• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Luka e o Fogo da Vida (Salman Rushdie)

Izze.

What? o.O
Dezoito anos depois de Haroun viajar até a segunda lua (invisível) da Terra, onde havia um Mar de Histórias que terminava no Lago da Sabedoria, de onde canos (também invisíveis) levavam a água mágica para os contadores de histórias, surge uma nova aventura. Mas dessa vez não é Haroun quem protagoniza a nova viagem. Nessa história, ele já é grande demais para isso, e o heroi da vez é seu irmão mais novo, Luka. Vemos o já então conhecido Xá do Blá-Blá-Blá, o contador de histórias Rashid Kahlifa, pai dos garotos, mais uma vez em risco.

Luka e o Fogo da Vida é a continuação de Haroun e o Mar de Histórias, de Salman Rushdie, dedicado ao seu filho caçula – assim como o primeiro era ao mais velho. Lançado mundialmente no Brasil pela Companhia das Letras, a fantasia que nos é apresentada agora difere da que vimos no primeiro livro infantojuvenil do autor, embora a premissa seja a mesma. Não há um retorno ao Mar de Histórias, mas sim uma viagem fantástica ao Mundo Mágico criado por Rashid, que está mais ameaçado do que se imagina.

CONTINUE A LER ESSE ARTIGO NO BLOG MEIA PALAVRA
 
esse eu ganhei autografado pelo rushdie e pelo filho dele. tá na lista das próximas leituras. parece bom, já q sou fissurado em literatura infantojuvenil. só espero q ler ele antes do anterior ñ atrapalhe a diversão.
 
Acho que não atrapalha, JLM, porque as citações ao livro anterior não são muitas, e geralmente vem com uma explicação sobre o que foi, logo tu não vai se perder quando ler. Até porque, apesar de serem as mesmas personagens e tal, a aventura de Luka não é ligada diretamente a de Haroun.
 
Vinte anos após a publicação de Haroun e o Mar de Histórias, Salman Rushdie publica o que seria uma continuação desse primeiro livro, Luka e o Fogo da Vida. De fato, personagens do primeiro livro reaparecem, mas como o foco desta vez é o caçula do contador de histórias Rashid Khalifa, o que temos é uma obra que pode ser lida de forma independente sem apresentar qualquer dificuldade de compreensão.

Luka e o Fogo da Vida foi escrito para o filho mais novo de Rushdie, e assim voltado para o público infantojuvenil. Mas é o típico caso de livro escrito para um público mas que pode agradar todo tipo de leitor, porque resgata não só a magia de histórias já conhecidas (sejam de mitologias milenares, seja do imaginário da cultura pop), mas também a estrutura básica dos contos populares, dando aquela sensação de familiaridade com o texto que permite para quem o lê simplesmente se deixar levar pela história, seduzido página após página pelo mundo encantado criado por Rushdie.

continue a ler o artigo no blog meia palavra
 
ñ sei v6, mas eu gostei mto mais do luka e o fogo da vida q do haroun e o mar d histórias. acho q o rushdie evoluiu mto d 1 volume pro outro.

só na meia página em q ele fala dos viajantes do tempo conseguiu me fazer viajar nostalgicamente por uns bons minutos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo