• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Lula protesta pela detenção de Assange e defende liberdade de expressão

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou nesta quinta-feira seu protesto pela detenção do fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, que, na sua opinião, representa um
"atentado contra a liberdade de expressão".

"O culpado não é quem divulgou, é quem escreveu",
disse o governante ao defender a decisão de Assange de utilizar o portal WikiLeaks para divulgar documentos secretos trocados entre o Governo dos Estados Unidos e suas embaixadas no mundo todo.

Lula revelou sua preocupação pelo fato de até agora não ter visto nenhum meio de comunicação protestar contra detenção de Assange.

"Ao Wikileaks, minha solidariedade pela divulgação das coisas e meu protesto contra o cerceamento à liberdade de expressão",
declarou o presidente.

"O rapaz foi preso e eu não estou vendo nenhum protesto contra (o cerceamento) à liberdade de expressão. É engraçado, não tem nada",
complementou.

Lula chamou a atenção para o fato de ter sido só depois de o Wikileaks começar a revelar os segredos da "diplomacia que parecia inalcançável", que Assange passou a ser alvo de uma intensa caçada no mundo todo, até ser detido.

Os advogados de Assange garantem que a detenção de seu cliente por acusações de assédio sexual na Suécia é parte de uma "conspiração para prendê-lo" por parte de "poderes obscuros" que o perseguem.

Lula reiterou nesta quinta-feira que o conteúdo dos documentos divulgados demonstra que alguns embaixadores americanos escrevem qualquer coisa, inclusive de forma irresponsável, para repassar informações aos seus superiores.

O presidente revelou que desconhece se seus embaixadores enviaram esse tipo de mensagem, como os diplomatas americanos, e alertou a presidente eleita Dilma Rousseff para que avise seu ministro (das Relações Exteriores) que
"se não tiver o que escrever, não escreva bobagem, passe em branco a mensagem".
Lula havia dito em ocasiões anteriores que o conteúdo das mensagens divulgado é "insignificante" para o Brasil e que quem tem de se preocupar por esse vazamento é o Governo dos Estados Unidos e não o brasileiro.

Fonte
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo