre o Tengwar, fontes, um tradutor do estilo do Tengwar Scribe, e dicionários. Em Inglês.

Por agora é só. :D
Se esse tópico pegar, eu volto a postar mais links aqui. :wink:
 
The Elvish Linguistic Fellowship
http://www.elvish.org
"A Sociedade de Lingüística Élfica" - mantida pelos editores do jornal Vinyar Tengwar (meio pelo qual ainda aprendemos aspectos novos dos idiomas de Tolkien, uma vez que seus editores têm acesso aos manuscritos do Professor). Há informações de como fazer a assinatura do jornal, além de referências para quem deseja se aprofundar na lingüística tolkieniana. Em inglês

Elfling
http://groups.yahoo.com/group/Elfling/
Lista de discussão por e-mail sobre os idiomas de Tolkien. Participam dela nada menos do que os maiores lingüístas tolkienianos do mundo, como Helge Fauskanger (autor do site Ardalambion), Carl F. Hostetter (editor-chefe do jornal Vinyar Tengwar) e David Salo (consultor lingüístico de PJ para sua trilogia cinematográfica, autor de TODOS os diálogos em sindarin, quenya, rohirric, etc. dos filmes). Em inglês.

Gwaith-i-Phethdain
http://www.elvish.org/gwaith
"Sociedade dos Artífices de Palavras" - site com diversas composiçõesm em quenya, sindarin, telerin, etc., além de gramáticas e traduções para o quenya do Silmarillion. A análise dos diálogos em línguas tolkienianas dos filmes de PJ, presente no site da Valinor, é traduzida deste site.
 
Mellonath Daeron
http://www.forodrim.org/daeron/md_home.html
Seção sobre línguas da Forodrim, a Sociedade Tolkien sueca. Contém listas de todos os espécimes disponíveis em Tengwar e Cirth feitos pelo Tolkien. Em Inglês.

Amanye Tenceli
http://hem.passagen.se/mansb/at/
Site sobre os sistemas de escrita desenvolvidos pelo Tolkien. Tem material sobre os Sarati de Rúmil, que está descrito em material publicado no periódico Parma Eldalamberon. Em Inglês.
 
The Sindarin Dictionary Project
http://www.geocities.com/almacq.geo/sindar/index.html
Possivelmente o maior dicionário de Sindarin existente. Existem 3 formatos do dicionário: Online, Offline PDF e Offline Programa. Todos os três tem 3 modos: Modo Dicionário Sindarin, Modo Dicionário de falas e textos, e Modo Dicionário Neo-Sindarin. Em Inglês e Francês.

Online Tengwar Transcriber
http://mimas.ceti.pl/tengwar/ott/english.php
Programa similar ao TengScribe, que traduz textos para Tengwar, sendo que esse é online, e de acesso mais fácil que o TengScribe ou o YaTT. Em Inglês e Tcheco.

Dan Smith's Fantasy Fonts for Windows
http://www.gis.net/~dansmith/fonts/index.html
O site de onde são tirados quase todas as fontes Tengwar, Cirth e Runas. As melhores são feitas pelo autor do site, Daniel Smith. Há mais ou menos 75% de chance que, se vc tiver fontes com Tengwar, Cirth, ou Runas, ela é desse cara. Além de fontes com Tengwar, Cirth e Runas, tem outras fontes que parecem com Runas, letras celticas, etc. Em Inglês.

Tyalie Tyelellieva
http://www.geocities.com/Athens/Parthenon/9902/
Um site muito famoso, cuja idéia primária é divulgar poemas em Quenya, entregando prêmios para os melhores poemas. Depois do sucesso desse site, a autora criou mais seções, dedicando o site a vários topicos, incluindo um Curso do "Quenya para conversas", vários textos sobre os Tengwar, uma bibliografia do professor, lista de Manuscritos nao-publicados, uma lista dos alfabetos do Professor, etc. Em Inglês.
 
A Escrita Tengwar
http://www.tengwar.hpg.com.br/
Um modo rápido de aprender a escrever e ler Tengwar. Fruto de um grande trabalho de tradução e produção. Inclui todos os modos, pontuação, símbolos de mofidicação e fontes. Vale uma visita. Em português!
 
The Grey Havens
http://www.tolkien.cro.net/
Excelente web site, contendo desde as descrições de cada povo até material original do Professor, como textos e canções.

[Por falar nisso, na seção "Songs&Tales" tem muita coisa boa mesmo. Inclusime a obra-prima "Isildur", por Gary Crawford, a qual estou traduzindo pra Dúvendor, e a 'Bilbo's Last Song (At the Grey Havens)']
Vale à pena!!!
 
Re: LULAF - Links Úteis Lingüísticos de Acesso Fácil

Bueno...

Não é tão completo como os demais, mas eu gosto muito:

Duvendor
http://www.duvendor.hpg.ig.com.br/Alfabetos/Alfabetos - Menu.htm

Faz um apanhado geral sobre todas os idiomas da Terra-Média, com informações e algumas gramáticas...

em http://www.duvendor.hpg.ig.com.br/Idiomas/Dicionario/Dicionario.htm

temos um dicionário élfico-portugues.. pequeno, mas suficiente pras minhas buscas... :D
 
Re: LULAF - Links Úteis Lingüísticos de Acesso Fácil

não vi ainda mais se alguem ainda não postou eu achei estes caracteres para computador (fonte tengwar) ai vai o link pra quem quiser:

Dafont.com
http://www.dafont.com/search.php?q=ring&page=4

contém algumas fontes para computador de carácteres em élfico (desculpem mais o pessoal entende assim, e tem em Quenya e Sindarin, dentre outras)
tem alguns tipos de escritos de elfos criados por Tolkien agora pro seu PC!
 
Última edição:
Re: LULAF - Links Úteis Lingüísticos de Acesso Fácil

VALEU pelos links!
Amei esse post, gente!
 
Glaémscrafu
https://www.jrrvf.com/glaemscrafu/english/quenya.html
Achei este site bem interessante e é todo em inglês. Nele podemos aprendar a pronúncia de várias frases em Quenya, Sindarin e vários outros idiomas. Bas clicar na aba do idioma escolhido e abrir os links. Cada link traz uma série de frases com a escrita no idioma, a transliteração pro nosso alfabeto, a tradução em inglês e um áudio com as pronúncias. Infelizmente, não descobrí um jeito de salvar os áudios ainda.
PS: Este site foi uma dica em outro post aqui no fórum.

Élfico Básico - Youtube

https://www.youtube.com/playlist?list=PLHvm4cJzHC3nZuoNnvKL_ZhlRi9BOutgq
Este é uma série em um canal do professor Reinaldo José Lopes que ensina de forma básica o Quenya e o Sindarin. Truques de gramática, diferenças entre os idiomas, pronúncias, etc. Me ajudou muito quando comecei a pesquisar sobre o tema.

Tengwar para Word
https://www.dafont.com/search.php?q=tengwar
Algumas fontes Tengwar para Word, disponíveis no site Dafont. Como amante da escrita cursiva, minhas preferidas são a Tengwar Cursive e a Tengwar Annatar.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo