• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Luiz Puntel

Katrina

Usuário
[align=center]
attachment.php
[/align]

Luiz Puntel nasceu em Minas Gerais. Ainda criança, mudou-se para São José do Rio Pardo, no estado de São Paulo. Na adolescência foi para Ribeirão Preto, ainda no mesmo estado.

Puntel decidiu ser um padre, chegando até a entrar no seminário. Depois desistiu e começou a exercer várias profissões, entre elas a de professor de redação e português. Ele é diretor da Oficina Literária Puntel.Formado em letras,com especialização em francês.

Puntel estreou na literatura em 1978, ao reunir textos que publicava num jornal e enviá-los para uma editora. O material foi aceito e, desde então, ele não parou mais de escrever, dedicando-se ao público juvenil. Hoje, soma 12 títulos nessa área e revela que tem um projeto para um livro adulto.

Atualmente, Puntel é um escritor muito conhecido, que escreve principalmente para jovens, e ainda reside em Ribeirão Preto.

Aqui tem uma entrevista bem legal com ele.

Obras:

Açúcar Amargo
Carrasco De Goleiros
Deus Me Livre!
Meninos Sem Pátria
Missão No Oriente
Mocinhos Do Brasil
Não Aguento Mais Esse Regime
O Felino Fidélis
O Grito Do Hip-Hop
Tráfico De anjos
Um Leão Em Família
Um Soco No Estômago
Coleção Carumin

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_Puntel
http://www.clicrbs.com.br/pioneiro/rs/impressa/11,2967826,157,15072,impressa.html

Dele eu li 3 livros:

Meninos Sem Pátria

[attachment=2384]

Meninos Sem Pátria" é baseado em fatos reais e ambientado durante o golpe militar de 1964 no Brasil. A história é sobre Marcão e Ricardo, filhos de um jornalista perseguido por questões políticas. Devido à censura, a fábrica do jornal em que o pai trabalha, foi invadida por causa de uma notícia. Os adolescentes são obrigados a deixar o Brasil, seguindo para o Chile e, depois, para a França.
Apesar das crianças, personagens principais dessa história, conseguirem se adaptar bem aos novos países, sabem que tudo é provisório e um dia chegará o momento de retornar. É na Europa que Marcão faz seus melhores amigos e encontra a francesinha Claire, por quem nutre uma paixão.

O livro leva o leitor a acompanhar passo a passo da árdua experiência do exílio. O autor se baseou na história de um dos seus alunos, um angolano, foragido, obrigado a deixar para trás sua namorada, seu país, sua cultura e tendo que morar no Brasil, um país estranho, tendo que aprender palavras que não lhe faziam o menor sentido, comendo comidas que para ele eram esquisitas.

Deus Me Livre!

[attachment=2383]

Tinho torna-se o centro do conflito entre especuladores e os moradores do Beco, região pobre da cidade disputada por interesses imobiliários. Uma trama do subúrbio e com um enfoque social muito aplicado.

Açúcar Amargo

[attachment=2382]

rabalhar e estudar não é fácil. Principalmente quando se trata do difícil trabalho dos bóias-frias nas lavouras de cana. Mas é essa a realidade em que vivem, e é nela que Marta vai aprender o sentido da luta social e do amor.
Como enfrentar, porém, o autoritarismo de Pedro, seu pai, que não lhe dá o mínimo valor? E quem será o misterioso Mudinho que apareceu repentinamente entre os bóias-frias, quando eles resolveram reivindicar seus direitos?
Pelo ponto de vista de uma jovem decidida, você vai conhecer um pouco da vida dos trabalhadores sem-terra do interior paulista.

A temática social é a marca dos livros de Puntel, seja falando sobre a fuga em busca de um exílio, a luta pela garantia de algo básico como uma moradia, ou as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores bóias-frias. Temas que não são supérfluos e que foram bem trabalhados para o grupo foco de seus livros. Minha mãe também leu Tráfico de Anjos e Um Leão em Família e me disse que são muito bons, aliás ela os está me recomendando faz tempo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo