• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Luiz Antonio de Assis Brasil

clandestini

Cylon ou
[align=justify]Luiz Antonio de Assis Brasil (Porto Alegre, 1945).

O autor gaúcho escreve sobre o Rio Grande do Sul em suas obras. É professor na pós-graduação em Letras da PUC-RS e na Oficina de Criação Literária da mesma universidade. Tem doutorado e pós-doutorado em Letras.

Obras:

* 1976 - Um quarto de légua em quadro
* 1978 - A prole do corvo
* 1981 - Bacia das almas
* 1982 - Manhã transfigurada
* 1985 - As virtudes da casa
* 1986 - O homem amoroso
* 1987 - Cães da província
* 1990 - Videiras de cristal
* 1992 - Perversas famílias
* 1993 - Pedra da memória
* 1994 - Os senhores do século
* 1997 - Concerto campestre
* 1997 - Anais da Província-Boi
* 1997 - Breviário das terras do Brasil
* 2001 - O pintor de retratos
* 2003 - A margem imóvel do rio
* 2006 - Música perdida

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_Antonio_de_Assis_Brasil[/align]

De seus livros eu já li:

1987 - Cães da província
1997 - Concerto campestre
1997 - Anais da Província-Boi

Todos muito bons.
 
Clandestini, fiz as pazes com os autores brasileiros, recém estou fazendo as pazes com os autores regionais, e esse está no topo da lista, pois Tabajara Ruas já estou lendo.
A indicação do JLM é das melhores, Música Perdida é o primeiro que vou ler.
 
Báh eu adoro Assis Brasil, dele eu já li esses:

1976 - Um quarto de légua em quadro
1978 - A prole do corvo
1985 - As virtudes da casa
1986 - O homem amoroso
1987 - Cães da província
1990 - Videiras de cristal
1992 - Perversas famílias (trilogia - Um castelo no pampa)
1993 - Pedra da memória (trilogia - Um castelo no pampa)
1994 - Os senhores do século (trilogia - Um castelo no pampa)
2003 - A margem imóvel do rio
2006 - Música perdida

Todos muito bons, meu predileto é Cães da província! O Videiras de Cristal virou um filme nacional chamado A Paixão de Jacobina, se não me engano fizeram uma nova edição do livro com esse nome também!

estrelinhas coloridas...
 
o melhor foi ele ter comentado no meu blog qdo resenhei o livro dele... :happyt:

& tem +, se ñ me engano ele é o responsável no RS por uma pós em escrita criativa. alguém de POA poderia confirmar melhor isso.
 
JLM disse:
o melhor foi ele ter comentado no meu blog qdo resenhei o livro dele... :happyt:

& tem +, se ñ me engano ele é o responsável no RS por uma pós em escrita criativa. alguém de POA poderia confirmar melhor isso.

Ele é mesmo o responsável pelo núcleo de pós em escrita criativa na PUC, é super concorrido.

Passa o link da tua resenha, adoro resenhas das obras dele XD

estrelinhas coloridas...
 
JLM disse:
tá no meu primeiro comentário desse post, mi.


:doh: eu não tinha percebido que o link era para a tua resenha! Obrigada, ela é ótima e que baita elogio recebestes do autor hein?!

estrelinhas coloridas...
 
A Oficina de Criação Literária, dirigida desde 1985 por Luiz Antonio de Assis Brasil, funciona junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS. Nesses 20 anos, abrigou mais de 600 alunos e publicou 34 livros da série Contos de Oficina. Sessenta e quatro de seus ex-alunos já lançaram obras individuais. Entre esses, destacam-se vários nomes dos mais representativos do cenário da literatura nacional: Letícia Wierzchowski notabilizou-se com o livro A Casa das Sete Mulheres, best-seller nacional e transformado em minissérie da Globo; Cíntia Moscovich ganhou o prêmio da Radio France, de Paris, além de obter o Prêmio Jabuti e de ter sido classificada para o Prêmio Portugal Telecom, os mais importantes do país; Amílcar Bettega Barbosa, junto com Michel Laub igualmente encontram-se classificados para o Portugal Telecom e fazem carreira internacional; Vera Karam, Beatriz Viégas-Faria, Hilda Simões Lopes, Mariza Magalhães, Fernando Neubarth e Jerônimo Teixeira foram vencedores do Prêmio Açorianos; Daniel Galera, Daniel (Mojo) Pelizzari, Clarah Averbuck representam a novíssima geração de escritores brasileiros, e já começam a ser traduzidos; Julio Conte e Patsy Cecato são consagrados autores de dramaturgia. Esta é, naturalmente, apenas uma amostra.

O processo da oficina: uma vez admitidos através de uma seleção, os alunos, durante o primeiro semestre, têm contato com a experimentação narrativa e realizam jogos ao estilo dos praticados pelos surrealistas. Em geral intrigantes, esses jogos mostram ao aluno que ele é capaz de criar. Além disso, estudam-se o tempo da narrativa, o espaço, o diálogo e as estruturas narrativas e isso acontece não apenas na intenção de conhecer esses elementos – coisa que um curso de Letras dá conta –, mas para mostrar o arsenal técnico que um escritor pode e deve possuir. No segundo semestre o aluno pratica o conto, buscando adquirir competência no gênero. Fazendo par com a leitura de contos dos grandes autores, são realizados seminários sobre os contos escritos pelos próprios alunos. No debate sereno, mas firme, são examinadas as virtudes do texto e os eventuais problemas. No final do segundo semestre, publica-se a antologia que reúne os contos elaborados durante o período. São, claro, contos iniciais – mas alguns perfeitos e acabados – e assim devem ser entendidos. O empenho futuro de cada aluno será o fiel da balança.

Peguei do site http://www.pucrs.br/fale//oficinaliteraria/

Liguei para lá e me informaram que a duração do curso é de um ano e a seleção ocorre no mês de outubro, quando os candidatos devem deixar 3 contos ou romances ou novelas, ou um de cada que serão avaliados por uma comissão e serão selecionados para começar o curso no ano seguinte. Para esse ano foram selecionadas 15 pessoas. O curso é nas quintas-feiras à tarde.
 
Tô louca, alucinada para ler esse cara. Li a resenha e um amigo sobre Manhã Transfigurada e fiquei triste por eu, aos quase 30 anos e idade, não ter conhecido a obra desse cara. Sensação que sou a pessoa mais "por fora" do mundo literário, manjam? :/
 
tô com os 2 primeiros vols. da trilogia um castelo no pampa. acho q logo logo leio os danados.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo