1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Lula já aprovou construção de Angra 3

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por RSS, 21 Mai 2007.

  1. RSS

    RSS Usuário

    No governo, a oposição remanescente é da ministra Marina Silva.
    O projeto prevê o início de funcionamento no fim de 2012.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  2. O Lula é um morfético, biscoitero de padaria de favela, nojento, ordinario...
     
  3. Omykron

    Omykron far above

    por outros motivos eu concordaria, mas sua falta de argumento para ele autorizar a construção de Angra 3 me deixa encucado.
     
  4. Beriadar

    Beriadar And I will see it all before

    Ué, superfaturamento, como tudo no país. Qual a novidade?
     
  5. Omykron

    Omykron far above

    acho que o assustador seria entregar uma obra sem ela estar superfaturada.
     
  6. Tisf

    Tisf Delivery Boy

    Os equipamentos para Angra 3 já estão todos aqui embalados, não? Faz tempão isso.

    Além do que, se o país quiser crescer mais do que 5% ao ano, terá que ter energia de alguma forma.

    Como hidrelétricas demoram muito tempo, não vejo o por quê não acabar Angra 3 enquanto tenta fazer as hidrelétricas do Rio Madeira, em Rondônia.
     
  7. Omykron

    Omykron far above

    dizem que a energia nuclear é a energia que menos polui o mundo atualmente (desde que os dejetos sejam bem manejados).
     
  8. Anna Cwen

    Anna Cwen Ourificada

    Sim, isso é uma discussão que está ocorrendo internamente nos movimentos ecológicos. A grande maioria das usinas hidrelétricas que poderia ser feitas com áreas de inudação 'pequenas' já foi construída.
    Hoje, p/ se construir uma hidrelétrica a área a ser inundada tende a ser tão grande, que uma parte dos estudiosos acha que as termonucleares já estão valendo a pena. Isso pq, além do que eu já falei, o medo dos grandes efeitos nefastos da energia nuclear no mundo diminuiram, as pessoas já tem mais confiança de que a tecnologia, se bem gerenciada, é segura.

    E,sim,Tisf, até onde eu sei os equipamentos de Angra 3 foram comprados a décadas atrás, a e usina só não foi montada por questões políticas.
     
  9. A utilização desse tipo de tecnologia continua apresentando graves riscos para toda a humanidade.
    A energia nuclear é um dos erros tecnológicos, ecológicos, sociais e econômicos mais graves de nosso tempo.
    A energia nuclear é dispensável porque já existem outros recursos energéticos limpos com um potencial e um desenvolvimento tal que fazem possível abandonar facilmente a energia nuclear no Brasil e no mundo.
     
  10. Ecthelion

    Ecthelion Mad

    Não funciona assim não, como já disseram a energia nuclear hoje é mais limpa e segura do que muitas que ainda usamos, como hidrelétricas e termoelétricas.

    E os efeitos pra natureza/ambiente não são tão significativos quanto os necessários pra grandes hidrelétricas.
     
  11. Cada qual com sua opinião, essa é a minha.
     
  12. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

    Não se tratam de opiniões, mas sim de fatos.

    Favor explicar por quê.
    Provavelmente só lhe vem a cabeça o desastre de Chernobyl, que foi algo a parte e que ainda possui números muito controversos.

    Virou clichê protestar contra usinas nucleares, mas as pessoas desconhecem o que estão criticando. E, infelizmente, existem muitos ativistas de grupos como o Greenpeace que não entendem bulhufas e só querem aparecer.

    Favor ler coisas do James Lovelock, autor da Teoria de Gaia.
    Para facilitar, aqui tem uma entrevista esclarecedora dele:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)




    Favor citar quais são esses recursos.
     
  13. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Essa questão de os equipamentos de Angra 3 já terem sido comprados é até coisa que se ensina em pré-vestibular aqui, aulinhas de Geografia antes da UFRJ.

    Os dois problemas que eu conheço das usinas nucleares são os riscos de vazamento/manuseamento, e o depósito depois dos resíduos. A energia, se esses dois fatores forem controlados, pelo que eu ouvi é das mais limpas. Aliás, já vou ler a entrevista, Fëanor.

    Por falar nisso, por que essas usinas sempre aqui em Angra, heim? Não tem uma praia mais feia pra colocarem? Itaipuaçu é bem ruim, não dá nem pra molhar o pé naquela água. Podiam fazer a Itaipuaçu I, que tal.
     
  14. Calimbadil Thálion

    Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

    normal, infelizmente.
    Em outras mãos ou outro país este seria um projeto muito viável, nesse momento e lugar ele é apenas conveniente.
     
  15. Omykron

    Omykron far above

    snme, esse é o grande porém no debate sobre a energia atômica.
    Os riscos de vazamentos são bem reduzidos, até onde eu sei, se os investimentos em segurança e prevenção de acidentes não sofrer cortes para superavit primário e essas coisas...

    acredito que tenha mais haver com a infraestrutura já estabelecida pelas outras usinas, assim como não duvido que a área já esteja preparada a um bom tempo.
     
  16. Anna Cwen

    Anna Cwen Ourificada

    Sim, hoje em dia não faz sentido pensar em uma Usina Termonuclear na região sudeste que não seja em Angra dos Reis, pois já existe uma infra mesmo.
    Mas eu fico me perguntando quem foi o infeliz que escolheu Angra em primeiro lugar. não apenas porque é um lugar lindo (que eu não discuto, mas pensando na época em que foram construídas,entendo que não estava no topo das prioridades preservar a natureza); mas porque, tecnicamente, é um lugar terrível.

    Não sei se vcs sabem, mas o nome indígena para aquela área significava "pedra podre". Pq? A área tem uma boa quantidade de rocha pouco resistente (se não me engano, de origem orgânica), o que faz com que as fundações das usinas tenham sido muito mais caras e difíceis de se fazer, do que precisariam ser se fossem em outro lugar.

    Além, é claro, de ser um lugar de difícil evacuação, por causa da serra. Mas isso me disseram uma vez que foi de propósito, pois a mesma serra que dificulta a saída das pessoas, também ajudaria e diminuir impactos de um vazamento,se ele ocorresse.
     
  17. miharu

    miharu Wild~

    Vale ressaltar: Essa energia poupa os rios (o Madeira, por exemplo, como disse o Maglor. Esse rio é muito violento e o impacto ambiental seria ABSURDO). E mais: muito melhor que a energia produzida com o carvão mineral, polui muito menos!
    Isso resolveria o problema da possível poluição por rejeitos. Mas quem garante que o semi-árido seja um lugar adequado? Será que deverá acontecer um remanejo d epopulação em virtude desses armazéns?

    Pelo menos em Angra já existe uma infra-estrutura para esse tipo de produção energética. Pior seria se o governo quisesse contruir uma outra usina em um lugar completamente limpo.
     
  18. Anna Cwen

    Anna Cwen Ourificada

    Alguma regiões do semi-árido seriam, sim, adequadas. Porque?
    A água é o principal agente de decomposição de materiais como metais, que são usados na blindagem destes containers. Existem alguns outros agentes no solo, como alguns tipos de argila. Mas existem áreas com solo basicamente arenoso, e a região como um todo sabidamente tem 'pouca' água (senão não seria semi-árido, certo?).

    Eu conheço estudos em andamento nos EUA para fazer depósitos deste material em cavernas em rochas sedimentares, especialmente em determinadas áreas do deserto do novo méxico onde há camadas de sal em grandes profundidades. Isso pq onde tem camada da sal, tem pouca água. E a própria profundidade seria (segundo os estudiosos) suficiente para isolar a radiação.
     

Compartilhar