• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Lula nos braços do povo

  • Criador do tópico Fafa
  • Data de Criação
LOL. O que você acabou de dizer é, basicamente: que se dane a Estatística, eu acredito mais no que as pessoas que moram comigo dizem! Por detrás desses resultados estão cálculos estatísticos sérios e bizonhamente complicados. Não é a opinião de 3000 pessoas que conta, mas as dessas 3000 submetidas à análises técnicas e tudo o mais. E, teoricamente, até mesmo com um grupo de apenas 27 pessoas você pode conseguir um resultado próximo da realidade.
Não disse que a opinião deles não conta, disse que entrevistar 3000 pessoas e colocá-las como a maioria da população é errado. Você não sabe se coincidentemente eles entrevistaram justamente muitas pessoas que gostam dele.
Quando o Lula ganhou as eleições, aí sim deu pra ver que a maioria das pessoas gosta dele, pois todos tiveram o direito de se expressar.
Mas não é intriga da oposição; nunca gostei de pesquisa de opinião sobre qualquer coisa pelo mesmo motivo.
 
Minha nossa, e você acha que seria necessário entrevistar todos os brasileiros para ter um resultado confiável?

Quando se faz pesquisa de intenção de voto, você acha que com base no padrão de 1001 eleitores os resultados são incrivelmente próximos por sorte ou vontade divina?

Os 3000 cidadãos não sairam da mesma favelinha: a pesquisa leva em consideração toda composição étnico-cultural do universo pretendido e leva os dados recolhidos a análise estatística para juntar tudo.

Acorda...
 
  • Curtir
Reactions: Edu
Não disse que a opinião deles não conta, disse que entrevistar 3000 pessoas e colocá-las como a maioria da população é errado. Você não sabe se coincidentemente eles entrevistaram justamente muitas pessoas que gostam dele.
Quando o Lula ganhou as eleições, aí sim deu pra ver que a maioria das pessoas gosta dele, pois todos tiveram o direito de se expressar.
Mas não é intriga da oposição; nunca gostei de pesquisa de opinião sobre qualquer coisa pelo mesmo motivo.
Mas isso de "entrevistar 3000 pessoas e colocá-las como a maioria da população é errado" não existe, Tek! A opinião das 3000 corresponde à opinião dos 180 milhões porquê é submetida a um tratamento estatístico completo. Dá uma olhada no artigo da wiki e nesta matéria de Veja e neste artigo de um sociólogo que você vai entender melhor. Acho que a Bel faz estatística, qualquer coisa eu peço pra ela explicar algo sobre. É bem interessante, tomei contato com a disciplina nesse segundo semestre de faculdade (antes de eu largar os estudos :roll:) e gostei bastante.
 
o_rly.jpg


Tipo, acho que nem é tanto mérito do Lula. Ele até é bom, mas o seu sucesso se deve mais à alguns fatores, como a Petrobrás e a Embraer terem se valorizado, o mercado interno aquecer, algumas crises que deixaram outros países emergentes vulneráveis...

A frase ficou mal explicada mesmo. Mas é o seguinte: o FHC não tinha realmente como fazer um governo cheio de ótimas realizações, porque ele pegou crise do México, da Rússia, dos Tigres Asiáticos, do próprio Brasil, da Argentina e de todos os outros países da América do Sul. Então ele tinha que cortar verba mesmo. Só que cortou de áreas como saúde e educação, e isso que me faz desgostar do governo dele.

Com o Lula, as contas externas já ficaram mais equilibradas, a situação externa melhorou, a demanda por commodities aumentou.

E sim, a Petrobrás ajudou bastante, a Vale também, a Embraer um pouco (em escala é uma empresa bem menor que as outras duas), mas o Brasil não tem só esse tipo de indústria não. Temos uma certa dependência da Petrobras, mas nossa economia é, faz tempo já, diversificada.
 
Sim, claro, entendi o ponto. Só quis brincar um pouco com a frase (:mrgreen:)

Ah, sim, a Vale e as empresas de seu grupo, como a Samarco, são titânicas, tanto em estrutura quanto em lucros. O Lula deu sorte. Se pegasse uma época ruim, talvez tivesse ferrado tudo. Se acabasse o gás da Bolívia, por exemplo, e a Petrobrás não tivesse descoberto aquilo tudo do pré-sal
 
Mais fácil eu ganhar na megasena do que ser entrevistado por um orgão manipulador de marionetes como estes de pesquisas. Fala Sério

O Lula tem muitas qualidades em comum com o povo

Ele bebe

Faz churrasco

Quase não terminou o primeiro grau (Terminou?)

Fala errado

Tem um dedo a menos

É claro que o povo se identifica.

^_^

By Raphael S



E QI de uma ameba
 
Última edição:
Erro na amostragem só se foi por excesso de entrevistados.

Os comentários levianos sobre Estatística só nos mostram uma coisa:
Os 8%, a Dona Zelite, a burguesia, querem enxergar o cabresto da ignorância no "povão", sendo que este se encontra mesmo é em suas próprias fuças.
 
Última edição por um moderador:
Erro na amostragem só se foi por excesso de entrevistados.

Os comentários levianos sobre Estatística só nos mostram uma coisa:
Os 8%, a Dona Zelite, a burguesia, vê o cabresto da ignorância no povo, sendo que este se encontra mesmo é em suas próprias fuças.


Não compreendi uma palavra ( ok, algumas palavras eu entendi, não compreendi o conjunto ).
 
Pois é. Assim você acaba de comprovar o que eu disse.


Na verdade foi o linguajar, não costumo usar a palavra "cabresto", não gostei muito da construção da frase, não que esteja errada, mas ela atrapalha o entendimento de forma proposital para passar uma idéia superficial.

E não venha dizer que os 8% são mais ignorantes que o povão... são apenas mais discontentes por não receberem tantos privilégios.
 
Na verdade foi o linguajar, não costumo usar a palavra "cabresto", não gostei muito da construção da frase, não que esteja errada, mas ela atrapalha o entendimento de forma proposital para passar uma idéia superficial.

E não venha dizer que os 8% são mais ignorantes que o povão... são apenas mais discontentes por não receberem tantos privilégios.

É que o povão é mesmo privilegiado!:think:
 
Eu me expressei mal. Eles não são privilegiados é claro no sentido amplo da palavra. Mas recebem mais beneficíos do governo.
É a lógica da eqüidade, sobre a qual o Eriadan falou no tópico sobre comunismo. É mais ou menos assim: você tem 10 moedas e seu vizinho 15. O governo dá 10 pra você e 5 pra ele, para ficar tudo igual. O problema é que o Governo não deveria ter que dar nada pra ninguém (esse não é o papel original dele!), a não ser a possibilidade de você e seu vizinho multiplicarem suas moeditchas por contra própria.
 
É a lógica da eqüidade, sobre a qual o Eriadan falou no tópico sobre comunismo. É mais ou menos assim: você tem 10 moedas e seu vizinho 15. O governo dá 10 pra você e 5 pra ele, para ficar tudo igual. O problema é que o Governo não deveria ter que dar nada pra ninguém (esse não é o papel original dele!), a não ser a possibilidade de você e seu vizinho multiplicarem suas moeditchas por contra própria.


Exato. Essa é uma das/a principal base do capitalismo, certo? Bom, isso explica porque parte da população está discontente, de uma ótica simplista mais suficientemente satisfatória. Eu acho. Estou para me retirar dos tópicos de política, eu sempre acabo me expressando mal.
 
Exato. Essa é uma das/a principal base do capitalismo, certo? Bom, isso explica porque parte da população está discontente, de uma ótica simplista mais suficientemente satisfatória. Eu acho. Estou para me retirar dos tópicos de política, eu sempre acabo me expressando mal.
Sim. O capitalismo é contra a intervenção do Governo em horas desnecessárias. Tá certo que todo mundo tem que ter o mínimo de grana necessária para sua subsistência, mas nada além disso! O Governo deve fornecer, também, recursos para sobrevivência e formação intelectual de seus cidadãos, ou seja: segurança, hospitais, escolas de boa qualidade, universidades públicas, cursos técnicos, etc (claro que o tudo isso existe na versão particular também, onde as instituições são sustentadas com capital privado, etc.) O Estado só deveria prover isso. Todas as outras intervenções do Governo na economia/sociedade é mal-vista pelo capitalismo, porquê ele acredita que a "Mão Invisível" do mercado é capaz de regular os fatores econômicos batutamente bem. E de fato é, mas há, é claro, exceções onde a Mão não atua da maneira "correta" (geralmente onde há falhas de mercado); nesses casos o Governo deve intervir, regulando a economia/sociedade.

Não se retire dos tópicos de política. É legal conversar por aqui, principalmente se você não for comunista :mrgreen:
 
Em outras palavras... Nosso governo está dando o peixe em vez de ensinar a pescar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo